Aprendendo a ter foco

by @puraenergiapositiva

“Eu inspiro e expiro.

Eu deixo a minha respiração me trazer ao que importa.

Uma coisa de cada vez.

Eu posso.

Eu consigo manter meu foco naquilo que realmente importa.”

O foco não é um dom inato, daqueles que você tem ou não tem. Ao contrário disso, é como se fosse um músculo mental, que você pode fortalecer e fazer crescer com o exercício.

Uma maneira de fazer isso é aprender a estar ciente do momento em que sua mente começa a divagar e, então, corrigir isso, reorientando sua atenção para um determinado alvo.

Treinar a consciência dessa maneira é a essência da meditação de foco unidirecional, que envolve focar completamente em uma coisa só, como sua respiração.

Ao fazer isso, você notará que, depois de um tempo, sua mente provavelmente começará a divagar e está tudo bem. O importante é que você esteja ciente da divagação e, logo, reoriente sua atenção para a respiração e a mantenha lá.

Quando você inevitavelmente perder o foco novamente, simplesmente repita o processo. Assim como no treinamento com pesos, quanto mais repetições você realiza, mais poderoso o músculo fica.

A chave para treinar sua atenção é ser capaz de manter a consciência sobre seus próprios processos mentais, como perceber quando sua mente começa a se afastar do objeto de foco. Isso é chamado de atenção plena ou Mindfulness.

Trazemos para você um episódio da série “Ganhando Foco”. (Você encontra a série completa no seu podcast favorito). Esse tipo de meditação pode aumentar muito sua capacidade de desligar o foco de uma coisa e transferi-lo para outra.

A meditação nos ajuda a reconhecer quando nossas mentes começam a divagar e fortalece nossa capacidade de focar no que é importante. 

Sendo assim, da próxima vez que você perceber que está procrastinando ou verificando compulsivamente seu e-mail, certifique-se de registrá-lo mentalmente e voltar seu foco para a tarefa em mãos.

Isso será de grande ajuda para você quando estiver sob estresse. A maioria de nós já experimentou um “congelamento” no meio de um teste e pensou consigo mesmo: “Não posso fazer isso. Minha mente está em branco.” 

Nesses momentos, praticar a mindfulness permite que você perceba que está ansioso e dê alguns passos para se acalmar – por exemplo, respirando lenta e profundamente – antes de continuar com o teste.

A maioria das pessoas sabe dos benefícios da meditação para desenvolver o foco, além de outros grandes e maravilhosos benefícios que ela possui. Contudo, a pergunta é: como tornar isso em um hábito diário e praticá-lo todos os dias? 

Tudo começa com você entendendo que pequenos hábitos podem ter um um grande impacto em sua vida. Para aprendermos a desenvolver bons hábitos, como o meditativo, temos que descobrir tudo sobre os hábitos primeiramente: o que são, como podemos formá-los e, crucialmente, como podemos fazer com que os melhores permaneçam. 

Você sabia que se seguirmos algumas instruções simples e alterarmos alguns pequenos comportamentos, podemos obter resultados inacreditáveis? 

oi sabendo disso que a PEP criou o curso “Hábitos PEP”!  

Em apenas 15min diários você aprende uma estrutura prática e comprovada para criar bons hábitos e eliminar os maus. Tudo isso com base em pesquisas científicas e exemplos da vida real, mostrando como pequenas mudanças no comportamento podem resultar na formação de novos hábitos e ajudá-lo a alcançar grandes objetivos.

Isso faz parte da nossa jornada de cocriação deliberada! 

Saiba que eu também tenho que superar meus maus hábitos, também quero me tornar em minha melhor versão e é por isso que amo trazer mais e mais cursos para vocês, pois ajuda a fortalecer todos os meus conhecimentos e me torna ainda mais consciente, e é claro me dá mais foco. Conheça os demais cursos PEP clicando abaixo:

CURSOS DA PEP

Agora se além  de cursos você deseja uma real transformação em sua vida, viu que é chegada a hora de virar a página e construir uma nova história, venha para o Clube Meditação para você expandir sua consciência, acessando a sua Pura Energia Positiva!

Lhe oferecemos gratuitamente uma pequena demonstração de uma grande novidade que criamos para os membros do nosso Clube. Sinta um saborzinho do que a PEP pode fazer para você – Ouça este episódio da série “Vestindo-se de Guerreiro” Tudo para você aprender a se tornar a sua melhor versão!

Vem pro clube! Juntos somos mais fortes! 

Vanessa Scott

Leia Também

Leave a Comment

Desenvolva esse Poderoso Hábito em sua Vida!

Um programa testado e desenvolvido passo a passo para criar este poderoso hábito em 20 dias.