O que são os Chakras

O que são os Chakras

abril 30, 2020

A palavra “Chakra” tem origem sânscrita e significa “roda de luz”. Fazendo jus ao seu nome, os Chakras nada mais são do que os centros de energia conectados ao nosso corpo, representando muito mais do que somente nosso aspecto corporal: Os chakras representam a natureza emocional, mental e energética do ser humano. Os sete principais Chakras e também os mais conhecidos pelo mundo inteiro, seguem as cores do arco-íris, segundo a tradição Hindu, e estão localizados na extensão da coluna vertebral até o topo da cabeça.

A função dos Chakras é alimentar a aura energeticamente e espiritualmente através da absorção de energia universal (prana). Mas muitas vezes alguns deles podem estar bloqueados, impedindo que essa energia flua, eventualmente causando problemas relacionados ao respectivo centro de energia. Quando os Chakras estão equilibrados, proporcionam uma harmonia espiritual, paz interior e realizações em vários aspectos.

Confira abaixo cada um dos sete Chakras:

 

1. Chakra Básico ou Raiz: Muladhara, “suporte”

Sobrevivência, disposição, saúde, terra.

Representado pela cor vermelha, nosso primeiro chakra se encontra na base da coluna. Ele é responsável por nossos instintos de sobrevivência, se conectando a questões financeiras, comida e independência. Sua abertura se encontra voltada para a terra e é responsável direto pelo estímulo da circulação da energia pelo corpo. É ligado ao elemento terra, e rege os órgãos que dão estrutura ao nosso corpo. O maior benefício que temos quando este chakra está equilibrado é a saúde física.

 

2. Chakra Sacral: Swadhisthana, “cidade do prazer”

Sexualidade, autoestima, criatividade, prazer, sensações,  fluxo das emoções,  água.

Também conhecido como Chakra sexual é representado pela cor laranja. Localiza-se a dois dedos abaixo do umbigo, na região abdominal, atuando diretamente sobre os órgãos sexuais. É ligado a nossa energia sexual e a habilidade de aceitar experiências novas e pessoas, incluindo nós mesmos, o nosso “eu”. É também responsável pelas emoções, nossa habilidade de socialização, diversão e as sensações.  É responsável pelo controle de líquidos de todo nosso corpo além de, claro, a reprodução e troca sexual. É ligado ao elemento água, e rege as relações interpessoais, a autoestima e a sexualidade. Seu equilíbrio favorece o pleno funcionamento dos demais chakras, resultando no aumento da auto-estima e proveito dos prazeres e felicidade da vida. Nosso poder de atração está aqui.

 

3. Chakra Plexo Solar: Manipura, “cidade das joias”

Ego, digestão, poder pessoal, determinação, estômago, fogo

O terceiro chakra, a casa da nossa alma. Sua cor é a amarela, significa confiança e poder.  Localizado a dois dedos acima do umbigo, o Chakra umbilical influencia nossa relação com o poder pessoal e a matéria. Ele é responsável por distribuir as energias dos alimentos pelo nosso corpo. Sentimentos densos e viscerais, como a paixão, ficam retidos nessa região. É um dos Chakras que sempre precisa ser trabalhado, pois é o mais suscetível ao desequilíbrio pela nossa rotina. Quando em harmonia, este chakra nos dá o poder de realização e satisfação muito grande e, também, autoconfiança. Quanto mais conectado consigo mesmo mais sensível você se torna a esta energia lhe dando mais poder e força de vontade. Quando este chakra está forte você consegue mostrar ao mundo quem você realmente é.

 

4. Chakra Cardíaco: Anahata, “câmara secreta do coração”

Amor, perdão, sentimentos, compaixão, coração.

É bem fácil adivinhar onde esse chakra se encontra: bem no centro do peito, na região do coração. O Chakra cardíaco é representado pela cor verde e, por vezes, rosa (a depender da sua vibração). Responsável pela energização do sistema cardiorespiratório, o quarto chakra pode ser definido como um canal de expressão de sentimentos e, por isso, há um fluxo latente na região deste centro energético, podendo acarretar em ressentimentos e mágoas reprimidas. Sua localização favorece tanto o equilíbrio dos chakras relacionados à existência na terra quanto àqueles associados ao plano espiritual. Seu equilíbrio proporcionará a você um sentimento genuíno de amor, alegria e paz interior, bem como ao perdão e amor próprio.

 

5. Chakra Laríngeo: Vishuddha, “o purificador do sangue”

Comunicação, expressão, autoaceitação, garganta.

De cor azul-claro ciano, o quinto chakra está localizado na garganta e se relaciona com a glândula tireóide. É o responsável pela fala, pela maneira de nos expressarmos e nos comunicarmos. No físico, cuida da boca, garganta e vias respiratórias. Se você é uma pessoa com problemas de comunicação, que engole “muitos sapos”, aguenta tudo calado, é uma pessoa retraída e insegura, pode ter esse chakra bloqueado. Quando equilibrado, facilita a comunicação com liberdade e confiança, assumimos nossos conhecimentos e fraquezas e, assim, promovemos uma boa expressão e alegria.

 

6. Chakra Frontal: Ajna, “centro de controle”

Intuição, clareza mental, autoconhecimento, clareza mental.

O nosso terceiro olho, o Chakra frontal está localizado entre as nossas sobrancelhas, na testa. Sua cor é o índigo, e é dele que saem todos os comandos para o nosso corpo. Relaciona-se a nossa mente, foco e intuição, pois também cuida do lobo frontal, que representa nossa lógica, absorção e intuição. A meditação é um ótimo jeito de limpar o Chakra frontal, pois precisamos limpar a nossa mente do montante de pensamentos que fluem. No geral, é um chakra fácil de ser trabalhado através da meditação. Quando equilibrado e saudável, adquire a capacidade de clarividência e maior intuição sobre as situações cotidianas. É o seu terceiro olho e onde você cria seu mundo! É o seu centro de controle, onde você cria a sua realidade, onde as histórias que você conta para si mesmo se tornam realidade!

 

7. Chakra Coronário: Sahashara, “lótus das mil pétalas”

Espiritualidade, divino, universo, conhecimento superior.

Bem no topo da nossa cabeça, na coroa, está o Chakra coronário, de cor violeta. Ele forma uma coroa de luz acima de nós e está voltado para cima, por isso o seu nome. Nos conectamos ao plano espiritual através desse Chakra e podemos alcançar compreensão de outros planos, nos conectando com o Eu Superior, com Deus e o Universo. Está ligado a nossa forma de evoluir espiritualmente. É o chakra por onde penetra a energia cósmica e a Pura Energia Positiva de Deus. Quando está saudável, nos faz ficar em harmonia com nosso verdadeiro eu, nos alinhando com o nosso propósito nesta vida. Através dele somos inspirados e guiados pela força divina e universal vivendo com muita felicidade permanente, saúde e disposição. Por isso, é um dos chakras mais importantes, pois nos alinha com o todo.

 

Como equilibrar os Chakras?

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre os chakras, a influência deles em sua vida e por onde começar para equilibrá-los e mantê-los saudáveis, é importante adquirir conhecimento profundo sobre os seus chakras, para mudar atitudes, crenças e pensamentos. Muitas de nossas experiências passadas bloquearam nossos chakras.  Por isso, devemos nos aprofundar nesse conhecimento e, assim, será possível equilibrar seu corpo físico, espiritual, mental e emocional.

Mas eu tenho uma boa notícia para você: os Chakras podem ser equilibrados com a prática certa da meditação. Venha descobrir com o no nosso Curso Despertar dos Chakras! Além de aprender detalhadamente sobre cada um, faremos um autodiagnóstico e trabalharemos para equilibrá-los através da meditação em um método inovador e especial!

A prática da meditação é um recurso poderoso para manter seus chakras fluindo energias poderosas (prana) que nutrem todos os aspectos de nossa vida.

Tudo o que você oferece ao Universo volta para você de forma equivalente, independentemente de pensamentos bons e maus. Mas como atrair só coisas positivas? Como fazer com que o Universo nos ofereça só o melhor? Como acalmar a mente, ter mais controle emocional para melhorar a sua vida e a das pessoas ao seu redor e, ainda, equilibrar os centros energéticos do seu corpo?

Vamos juntos praticar a técnica de equilíbrio dos chakras em meditações desenvolvidas pela Pura Energia Positiva! 🙂

Ouça agora a meditação guiada para o Chakra Básico e COMECE JÁ a sua jornada para despertar os chakras! LINK

Comente aqui embaixo qual é o chakra que você mais gostaria de ver saudável. Qual você acha que está mais desequilibrado? No que você sente mais dificuldade na vida? Conta pra gente!

Deixe uma resposta

avatar
  Se inscrever  
Notify of