A meditação e bem estar

A meditação e bem estar

agosto 20, 2020

 

Você já percebeu como cada vez mais pessoas buscam a meditação?

Aqueles que praticam regularmente já conhecem os benefícios da meditação muito bem. Mas para muitas pessoas, essa ainda é uma prática desconhecida ou não faz parte da rotina.

A meditação é uma forte aliada para garantir a saúde mental durante a quarentena. Pesquisas apontam que desde março, em várias regiões do Brasil, a busca pela palavra “meditação: na internet atingiu seu recorde, chegando à escala máxima histórica.

Isso não é à toa. Se você ainda não pratica, pode perder muito do seu potencial!

Dos inúmeros benefícios que vários meditadores relataram sentir após a prática, temos:  mais paciência, tranquilidade, felicidade, foco, concentração, controle da ansiedade e nervosismo.

Mas como meditar?

Meditar não exige nada mais do que sua consciência, um lugar tranquilo e quem sabe, até uma música relaxante.

Mas se engana quem pensa que para meditar basta nos sentarmos, fecharmos os olhos e esvaziarmos a mente. A prática faz com que você acesse um estado de consciência elevado, chamado por muitos como “alfa”. Entramos nesse estado quando focamos no nosso interior.

Muitas pessoas só conseguem meditar (ao menos no início) com um guia, e nisso as Meditações Pura Energia Positiva com certeza podem te ajudar!

Existe uma forma de meditar corretamente, e você pode começar a qualquer momento.

Quais os benefícios da meditação?

A meditação tem várias comprovações científicas de seus benefícios. Você pode ler no nosso artigo sobre os benefícios da meditação como ela atua para reduzir pressão arterial, retarda o envelhecimento celular, ajuda a prevenir a diabetes, como você pode ver meditação é bom para saúde.

Além disso, temos os benefícios da meditação mindfulness – ou Atenção Plena. Se trata de um estado onde treinamos qualidades de atenção ao momento presente e autocompaixão com experiências desafiadoras.

Você costuma esquecer o presente porque está sempre vivendo o passado ou pensando no futuro? A resposta para controlar essa rotina louca pode estar dentro de você. A prática conhecida como Mindfulness (traduzida como “atenção plena”) vem conquistando milhares de pessoas ao redor do mundo!

Ela alivia o estresse e ansiedade, melhora o sono e ajuda nos problemas de ganho de peso. Através de Mindfulness aprendemos a regular as emoções desafiadoras e criar espaço mental, mesmo em circunstâncias difíceis.

Como a meditação ajuda até os atletas?

De acordo com outro estudo de 2017, além de beneficiar a saúde mental, a tomada de decisões e o alívio do estresse, a meditação também pode auxiliar na prática de qualquer esporte.

Pode reduzir a ansiedade, ajudar a lidar com o estresse e aumentar a concentração de atletas.

Pesquisadores da Universidade de Miami concluíram que alguns minutos diários de meditação podem ajudar os atletas a suportar as demandas mentais de horas de exercícios físicos intensos.

O estudo foi conduzido por jogadores de futebol universitário e comparou os efeitos de diferentes tipos de treinamento mental na adaptabilidade ao estresse e descobriu que aprender a meditar pode ser muito eficaz.

Na pesquisa, 12 minutos por dia foram suficientes para melhorar o desempenho dos atletas e ajudar a aliviar o estresse e a pressão pré-jogo. Os resultados mostraram que quanto mais um atleta pratica meditação, maior sua pontuação em atenção e emoções.

A líder da pesquisa Amishi Jha explicou: “O treinamento mental frequente pode ajudar a aliviar a tensão emocional que ocorre durante o exercício.”

Para ela, a meditação dá atenção plena (mindfulness) é a mais eficaz nesse aspecto.

Ela disse: “A mensagem que fica para nós é a de que se planejarmos acelerar nossa rotina de treinos ou participar de alguma competição, uma meditação rápida pode sim ajudar.”

Meditação até no tratamento do câncer

Você pode ter ouvido falar que as pessoas que são diagnosticadas com câncer ou uma doença grave podem se sentir estressadas e ansiosas, seja por conta da própria saúde ou pelo tratamento que irá enfrentar.

A meditação tem sido uma forte aliada para essas pessoas. No hospital 9 de Julho, pacientes em tratamento de câncer já contam com atividades de meditação.

De acordo com a Dra. Mariangela Occhiuso, geriatra responsável pela meditação e cuidados paliativos, a meditação pode melhorar a concentração, ansiedade, depressão e ajudar com a doença. Meditação e bem estar estão diretamente associados.

“Para quem está em tratamento, contra o câncer, por exemplo, ajuda aliviar os efeitos colaterais do tratamento, na aceitação da doença e serenidade quando está em um quadro terminal”, disse a médica.

Entre os benefícios, estão:

  • Traz tranquilidade.
  • Melhora significativamente a concentração.
  • Melhora casos de ansiedade e depressão.
  • Ajuda na autoaceitação.
  • Promove ao autoconhecimento.
  • Previne quadros demenciais (como a doença de Alzheimer).
  • Ajude no tratamento de doenças crônicas não transmissíveis.

É importante notar que a meditação não é um substituto para qualquer tratamento clínico ou cirúrgico, mas uma poderosa aliada no tratamento de doenças. O evento é aberto a todos os pacientes, seus familiares ou parceiros e colaboradores.

Agora que você já conhece todos os maravilhosos benefícios dessa prática milenar, convidamos você a meditar com a Pura Energia e conhecer na prática os benefícios da meditação!

Nesse mês estamos com uma programação completa para favorecer a saúde: a Jornada da Vitalidade!

Escute abaixo o começo do livro The Cure (A Cura) da Jo Marchant, ainda sem tradução oficial para o português, mas que foi traduzido e resumido pela nossa querida Vanessa Scott e disponibilizado gratuitamente em formato de áudio no Spotify.

The Cure (2016) é o seu guia para o poder de cura pela a mente. Esse resumo explica o efeito placebo e como nossa mente pode curar doenças. Explica as fascinantes alternativas aos analgésicos e cirurgias que são cientificamente apoiadas. Vamos ter uma nova visão ao que diz respeito ao poder da mente na cura de doenças.

E agora medite com a gente para sentir os benefícios

 

 

Deixe uma resposta

avatar
  Se inscrever  
Notify of