A Espiritualidade do Natal e os Grandes Mestres Espirituais

A Espiritualidade do Natal e os Grandes Mestres Espirituais

dezembro 17, 2020

O  Natal tornou-se um festival comercial universal, infelizmente!  A  Festa do Natal e sua espiritualidade natalina, neste momento em que vivemos, não é mais visto como um festival espiritual universal, e sim como uma data puramente comercial, onde seu real significado acabou se perdendo.

Pela palavra “espiritual” quero dizer que o Natal não é mais lembrado e celebrado para a obtenção de uma consciência superior, através por meio da promessa de boas novas, e as mudanças que viriam através da vida de Jesus Cristo.

Existem mensagens espirituais universais para cada ser humano, qualquer que seja a crença, em todas as comemorações dos dias sagrados, de todas as tradições espirituais, seja budista, hindu, islâmica ou cristã e etc.

Na base de todas essas tradições estão a sabedoria, a inspiração, a purificação da mente e a unidade cósmica, tão exemplificadas sabiamente por aqueles que lideraram esses caminhos.

Em vez de sabedoria e uma unidade superior com o cosmos, com o objetivo de usarmos a nossa mente para purificação e amor a todos os seres deste Universo, , agora usamos a religião para criar divisão, infelizmente.

A Espiritualidade Natalina e suas ramificações

A espiritualidade literalmente ramificou-se, tornando-se religiões ou “marcas” e nós nos tornamos portadores de “marcas”, somos meros “comerciantes” de uma marca sobre a outra.

 Não percebemos que temos muito que aprender sobre espiritualidade com os grandes mestres espirituais:

Buda 

 Podemos aprender a desenvolver o espírito de desapego de todas as amarras que nos trazem tristeza eventual, com o exemplo de Buda, que desistiu de uma vida de príncipe para se dedicar à busca da autoconsciência.

Profeta Muhammad

 Podemos aprender o espírito de caridade, diligência e perseverança com o Profeta Muhammad, que ficou órfão muito cedo na vida e tornou-se um comerciante bem-sucedido por meio do trabalho árduo, e ainda continuou buscando uma verdade superior, dentro de um modo de vida superior conectado à “Unidade” – a “consciência de Deus”, encorajando-nos modos puros de vida.  

Sábios hindus

Dos antigos sábios hindus, podemos aprender o espírito do dever, o esforço e a limpeza mental das impurezas, que é parte integrante dos mais antigos caminhos de sabedoria englobados em textos como Vedas, Upanishads e o Bagavad Gita.

Jesus Cristo

 De Jesus Cristo, o humilde carpinteiro que transmitiu com seus exemplos como agir contra a injustiça, que lutou contra a hipocrisia, conectando-se profundamente com seu “Pai” no céu, o que pode ser interpretado espiritualmente de muitas maneiras belas, racionais e filosóficas. Acima de qualquer dogma, podemos aprender que “o reino de Deus está dentro de nós”. De Jesus, também podemos aprender o poder do perdão, amar o próximo como a si mesmo e destemor para enfrentar o que é injusto. 

 Portanto, neste Natal vamos refletir sobre o verdadeiro espírito de Cristo e lembrar o humilde estábulo em que ele nasceu e assim resgatar a Espiritualidade do Natal!

 Nesta data especial, podemos encontrar a paz, o amor incondicional e a nutrição da consciência interior infantil, como Jesus pregou em um de seus sermões: Deixai vir a mim as crianças, não as impeçais, pois o Reino dos céus pertence aos que se tornam semelhantes a elas”, referindo-se ao estado de consciência puro e não diluído das crianças (antes de serem envenenadas pelo preconceito, ganância, inveja e ódio pelos adultos).

Momento reflexão

Este Natal é um bom começo para refletirmos sobre o quanto podemos ganhar se não nos importarmos mais com nossa marca religiosa e no lugar, nos concentrarmos no profundo significado espiritual, que existe realmente por trás de todas as festividades religiosas.

Minimalismo

O consumismo fica fora do controle na época do Natal, e as pessoas só pensam em comprar, são tomadas pelo vício do consumismo e isto é um problema muito sério!

Você já ouviu falar do minimalismo? Basicamente, a ideia é que não podemos comprar nosso caminho para a felicidade. Na verdade, comprar e comprar geralmente acaba gerando uma desordem que drena nossos recursos e nos distrai das coisas que realmente importam.

O minimalismo nos alerta do mal que estávamos fazendo ao meio ambiente comprando demasiadamente… usando recursos naturais, depois jogando no lixo e causando poluição, sem contar a bagunça em nossa casa sem espaço, causando também bagunça em nossas mentes. 

Um compromisso com o minimalismo não precisa azedar o espírito natalino, mas você pode evitar acumular bens indesejados, dizendo aos não minimalistas que você gostaria de ganhar de Natal.

Seja proativo e diga às pessoas o que você realmente precisa. Por exemplo,  a assinatura da academia, um curso ou um livro digital.

E se você não quiser presentes, lembre-se de que você sempre pode pedir aos seus entes queridos que façam uma doação para uma instituição de caridade de sua escolha. Sugerir alternativas é uma ótima maneira. 

Neste natal, que tal focarmos em construir uma família minimalista, estabelecendo limites para o consumo?

Um equívoco comum quando falamos em minimalismo seria dizer não aos pedidos de seus filhos por novos brinquedos, por exemplo. Minimalismo na família é muito mais do que isso. 

Na verdade, o que importa é ajudar nossos filhos e pessoas amadas a desenvolverem hábitos de consumo saudáveis ​​desde o início da vida. 

Por exemplo, faça acordo com seu filho, a cada brinquedo novo um antigo deve ir.

Cultivar uma família minimalista nem sempre funciona perfeitamente. O importante é ir devagar e liderar pelo exemplo, em vez de tentar impor um novo estilo de vida aos seus entes queridos.

É por isso que é super importante ter um propósito de vida, seu propósito pode direcionar você neste sentido de ser minimalista, acredito que esse processo seja uma grande transformação na sua vida!

Se você quer ter um propósito novo neste ano de 2021 e jogar fora tudo que ficou pra trás, inclusive o peso deste ano de grandes mudanças que foram 2021.

E para isso nada melhor que não apenas ser minimalista e sim, encontrar um verdadeiro propósito de vida, onde o minimalismo será apenas parte de toda essa fantástica transformação que a vida pode ser de agora em diante.

Se você quer sair deste atual estado em que sua vida se encontra, cheio de problemas, insatisfação, medo, frustração e outras coisas terríveis que só impedem que você encontre a verdadeira felicidade, veja como descobrir seu propósito clicando no botão abaixo agora! 

Já que estamos em contagem regressiva para o Natal, vou deixar aqui uma das novidades que lançamos em 2020:

São as Doses Positivas, onde transmito os ensinamentos vindos dos grandes mestres e também dos meus grandes mentores espirituais, Deepak Chokra, Eckhart Tole, Dr W. Dyer, Abraham Hicks, Thich Nhat Hanh e muitos outros, com quem venho aprendendo muito e me transformando em uma pessoa melhor a cada dia. 

Neste meu lindo caminhar como mentora espiritual, eu pesquiso muito, estudo, aprendo, aplico em minha vida e desta forma o meu trabalho é todo baseado em transmitir estas experiência para todos vocês, através das Meditações, Cursos, Podcasts, Livros e muito mais…

Playlist Doses Positivas!

Doses Positivas são para nos ajudar a encontrar paz e liberdade no aqui e no agora.

Doses Positivas são para o nosso despertar! Para que possamos viver as nossas vidas profundamente e nos tornamos mestres na arte do viver.

Doses Positivas são para aprendermos a saborearmos a vida, apesar das dificuldades.

#7 Doses Positivas – Natal Minimalista

O Natal é agora um festival comercial universal. Infelizmente, não é visto como um festival espiritual universal. O consumismo está fora de controle, e no natal as pessoas só pensam em comprar e comprar, tomadas pelo vício do consumismo.

Para ouvir mais Doses, acesse nosso Playlist Doses Positivas.

E fique de olho, que estamos preparando um artigo super especial de Natal, para a próxima semana!

Namastê

Gratidão de todo meu coração

Vanessa Scott

Deixe uma resposta

avatar
  Se inscrever  
Notify of