Mindfulness pode regular a pressão arterial e desacelerar o coração?

by @puraenergiapositiva

Você já ouviu falar que o mindfulness pode regular a pressão arterial e desacelerar o coração, bem como trazer outros benefícios para a saúde física?

Que a meditação é excelente para a mente, todo mundo já sabe, porém, muita gente nem imagina que a prática do mindfulness pode trazer também uma série de efeitos fisiológicos positivos.

Um desses efeitos é sobre os hormônios do estresse, que diminuem, bem como a adrenalina, oferecendo uma melhora do fluxo sanguíneo para o cérebro e regulando a melatonina.

A pressão arterial e a frequência cardíaca também diminuem, reduzindo os riscos de problemas de saúde relacionados a essa condição.

E você, está interessado por esse assunto? Então continue lendo e vamos entender melhor como o mindfulness pode regular a pressão arterial e desacelerar o coração.

Por que nosso corpo tem esse desequilíbrio?

O nosso corpo é como uma máquina cujas funções são interligadas, ou seja, quando uma delas não vai bem, o resto fica descompensado também.

A pressão arterial é influenciada por uma série de fatores, incluindo hormônios, como o hormônio do estresse. Quando são liberados, esses hormônios tendem a elevar a pressão sanguínea, fazendo o coração bater mais forte e mais rápido.

Claro que essa elevação pode ocorrer pela prática de uma atividade física, mas retorna ao normal em seguida que o exercício termina. Já na presença de hormônios, ela pode se manter alta por bem mais tempo.

Isso causa prejuízos no organismo a curto, médio e longo prazo, pois o coração trabalha sempre sobrecarregado.

Em resumo, tudo se trata de algum desequilíbrio, que leva o corpo a responder quimicamente e funcionar de uma forma inadequada.

Mais abaixo vamos entender como o mindfulness pode regular a pressão arterial e desacelerar o coração, trazendo uma série de benefícios para a vida.

Por que a pressão arterial sobe e desce?

A pressão arterial é o resultado que temos quando medimos a força de cada batimento cardíaco. Então, sempre que estamos sob estresse, nosso corpo passa a produzir hormônios que levam ao aumento da pressão arterial.

Isso significa que, ao passo que o coração bate mais rápido, os vasos sanguíneos também se contraem. Isso gera uma maior pressão do sangue contra os vasos a cada bombeada do coração.

Além disso tudo, a longo prazo, a presença desses hormônios na corrente sanguínea ainda pode causar danos aos vasos.

Quando a pressão arterial é mais alta, também há um risco maior de sofrer com doenças cardíacas.

Em repouso, a frequência cardíaca saudável fica em torno de 60 a 100 batimentos por minuto e, quando o coração está bem, ele não precisa bater tanto para manter um bom ritmo.

Claro que o pulso e a pressão arterial aumentam quando você faz algum esforço, como uma atividade física, por exemplo, e isso é absolutamente normal.

Contudo, um coração saudável tende a diminuir novamente o ritmo sempre que o esforço diminui.

Como a meditação pode regular a pressão arterial

A prática do mindfulness atua na mente, ajudando-a a relaxar. Quando isso acontece, uma série de impactos fisiológicos também podem ser percebidos.

Mais do que isso, meditar também atua diretamente na regulação dos hormônios do estresse, diminuindo não apenas a epinefrina, mas também o cortisol.

Meditar também tem impacto direto na função cardíaca, ajudando a regularizar os batimentos.

Vamos conhecer a seguir alguns estudos que comprovam os benefícios do mindfulness para regular a pressão arterial e desacelerar o coração:

1 – Relação da meditação com a VFC (Variabilidade da Frequência Cardíaca)

Um estudo de 2013 realizado na Universidade de Sidney, na Austrália, constatou que a prática da meditação ajuda a melhorar a VFC, que é um dos importantes marcadores da saúde física e mental.

Depois de um período aprendendo a meditar corretamente, a prática também demonstrou ser benéfica para melhorar a resposta cardíaca.

2- Relação entre meditação e pressão arterial

O International Journal of Exercise Science publicou um estudo em 2017 no qual acompanhou, durante 6 semanas, jovens universitários estressados em um programa de meditação.

Durante esse período de acompanhamento, foi possível notar uma significativa diminuição tanto da pressão arterial quanto do pulso.

A mudança foi comparada entre o período de pré e pós meditação.

3- Relação entre meditação e frequência cardíaca

Um estudo publicado em 2021 pelo American Journal of Biomedical Science and Research buscou averiguar os efeitos da meditação na frequência cardíaca.

O resultado mostrou que, ao passo que a experiência de mindfulness aumenta, o coração passa a bater mais devagar durante a prática, bem como o ritmo dos batimentos se torna mais consistente.

Isso é mais uma prova de que a meditação pode ser muito benéfica para o tratamento e também para a prevenção de problemas cardíacos.

Tudo isso porque também favorece o aumento do controle emocional e dá mais controle da respiração, favorecendo o equilíbrio físico.

Vivendo Positivamente

Para a maioria das pessoas, “viver positivamente” significa andar por aí com um sorriso colado. No entanto, viver uma vida positiva é muito mais profundo; significa viver um estado de verdadeiro otimismo e entusiasmo cultivando um estilo de vida de confiança, paixão e amor.

Mas o outro lado, que é viver negativamente, causa a liberação de hormônios do estresse que aumentam a pressão arterial e prejudicam de inúmeras maneiras a sua vida

No curso Vivendo Positivamente você irá descobrirá inúmeras estratégias para aumentar a quantidade de emoções positivas que você vive, e o ajudará a adotar uma atitude positiva em relação à vida, ajudando você a vencer os desafios da vida cotidiana, superando estresse, ansiedade e insônia.

Como a meditação pode regular os batimentos cardíacos

Existem diversos tipos de meditações e as que são mais benéficas para o coração são aquelas que se baseiam mais em uma respiração controlada e constante.

Isso porque são essas práticas que possibilitam uma diminuição da frequência cardíaca e maior consistência do ritmo.

A meditação da Atenção Plena, o mindfulness, usa muito bem a respiração e também o corpo e seus batimentos cardíacos, como uma forma de ancorar a atenção dispersa.

Na prática, sempre que você percebe que a mente se distraiu e vagou, você toma consciência disso e, gentilmente, volta para sua respiração ou para os batimentos do seu coração. Sem julgamentos. É apenas um trabalho de foco e de manter sua atenção inteiramente no agora.

Quando ocorre um aumento do ritmo cardíaco durante a meditação pode ser o indicativo de algum trauma.

Isso porque, à medida que vamos silenciando o falatório mental e nos tornando mais silenciosos, dores que foram suprimidas podem querer vir à tona. Isso é parte do processo!

Contudo, tendo um bom guia e a orientação correta, é totalmente possível superar isso e passar a desfrutar da mais absoluta tranquilidade.

Isso com uma respiração controlada, batimentos cardíacos em um bom ritmo e paz na mente.

Mais do que isso, você aprende a ouvir o seu coração para além do sentido figurado. É incrível conectar-se com as batidas do coração, ouvi-lo pulsar, sentir o sangue preenchendo todo o seu corpo… é mágico e ao mesmo tempo, tão real.

Esses são os inúmeros benefícios da meditação e como o mindfulness pode regular a pressão arterial e desacelerar o coração. De fato, meditar é algo incrível!

Conheça o método PEP

O estilo de meditação Pura Energia Positiva (PEP) é um estilo único e inovador, desenvolvido por Vanessa Scott.

Depois da mesma experimentar vários estilos diferentes, naturalmente surgiu o estilo PEP, uma combinação de estilos que envolve técnicas da Atenção Plena, Meditação Transcendental e a Lei da Atração (Mindfulness), com mensagens positivas e espirituais.

PEP é bem espiritual e também é um estilo bem descontraído, onde a única regra é relaxar e se entregar ao agora; a posição ideal é aquela que lhe permita sentir-se bem, deitado ou sentado, de olhos fechados ou abertos. Só é preciso focar no seu coração, na sua respiração e na vida pulsando em você, na energia que emana dentro do seu ser!

Vanessa guia você suavemente a conectar-se com o seu ser maior, a alinhar-se com as forças cósmicas e entrar na frequência vibracional do universo!

Você irá desfrutar do poder da energia universal que existe dentro de você e usar isso ao seu favor, para descobrir o seu propósito de vida, encontrar paz, bem-estar e a construir a vida dos seus sonhos, além de atrair toda força para vencer os desafios do dia a dia, vestindo-se de Guerreiro PEP!  Venha despertar o seu poder ilimitado com as meditações PEP!

O estilo PEP tem como objetivo inspirar você a viver uma vida mais completa, feliz e satisfatória. Ajudando você  a lidar com o estresse, curar as dores do passado e ser mais amoroso e compassivo consigo mesmo e com os outros.

A meditação é uma ferramenta poderosa que ajuda você a desenvolver essas maneiras de ser. Praticada regularmente a meditação pode levar a mudanças neurológicas, melhorar sua saúde psicológica e ajudá-lo a aprender a viver no aqui e agora.

Venha fazer parte do nosso Clube de Meditação e mude a sua vida para conquistar o equilíbrio perfeito de corpo, mente e espírito! 

Leia Também

Leave a Comment

Desenvolva esse Poderoso Hábito em sua Vida!

Um programa testado e desenvolvido passo a passo para criar este poderoso hábito em 20 dias.