O melhor presente a ser dado a uma criança

O melhor presente a ser dado a uma criança

novembro 30, 2019

Todos nós podemos aprender a desacelerar, pausar e ter mais atenção em nossos pensamentos e atividades.

Mallika Chopra, filha de Deepak Chopra

Muitos problemas mentais e psiquiátricos em adultos não existiriam se, quando crianças, tivéssemos sido ensinados a lidar com nossas emoções, entender e aceitá-las sem culpa.

Se tivéssemos sido ensinados a encontrar um local seguro e especial dentro de nós para receber aquela energia positiva e a paz fortalecedora e, consequentemente, lidarmos com os desafios e as dificuldades do dia a dia quando crianças, muitas coisas seriam diferentes na vida de um adulto…

Agradeço muito ao universo por saber o que sei hoje e poder preparar meus filhos para que eles possam ser vencedores dos desafios da vida, encontrar a verdade dentro deles e seguirem seus caminhos. Este sim é o melhor presente a ser dado a uma criança!

Leia este artigo escrito por Mallika Chopra, filha de Deepak Chopra, e veja como a meditação afetou a vida dela. Espero inspirar você a dar o maior presente de todos para seus filhos!

Vanessa Scott

Artigo escrito por Mallika Chopra (filha de Deepak Chopra)

 Aos nove anos, recebi um presente especial, o silêncio de meus pais. Aprender a meditar em uma idade tão jovem, me deu o conhecimento experiencial e interior de que eu era inteira, forte e especial. Ficar em silêncio me deu alegria, criatividade, conexão e gratidão.

“A jornada de meditação de minha família começou com meu pai, Deepak Chopra. Como um médico imigrante, meu pai trabalhava 24/7 para dar a nossa família as necessidades básicas e de segurança necessárias, para crescermos em um subúrbio de Boston. Enquanto ele buscava o sucesso material, em meados dos 30 anos, meu pai estava exausto, estressado e infeliz. Ele se voltou para a meditação para encontrar respostas para suas próprias perguntas sobre o propósito da vida. Sua primeira meditação foi transformadora, e ele logo desistiu de seus vícios, passou a dormir melhor e descobriu que estava mais feliz. Logo, toda a nossa família (e a comunidade ampliada) foi recrutada para aprender a ficar quieta. A meditação é uma técnica que acalma a mente das conversas e do caos constante, que nos cercam. A atenção plena é estar mais consciente de nossos pensamentos, corpos e arredores. Meditações mindfulness ajudam-nos a autorregular nossos corpos e estar mais no controle, emocionalmente e fisicamente e de como reagimos ao estresse diário. Pesquisas realizadas na última década mostraram que a meditação tem benefícios físicos e emocionais, que vão desde a redução do colesterol até a depressão e o aumento da empatia. As estatísticas atuais estimam que mais de 2,6 milhões de crianças nos EUA, com idades entre 6 e 17 anos, foram diagnosticadas com ansiedade ou depressão. Nossos filhos são estressados e sobrecarregados na vida, mesmo antes que eles atinjam a idade adulta.

Ensinar as crianças a desacelerar, regular a respiração, mudar de um diálogo negativo para positivo e até como agradecer, pode ser transformador. Sei por experiência própria como a meditação pode capacitar as crianças a se sentirem resistentes e fortes. Técnicas simples, como respiração consciente ou caminhada consciente, ensinam às crianças que elas podem mudar seu corpo e mente de reações naturais de luta ou fuga em situações estressantes, para reações mais controladas e com mais poder. Eu escrevi, Just Breathe: Meditation, Mindfulness, Movement e More, um livro ilustrado para crianças de 8 a 12 anos, porque acredito que as crianças podem levar nossa sociedade a um lugar melhor. Descobri que as crianças podem ficar à vontade com pequenas meditações e técnicas de atenção plena, se forem apresentadas de uma maneira divertida. De fato, as crianças costumam sentir o corpo e os sentimentos de maneira mais inocente e honesta do que os adultos. E, quando as crianças estão empolgadas com alguma coisa, elas compartilham o que estão fazendo com seus amigos e pais. Quando vou às salas de aula, eu e as crianças praticamos técnicas de respiração e a pose da ioga nas árvores – maneiras pelas quais podemos usar técnicas físicas e divertidas para nos sentirmos de maneira diferente e encontrar um equilíbrio tranquilo. Eu sempre recebo e-mails de professores e pais depois, sobre o quanto eles se divertiram e como as crianças se lembram de respirar fundo antes de um teste ou jogo.

A parte mais importante da minha jornada de meditação quando criança era que meus pais nunca me obrigaram a meditar. Em vez disso, eles praticaram suas técnicas e vimos que eram mais felizes e nossa família estava mais conectada. Quando crianças, meu irmão e eu seguimos o exemplo de nossos pais.  Ao longo da minha vida, fui um meditador irregular. Mas o sentimento de conexão que experimentei quando criança permaneceu comigo, mesmo quando eu não estava meditando regularmente. E então, quando eu queria começar minha prática novamente, estava lá, dentro de mim o tempo todo.  Vivemos em uma sociedade hiperconectada e superestimulada, e nossos filhos hoje estão experimentando os efeitos de nosso estilo de vida materialista ocupado, orientado para objetivos. Crianças e adultos se beneficiarão – em casa e na sala de aula – das técnicas de meditação e atenção plena para lidar com o estresse e ansiedade.  Todos nós podemos aprender a desacelerar, pausar e ter mais atenção em nossos pensamentos e atividades. Mas, como mãe, espero muito mais pelos nossos filhos. Espero que, com o silêncio, a conexão e a tranquilidade, as crianças sintam mais segurança, liberdade e alegria todos os dias.’

A Pura Energia Positiva inspirada nas meditações de Mallika Chopra criou meditações de mindfulness (atenção plena para ajudar seus filhos a serem vitoriosos e estáveis).

Experimente!!!

Faça parte do nosso Clube Meditação e tenha acesso a todas as meditações, hoje mesmo!

Extraído do Calm.com

https://www.calm.com/blog/the-gift-of-meditation-for-kids-by-mallika-chopra

Deixe uma resposta

avatar
  Se inscrever  
Notify of