Meditação para ansiedade: evite o estresse pelo medo do amanhã

Meditação para ansiedade: evite o estresse pelo medo do amanhã

maio 15, 2020

Você é uma pessoa ansiosa? Sente o coração bater mais rápido na expectativa de qualquer coisa, a respiração acelerar e sua mente fica presa naquela questão? A ansiedade faz seus pensamentos irem a milhão, te tira o foco e ainda pode te causar problemas físicos, insônia e danos mentais — em contrapartida, a meditação para ansiedade serve para te relaxar, acalmar e focar na respiração e limpar a sua mente.

Neste artigo vamos te ajudar a compreender como a meditação pode ajudar na redução da ansiedade.

O mal da ansiedade

A ansiedade é, com certeza, o mal do século. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) posicionam o Brasil entre os primeiros países no ranking do índice da ansiedade. No país mais de 9% da população manifesta ansiedade que vem, normalmente, acompanhada de outros sintomas como pânicos, fobias, transtorno obsessivo-compulsivo e estresse pós-traumático.  

Nos acostumamos com a rapidez das informações, as mensagens que fazem nosso celular tocar a toda hora e a facilidade de termos o que quisermos pela Internet. A velocidade com que as coisas têm acontecido por meio da tecnologia pode ser muito útil mas, como tudo na vida, existe um lado que pode não ser tão positivo assim.

Ficamos cada vez mais ansiosos pelo excesso de dados que recebemos todos os dias. Estamos conectados desde que acordamos até fecharmos os olhos para dormir. Não há um filtro ou uma hora de parar. Em longo prazo, nossa saúde mental pode sofrer sérios danos como, por exemplo, o desenvolvimento da ansiedade.

Pesquisas científicas

Como combater o medo do futuro? É impossível nos desconectarmos. A Internet virou nossa segunda vida, todo o nosso contato com o mundo está lá. Além do mais, como se não bastasse a Internet, a vida offline se torna cada dia mais estressante. Então, o que fazer para nos mantermos equilibrados?

Uma pesquisa da Universidade Johns Hopkins, Estados Unidos, descobriu que meditar durante 30 minutos todos os dias ajuda a aliviar ansiedade, depressão e dores crônicas.

A meditação para ansiedade é uma das técnicas mais recomendadas para aqueles que procuram aliviar seus sintomas. Ao ser realizada com frequência, sua atenção plena, ou seja, sua capacidade de foco, aumenta e você será mais facilmente levado a um estado pleno de relaxamento.

Nos anos 1970 o professor Herbert Benson, da Harvard Medical School, constatou que nosso organismo tem a capacidade de atingir um estado de relaxamento físico, mental, emocional e metabólico pela meditação.

De acordo com o médico Roberto Cardoso, um pesquisador sobre meditação pela Unifesp, “É como se o nosso cérebro entrasse num estado com redução máxima do consumo de energia, mantendo apenas as mínimas funções para continuar ligado”. Esse estado de repouso tem como vantagem a diminuição da frequência cardíaca, da tensão, dos níveis de pressão arterial, da ansiedade e do metabolismo como um todo.”

Benefícios da meditação

Em pouco tempo você poderá usar 15 minutos do seu dia por uma extensa lista de benefícios para o seu corpo e para a sua mente. E o melhor: de graça!

Mas como começar a meditar? Muitos que possuem ansiedade tem essa dúvida, pois consideram impossível ficar parado muito tempos com a mente vazia e tendem a desistir.

O que importa não é a velocidade, mas a direção. Por isso, indicarei meditações fáceis e rápidas para que você possa começar a treinar a mente.

Comece com essa de apenas 3 minutos. Um pequeno alerta para o seu corpo que seus hábitos começaram a mudar.

Um passo de cada vez. Estamos na segunda meditação e aumentamos apenas dois minutos. Você está indo bem.

Chegamos em 10 minutos. Você já avançou bastante e seu cérebro está se acostumando a meditar. Continue firme, você consegue!

 

Você irá perceber que sua cabeça estará cada dia mais serena e alinhada com a energia cósmica do universo, e com a Pura Energia Positiva de Deus.

Caso esteja em algum lugar que não possa ver os vídeos, tente fazer sozinho técnicas de respiração.

Existem várias na Internet, mas a que eu recomendo para iniciantes é a 4x4x4 (inspira 4 segundos, prende 4 segundos e solta em 4 segundos).

Outra que também gosto muito é de imaginar o ar entrando em meu nariz em uma cor vermelha e logo depois expelí-lo em uma tonalidade azul. E, para finalizar, a minha favorita: preste atenção no ar gelado entrando pelas narinas e sendo expelido em temperatura morna.

O site The Active Times também compartilhou uma técnica eficaz. Consiste em:

  • colocar os pés firmes no chão (sentado ou em pé)
  • Respirar prestando atenção no ar que entra e sai pelas suas narinas. Pode se usar a técnica de 5x7x9 (inspira 5 segundos, prende 7 segundos e solta em 9 segundos).
  • Mantenha o foco na respiração.

Você pode ouvir músicas para lhe auxiliar no processo, como música clássica, new age, instrumental, mantras etc. Descubra ouvindo e testando quais delas funcionam melhor para você.

Espero que esse texto tenha sido útil e que você consiga encontrar a paz mental e o bem estar que tanto merece. Caso queira conhecer uma das nossas meditações especiais para ansiedade, clique no botão abaixo e acesse a qualquer momento:

 

Comenta aqui embaixo: qual sua maior dificuldade em meditar sendo ansioso?

Namastê!

Deixe uma resposta

avatar
  Se inscrever  
Notify of