Porque o nosso cérebro amplia os pequenos fatores de estresse da vida moderna?

Porque o nosso cérebro amplia os pequenos fatores de estresse da vida moderna?

novembro 26, 2020

Aquela reação exagerada e sem explicação aparente, veio literalmente da Era das Cavernas, quando os sentimentos de pânico salvavam muitas vidas.

Desde os tempos pré-históricos, o nosso cérebro age como se passasse o dia inteiro sendo perseguido por um tigre dente-de-sabre de 10.000 anos. Isso explica por que o barulho alto de um carro passando em alta velocidade ou até uma simples buzina, nos faz pular da cadeira, e até, torna-se inexplicável para nós o fato de um simples olhar hostil incomodar tanto: ainda prestamos uma atenção muito especial as coisas que podem ter um impacto negativo. Mas qual a relação disso com estresse da vida moderna?

De onde vem tanto medo e negatividade

Essencialmente, funcionamos como se nossa vida estivesse constantemente em perigo, e isso nos faz focar sempre em coisas negativas, então, as situações que nos causam medo como escolher qual caminho seguir em um relacionamento, ou até aquela simples tomada de decisão repentina, são capazes de inundar nossa corrente sanguínea com hormônios do estresse, nosso coração dispara e parece que é uma questão de vida ou morte.

O nosso cérebro ainda retém os traços desses tempos terríveis e evoluiu para ser capaz de encontrar causas de ansiedade ao nosso redor. O estresse tornou-se permanente na vida moderna e esse estresse que muitas vezes dizemos ser “normal”, ativa constantemente nosso medo humano da morte.

4 dicas para você criar novas células cerebrais que vibrem Positividade

Exercício

Atividades físicas, como correr, musculação, crossfit ou yoga, de forma muito eficaz, impulsionam o surgimento de novas células cerebrais. As endorfinas produzidas durante a atividade física atuam como antídotos potentes para o cortisol, o hormônio do estresse. Para complementar leia o artigo Saúde e o seu poder de cocriação.

Dieta

A dieta desempenha um papel importante na saúde do cérebro. Os ácidos graxos ômega 3, em particular, o ácido docosa-hexaenóico (DHA) parecem ser particularmente importantes para a produção de novas células cerebrais, e podem ser encontrados em peixes oleosos e em algumas plantas, como o cânhamo. Na linhaça também temos o Ácido Linolênico que também se converte tem DHA.

Estilo de vida

– O sono desempenha um papel fundamental na limpeza do cérebro, eliminando toxinas, e a privação do sono a longo prazo é prejudicial à função cerebral o que poderá contribuir para o aparecimento doenças neurodegenerativas; (leia também o artigo Como dormir bem)

– A exposição à luz solar é conhecida por aumentar a produção de vitamina D, mas também aumenta os níveis de serotonina e BDNF no cérebro;

– Um ambiente rico em estímulos aumenta as taxas de sobrevivência e a integração de novos neurônios no hipocampo. Isso significa que, aprender uma nova habilidade, viajar, se reunir com os amigos regularmente – qualquer coisa que estimule seu cérebro e o tire da zona de conforto.

Meditação

Há ampla evidência científica para apoiar os muitos benefícios da meditação para o cérebro. Veja comprovações científicas neste artigo: A meditação e o estresse: estudo da Harvard Universidade de Medicina.

Verificou-se que a meditação aumenta a densidade de matéria cinzenta em várias regiões cerebrais diferentes, incluindo o hipocampo. Quando praticada à noite, a meditação também pode aumentar os níveis de melatonina, que tem uma série de efeitos benéficos para o cérebro, incluindo o estímulo à produção de células cerebrais.

Entenda mais como a Meditação atua no cérebro lendo o artigo Meditação: prática milenar voltada para saúde.

A Pura Energia Positiva desenvolveu uma série específica de combate ao estresse:

São 7 dias, com explicações e meditações para reequilibrar você, eliminando o estresse acumulado.

Aqui o Dia 1 – Vencendo o Estresse em 7 dias.

Os demais 6 dias desta Série “Vencendo o Estresse em 7 dias”, além de inúmeras meditações dos mais diversos tópicos, estão todas disponíveis gratuitamente para você ouvir e meditar quando quiser no Insight Timer, no Spotify ou em seu Podcast preferido.

Namastê

Equipe Pura Energia Positiva

Deixe uma resposta

avatar
  Se inscrever  
Notify of