O que é Ansiedade e como o mindfulness pode ajudar?

by @puraenergiapositiva

A ansiedade é um problema que afeta uma quantidade cada vez maior de pessoas no mundo todo, incluindo o Brasil. E você, sabe o que é ansiedade e como a prática de mindfulness pode ajudar?

Como sempre digo aqui, tomar consciência do problema é o primeiro passo para encontrar a solução para ele.

Por isso é que este mês vamos abordar um pouco mais sobre esse tema, entender os sintomas, as causas e principalmente como vencer a ansiedade e viver com qualidade de vida.

Vem comigo!

 

O que é ansiedade?

A ansiedade nada mais é do que uma resposta emocional do nosso corpo a uma situação que é entendida como perigosa ou assustadora.

Ela causa uma sensação de inquietude e preocupação excessiva e é considerada uma reação normal do nosso organismo visando nossa autopreservação.

Portanto, a ansiedade não é uma coisa ruim por si só, pois é natural que se manifeste em determinados momentos e situações da vida.

O problema mesmo é quando ela se torna persistente e recorrente, mesmo quando não há um motivo para tal reação.

Quando ela se torna uma constante, pode trazer uma série de problemas para a vida, incluindo sintomas físicos bastante desagradáveis.

O que acontece é que problemas de ordem mental e emocional são comumente deixados de lado, como se não fossem importantes visto que nem sempre é tão fácil de diagnosticar como uma doença física, por exemplo.

Há até um pouco de culpa e vergonha por parte de quem tem ansiedade, achando que é besteira e que vai passar sozinho. Para algumas pessoas, admitir um problema emocional pode parecer fraqueza.

Entenda que isso não é verdade. Vivemos uma vida agitada, com muitas demandas, muitos compromissos

 

Quais os sintomas da ansiedade?

Os sintomas de ansiedade podem variar de uma pessoa para a outra e nem todo mundo vai manifestar o problema da mesma maneira. Além disso, a ansiedade pode apresentar sinais diferentes em um momento de crise e em momentos comuns do dia a dia.

Vamos conhecer a seguir os principais sintomas da ansiedade:

  •       Sensação de medo ou de apreensão constante;
  •       Preocupação excessiva e persistente;
  •       Tensão muscular e suor excessivo;
  •       Respiração rápida e curta
  •       Batimentos cardíacos acelerados;
  •       Sensação de falta de ar;
  •       Sensação de nó na garganta ou peso no peito;
  •       Problemas gastrointestinais, como diarreia, constipação e náuseas;
  •       Insônia;
  •       Irritabilidade;
  •       Dificuldade de concentração;
  •       Pensamentos intrusivos;

Vale lembrar novamente que nem todas as pessoas vão apresentar os mesmos sintomas, pois eles variam de acordo com cada um.

Dessa forma, esses sintomas físicos mais intensos como falta de ar e batimentos cardíacos acelerados são mais comuns em momentos de crise de ansiedade.

Uma pessoa que tem ansiedade persistente diária, pode apresentar sintomas como apatia, desânimo, pensamentos recorrentes, muito sono e dificuldade de concentração.

 

Qual é o papel do estresse no desenvolvimento da ansiedade?

Assim como a ansiedade, o estresse também é uma resposta natural do nosso corpo a uma situação de perigo iminente.

Foi o estresse que contribuiu para nossa evolução enquanto espécie. Isso porque quando o corpo está estressado, direciona o sangue para as extremidades do corpo para que possamos fugir de um predador mais facilmente.

Ele também libera adrenalina que aumenta os níveis de atenção e faz o coração bater mais rápido para irrigar melhor os músculos.

Embora seja muito útil naqueles momentos em que estamos em perigo real, o estresse também pode ser muito prejudicial quando se torna algo permanente.

No que diz respeito à ansiedade, o estresse pode ser um fator que desencadeia o problema.

Isso porque quando você está sob um estresse prolongado, acaba ficando extremamente sobrecarregado e os sinais de ansiedade podem se manifestar.

O estresse crônico, que deixa o corpo constantemente em estado de alerta, libera um hormônio chamado cortisol, que aumenta os níveis de ansiedade.

O caminho inverso também acontece pois as pessoas que possuem algum transtorno de ansiedade são mais suscetíveis ao estresse.

Isso pode gerar um círculo vicioso em que a ansiedade aumenta o estresse e o estresse, por sua vez, intensifica a ansiedade.

Embora pareça um caminho difícil, o que você precisa saber é que tem solução.

Por isso é que este mês eu vou lançar a Série Vencendo o Estresse.

Ela tem episódios gratuitos que vão ajudar você a se conectar com você mesmo, entender seus medos e alinhar suas energias para se livrar da ansiedade e viver com muito mais qualidade.

 

Dicas de mindfulness para diminuir a ansiedade

Espiritualmente falando, a ansiedade pode ocorrer por uma falta de conexão com nosso propósito maior.

Sabe quando começamos a levar a vida no piloto automático, sempre tentando resolver o que é mais urgente e deixando o que realmente importa para depois?

Isso pode gerar ansiedade e, na maioria das vezes, o problema vai se instalando aos pouquinhos, crescendo dia após dia até que fica insustentável e você nem sabe mais como chegou a esse ponto.

Por isso a dica que eu dou é que você pare agora e encontre um tempinho para cuidar de você. Eu posso ajudar e guiar você nessa jornada. Não se preocupe, apenas entregue-se!

Dito isso, vamos ver algumas dicas de mindfulness para controlar a ansiedade:

1 – Pratique a respiração consciente

Dedique alguns minutos do dia, todos os dias, para respirar conscientemente, focando sua atenção na respiração. Sinta o ar entrando e saindo do corpo sem julgar os pensamentos que surgem.

 

2 – Observe seus pensamentos

Em vez de reagir imediatamente aos pensamentos ansiosos, observe-os com uma atitude de curiosidade e compaixão. Reconheça que eles são apenas pensamentos e que não precisam controlar sua vida. Deixe-os ir!

 

3 – Faça uma pausa

Quando se sentir sobrecarregado pela ansiedade, faça uma pausa e simplesmente observe o momento presente. Pode parecer difícil, mas foque nos seus sentidos, no que houve, no que sente em sua pele, nos aromas do ambiente e etc.

Isso ajuda a trazer sua atenção para o momento presente!

 

4 – Pratique a atenção plena durante as atividades diárias

No começo pode ser um pouquinho difícil, mas com o tempo vai ficando mais fácil. Dedique atenção plena durante as atividades diárias, como tomar banho, escovar os dentes ou comer. Concentre-se totalmente na atividade e observe suas sensações e pensamentos.

 

5 – Aceite a incerteza

Reconheça que a vida é incerta e que nem tudo está sob seu controle. Aceite a incerteza e aprenda a lidar com ela de forma positiva.

 

6 – Pratique a compaixão por si mesmo

Lembre-se de que é normal sentir ansiedade e que você não está sozinho. Trate-se com compaixão e gentileza e não se culpe por sentir ansiedade. Acolha-se ao invés de julgar.

 

7 – Encontre um grupo de prática de mindfulness

Juntar-se a um grupo de prática de mindfulness pode ajudá-lo a manter sua prática e se conectar com outras pessoas que estão passando pelo mesmo processo.

Aqui na PEP temos o Clube Meditação, por exemplo, que, além de todos os cursos e materiais PEP, tem conteúdos diários exclusivos e um grupo no WhatsApp no qual conversamos, tiramos dúvidas e trocamos experiências.

Além disso, você também pode se inscrever gratuitamente na Série Vencendo a Ansiedade para dar os seus primeiros passos e iniciar sua jornada de qualidade de vida e sucesso.

É só clicar no banner abaixo:

 

ansiedade

 

Foi um prazer enorme ter você aqui hoje!

Namastê!

Leia Também

Leave a Comment

Desenvolva esse Poderoso Hábito em sua Vida!

Um programa testado e desenvolvido passo a passo para criar este poderoso hábito em 20 dias.