Confira o resumo do livro as 5 linguagens do amor | Pura Energia Positiva

Confira o resumo do livro as 5 linguagens do amor | Pura Energia Positiva

junho 25, 2020

Aqui um artigo sobre o Best Seller The 5 Love Languages (2015) para aguçar sua curiosidade, enquanto nossa equipe Pura Energia Positiva produz este novo Momento Inspiração que estará no Spotify logo mais.

Neste artigo você poderá se deliciar com um resumo do livro As 5 linguagens do Amor cujo autor é Gary Chapman.

Chapman é orador público, conselheiro matrimonial e autor. Deu discursos e conselhos proferidos no mundo todo sobre os tópicos de casamento, família e relacionamentos. Ele é o apresentador de um programa de rádio nos Estados Unidos e pastor de uma Igreja Batista em Winston-Salem, Carolina do Norte.

Este livro é, na verdade, um delicioso guia contemporâneo para o desenvolvimento de relacionamentos amorosos ao longo da vida, para que os casais possam facilmente superar os obstáculos da vida a dois, deixando o relacionamento mais estimulante, afetuoso e compassivo.

O mundo está cheio de idiomas, e a maioria de nós não entende uma única palavra de um idioma que não falamos. De fato, tentar se comunicar sem uma linguagem em comum é um terreno fértil para mal-entendidos, conflitos e ressentimentos. Felizmente, no entanto, a maioria de nós fala a mesma língua que o nosso parceiro.

Será mesmo?

Na verdade não.

Existem diferentes idiomas e maneiras de expressar amor, e entender a maneira de se comunicar com você e com o parceiro é uma parte crucial de qualquer bom relacionamento. Neste resumo, você aprenderá sobre a necessidade humana de amor, a maneira como o amor é comunicado entre as pessoas e como identificar a linguagem do amor que você fala.

Conheça as 5 linguagens do amor

1. Palavras de afirmação

Palavras positivas e animadoras de afirmação são uma maneira poderosa de expressar amor.

Dê elogios verbais. Isso é mais eficaz quando feito de maneira simples e direta.

Várias palavras encorajadoras, amáveis e humildes fazem parte da linguagem das palavras de afirmação.

Por exemplo, você pode dizer ao seu parceiro que ele fica bem em uma roupa nova, elogia sua capacidade de cuidar de seus filhos ou lhes diz o quanto você aprecia o senso de humor dele ou dela.

Outra coisa importante é que as palavras de afirmação podem funcionar muito bem nas solicitações.

Quando os pedidos são ouvidos como exigências, o potencial de intimidade diminui e você corre o risco de assustar seu parceiro.

Portanto, é importante garantir que suas palavras sejam interpretadas como uma solicitação, ou seja, você está dando orientações, não um ultimato.

2. Tempo de qualidade

Passe um tempo de qualidade com seu parceiro.

Não basta simplesmente ficarmos juntos na mesma sala.

Tempo de qualidade é focar no seu parceiro e nada mais, mesmo com muitas distrações ao redor.

Além disso, passar tempo de qualidade com seu parceiro é a principal maneira de vocês se sentirem amados, respeitados e apreciados.

Conversas de qualidade ou atividades de qualidade. Você provavelmente tem uma noção do primeiro, então aqui está o que é o último.

Uma atividade de qualidade é algo que uma ou ambas as pessoas desejam fazer; é menos sobre o evento em si e mais sobre a chance de expressar amor um pelo outro.

Quanto mais as atividades compartilhadas entre vocês, mais memórias você terá que relembrar no futuro. Aproveite para passear juntos em um parque, jardinagem, assistir a um show ou até preparar uma refeição juntos.

3. Presentes

Presentes são símbolos visuais de amor e surpreender seu parceiro com presentes regulares, independentemente de seu valor monetário, é uma ótima maneira de mostrar afeto.

Se a principal linguagem de amor do seu parceiro for a de receber presentes, praticamente todos os presentes que você der a ele serão entendidos como expressão do amor verdadeiro.

Isso ocorre porque presentes são símbolos físicos que expressam materialmente o amor que uma pessoa tem pela outra.

Mas que tipo de presentes você deve dar?

É fácil descobrir o que seu parceiro gosta acompanhando todos os presentes que lhes trouxeram emoção ou alegria ao longo dos anos, sejam eles de você ou de outra pessoa.

Também pode ser útil consultar amigos e familiares para aconselhamento sobre presentes.

4. Gestos de serviço

Fazer coisas úteis para o seu parceiro é uma maneira comum de expressar amor.

Seu parceiro costuma desejar que você limpe depois do jantar, retire o lixo ou lave o carro?

Nesse caso, a linguagem primária do amor pode ser um ato de serviço. Mas como você pode atender a esse idioma?

A melhor maneira é intencionalmente fazer coisas úteis para o seu parceiro.

Esses atos de serviço são essencialmente coisas que você sabe que seu parceiro apreciaria – coisas como aspirar ou pagar as contas, por exemplo, ou talvez fazer compras no supermercado, ajudando as crianças com seus trabalhos escolares ou levando o cachorro ao veterinário.

5. Toque físico

O toque físico é uma maneira poderosa de mostrar seu amor

Se esse é o idioma principal do seu parceiro, você pode comunicar seu amor através do toque físico – coisas como dar as mãos, beijar, abraçar e ter relações sexuais.

É fácil incorporar esses gestos à vida cotidiana, segurando a mão do seu parceiro quando caminhando, por exemplo.

Mas quando você estiver a sós com seu parceiro, tente tocá-lo em lugares inexplorados e pedir feedback sobre o que é agradável.

Lembre-se, seu parceiro é o único que pode dizer o que é bom para ele/ela. De fato, é fundamental que as duas pessoas em um relacionamento dediquem algum tempo para aprender como tocar e agradar uma à outra. Se você está procurando maneiras criativas de fazer isso, pode ser útil estudar massagem ou ler técnicas sexuais.

Mantenha-se atento e observe intensamente

Cada indivíduo possui sua linguagem principal e, mesmo que alguém diga “eu te amo” em alguma das outras quatro linguagens, a pessoa não identificará essa expressão de amor.

Por isso é importante saber usar a linguagem correta e se exercitar dia após dia para conhecer os dialetos pelos quais a sua expressão é realmente absorvida.

Como a meditação irá ajudar

O ato de meditar tem por objetivo um maior contato com nosso Eu Interior. Quando meditamos, buscamos sempre nossa positividade, autoconfiança e autoestima. Meditações que foquem no auto perdão também são muito indicadas.

Leia mais sobre como aprimorar sua autoestima neste artigo Aprenda o que significa amor próprio e como praticar.

Muitos dos problemas que os casais enfrentam hoje acontecem como resultado de sentir e de expressar amor de maneiras diferentes.

Aprender as diferentes linguagens do amor irá melhorar a comunicação em seu relacionamento, aumentando assim o bem-estar emocional de você e seu parceiro.

Meditação – Livre para amar e sentir

Não se esqueça de ouvir o Momento Inspiração – As 5 linguagens do amor que estará no Spotify logo mais, em agosto, para realmente compreender mais detalhes de como aplicar as dicas valiosas do autor.

Equipe Pura Energia Positiva

Deixe uma resposta

avatar
  Se inscrever  
Notify of