Meditar, vamos entender seu significado?

Meditar, vamos entender seu significado?

janeiro 29, 2020

Falamos muito aqui no blog em como ou por que meditar e disponibilizamos mais de 250 meditações guiadas pela Vanessa Scott aqui no site www.puraenergiapositiva.com , então hoje entraremos em outro caminho: O significado de meditar!

O que é meditação para você? Não deixe de responder aqui nos comentários do blog, queremos muito saber!

Pesquisei e vou dividir contigo um pouco do que encontrei nos dicionários (livros aqui de casa e na internet), eu gosto de pesquisar o significado das palavras e aprendo muito com isso.

Algumas definições ou significados:

  • A palavra meditação vem do latim “meditare”, que significa voltar-se para o centro e desligar-se do mundo externo.
  • Pensar muito sobre; refletir: meditar sobre um assunto; gosto de passar o tempo meditando.
  • Estudar muito sobre alguma coisa, submeter à análise detalhada; ponderar, considerar: meditar as propostas de trabalho.
  • Ato ou efeito de realizar o exercício de concentração mental; meditação.

Muitos de nós aprendemos ou lemos em algum lugar que para meditar não podemos pensar? Como assim?

Na meditação, não é que você não vai pensar em nada, na verdade a sua mente acalma e você vai ter um intervalo maior entre um pensamento e outro.

Agora faz mais sentido, não é?

Sim, é isso que a Vanessa Scott ensina em suas meditações guiadas. Deixar os pensamentos passarem como nuvens, que aos poucos eles vão diminuir e seus intervalos aumentarem. Em cada intervalo entre um pensamento e outro, está todo o Poder que tanto buscamos ao meditar! Isso acontece com a prática diária, não é do dia pra noite! Meditar requer paciência e disciplina e para isso acontecer, nos concentramos em nossa respiração, no ar que entra e no ar que sai… Esse processo todo é a Meditação, o ato de se conectar com o campo da Pura Energia Positiva.

Meditar é se concentrar, é olhar para dentro de si no silêncio… Silêncio esse que desperta a alma.

Textos orientais consideram a meditação como instrumento que leva em direção à libertação.

A compreensão de o que é a meditação deve ser feita sempre dentro do contexto em que é apresentada, da religião ou da escola que a apresenta, caso contrário as distintas explicações podem se tornar contraditórias.

A meditação está acima de qualquer atividade mental, visto que é possível observar esta atividade. A meditação começa onde a mente termina.

Utilizamos a mente para ter sucesso, alcançar metas e aprender; porém, através da meditação chegamos à nossa natureza. Reconhecemos nosso estado mais puro que se mantém apesar de qualquer experiência e circunstância. É assim que se inicia a integração do que você é para além das suas ações e dos seus sucessos pessoais. Entramos em contato com a nossa natureza por meio da meditação, graças ao fato de nos encontrarmos com o nosso verdadeiro eu.

A meditação é mais do que simplesmente dedicar um tempo para praticá-la e aprender a se concentrar. O hábito deve ser incorporado em nossas vidas para que haja uma mudança interna, com a intenção real de nos tornarmos pessoas melhores: com o nosso ambiente, com a nossa natureza e os seres que habitam este mundo.

Eu particularmente, gosto muito de usar a Atenção Plena (Meditação Mindfulness) como técnica para meditar. Me favorece muito, pois me deixa mais focada em cada momento presente e isto com a prática acaba se estendendo por todo meu dia, quando medito logo pela manhã, bem cedinho. E como é no presente, no agora que está todo nosso Poder de Criação, isto vem se refletindo em transformações muito positivas em minha vida.

Seguem abaixo, maiores explicações sobre 2 técnicas usadas aqui na PEP – Pura Energia Positiva, com seus significados e objetivos também. Conheça outras técnicas lendo a artigo aqui no blog 9 Técnicas de Meditação.

Meditação Mindfulness

Também chamada de meditação de atenção plena, ela atua diretamente no seu foco. Uma das práticas para se conseguir meditar dessa forma, é prestar atenção na sua respiração, no ar frio que entra pelo nariz e o ar quente que são pela boca, e nas sensações do seu corpo ao fazer isso. Essa técnica fará com que você treine seu cérebro para que ele fique mais consciente por muito tempo depois de você terminar de meditar. Essa prática irá ajudar você a aliviar o estresse, a ansiedade e a preocupação excessiva. E além disso, é uma ótima forma de introduzir a meditação no seu dia a dia de forma simples. Comece com meditação de atenção plena de 3 minutos, e eventualmente aumente seu tempo de prática.

Técnica PEP

Um estilo próprio criado por Vanessa Scott. Uma combinação de estilos focando na conexão com o seu ser interior para descobrirmos nosso propósito e nele a mais completa felicidade e satisfação. Vanessa utiliza técnicas para entrarmos na mesma frequência vibracional do universo. Nessa sintonia, usamos a lei da atração para realizarmos nossos desejos mais íntimos de acordo com nosso propósito nossa missão. A técnica PEP pode ser testada gratuitamente por 30 dias.

Gosto de deixar aqui no blog sempre um pouco da minha experiência pessoal pra você, pois comecei a me dedicar a meditação quando me tornei seguidora da Vanessa Scott no Facebook há 2 anos e dois meses e desde então venho transformando minha vida!

Suzete Zanatta

Deixe uma resposta

avatar
  Se inscrever  
Notify of