Saiba como aliviar o estresse com meditação

Saiba como aliviar o estresse com meditação

maio 21, 2020

O estresse continua sendo um dos maiores problemas sofridos pela população mundial. Procurar como aliviar o estresse está entre os maiores anseios da atualidade. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil figura entre os países com os maiores índices de ansiedade entre a população, com mais de 9% manifestando o medo do amanhã acompanhado ou não de sintomas como pânicos, fobias, transtorno obsessivo-compulsivo e estresse pós-traumático.

Em tempos de pandemia, o medo e a insegurança aumentam ainda mais nossa taxa de estresse. Fomos bruscamente removidos da nossa vida cotidiana e vivemos em um estado de alerta constante.

Com a mudança de repentina de rotina, a contaminação por um vírus compete com outros problemas de saúde pública, com disfunções fisiológicas que podem trazer inúmeros prejuízos.  

Sabemos que lidar com os desafios e situações adversas nem sempre é tarefa fácil. Contar com ajuda de amigos, familiares e profissionais especializados pode fornecer importantes recursos para evitar o estresse.  

 

Prejuízos do estresse para a saúde

Quando nos deixamos dominar pelos desafios presentes e tememos demasiadamente o futuro nosso corpo sofre com as reações químicas como as causadas por picos de produção do cortisol, hormônio ativado no momento em que precisamos responder ao estresse.  

Cortisol demais pode levar a problemas como lapsos de memória, aumento de peso e menstruação irregular. Insônia, depressão, prisão de ventre, doenças cardiovasculares, transtornos alimentares, doenças na pele, unhas e cabelos e doenças no sistema digestivo são exemplos de problemas que podem ter origem em períodos prolongados de pressão. 

Meditar ajuda a reduzir o estresse

Encontrar prazer nas suas atividades pode ser o ponto de partida para reduzir os níveis de estresse. Atividades como exercícios físicos e meditação podem ajudar a aliviar o estresse do dia a dia de forma altamente eficaz.  

Quando meditamos, equilibramos as emoções, acalmamos a mente, observamos as situações por outra perspectiva e nos tornamos mais pacientes e tolerantes.  

Treinar a atenção plena, de modo a conseguir concentrar sua energia no momento presente e ter profundidade na realização de suas atividades, bem como controlar a respiração são alguns dos maiores benefícios da prática meditativa. 

Com o mundo inteiro em quarentena, a meditação torna-se cada vez mais necessária para nos mantermos equilibrados e saudáveis.  

Caso não saiba por onde começar, selecionamos algumas meditações gratuitas disponíveis no nosso Spotify. Confira! 

 

Espero que esse post tenha lhe ajudado a refletir sobre os prejuízos que o estresse pode trazer para sua vida e como a meditação é capaz de te ajudar a aliviar os pensamentos que sobrecarregam seus hormônios 

Desfrute das meditações que selecionamos para você e desenvolva a paz mental e o bem estar que tanto merece.  

Namastê! 

Deixe uma resposta

avatar
  Se inscrever  
Notify of