Está começando a meditar ou quer ajudar alguém que ama a começar?

by @puraenergiapositiva

Começar a meditar pode ser um grande desafio, mas existem algumas dicas práticas que podem ajudar bastante com esse objetivo.

É justamente sobre isso que falaremos aqui a seguir, mas antes, vamos começar com uma linda afirmação para o dia de hoje:

 

“Eu me unifico com o todo

Eu recupero o meu poder”

 

Suas primeiras semanas de meditação serão desafiadoras.

Se você já meditou antes e não conseguiu parar de pensar, você não está sozinho. De fato, em meus 13 anos de prática, nunca meditei sem ter pelo menos um pensamento surgindo.

Dito isto, quando você está começando, é provável que você sinta que está falhando em limpar sua mente, mas lembre-se: limpar sua mente não é o ponto!

O objetivo da técnica PEP é melhorar sua vida. Realmente, toda vez que você se senta para meditar, você está tendo sucesso. Portanto, uma sessão que parece durar uma eternidade não é melhor ou pior do que uma sessão que passa com total facilidade.

Ainda assim, você deve esperar passar por alguns solavancos ao longo do caminho.

Pense na meditação como higiene para o seu corpo, que deve se tornar uma nova parte de sua rotina diária. É algo tão importante quanto escovar os dentes.

Para que isso aconteça, você precisa tornar sua prática de meditação inegociável.

Você também pode se interessar:

Sendo assim, defina seu alarme matinal para 20 minutos antes do seu horário normal de acordar e faça sua primeira prática. Sinta-se à vontade para escovar os dentes ou ir ao banheiro antes de começar, mas tente meditar antes de tomar café da manhã ou pegar uma xícara de café para não neutralizar os efeitos de sua sessão. 

Faça uma prática de reforço

Quanto à sua segunda meditação, programe-a em seu calendário para os primeiros 21 dias. Idealmente, você usará essa sessão como um reforço antes que o fim da tarde comece.

Sua segunda prática pode ser a qualquer momento entre meio-dia e oito da noite. Você não quer meditar muito tarde, caso contrário, sua mente estará conectada na hora de dormir e você não conseguirá adormecer ou você estará mais cansado e pode dormir durante a prática.

Muitas pessoas que são novas na meditação experimentarão uma desintoxicação emocional nos primeiros dias ou semanas de prática. Isso pode ser desafiador.

Além disso, algumas pessoas sentirão mais ansiedade do que o normal. Outros podem sentir-se esmagadoramente compelidos a dirigir suas vidas em uma direção diferente. Outros ainda podem experimentar lágrimas inexplicáveis, náuseas, sonhos vívidos ou confusão mental.

Com isso em mente, é melhor evitar tomar decisões importantes na vida nas duas primeiras semanas de sua prática. Certifique-se de alertar seu parceiro ou família sobre esses possíveis efeitos colaterais para que você tenha o apoio deles.

Se você não tiver nenhum desses sintomas, não há necessidade de se preocupar.

O que muda no organismo quando começamos a meditar?

De uma forma mais ampla, a meditação consiste em um conjunto de práticas de recondicionamento da mente. Segundo a neurociência, é possível observar uma série de mudanças no organismo de quem adere a essa prática, tanto no curto quanto no longo prazo.

Vamos entender melhor:

– Com 1 dia de meditação

Já no primeiro dia, a meditação ajuda a alterar o funcionamento cerebral. As mudanças foram constatadas por exames de eletroencefalograma.

Além disso, alterações cardiovasculares benéficas também foram registradas, como diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial. 

– Com 1 mês de meditação

Com um mês de prática, exames já mostram uma diminuição do esforço cardíaco para além do momento da meditação.

A partir deste ponto, considera-se que os efeitos já são duráveis e melhoram a longo prazo com a continuidade da prática. 

– Com 1 ano de meditação

A longo prazo, estudos confirmam que a meditação altera a frequência cardíaca basal, aumenta o controle do colesterol, diminui a pressão arterial e reduz a ansiedade e também a depressão.

Além disso, a estrutura cerebral da pessoa que medita também é alterada, com maior desenvolvimento das áreas do cérebro relacionadas à consciência corporal e do córtex pré-frontal.

 

Dicas para meditar hoje mesmo

Uma série de benefícios podem ser conquistados desde os primeiros dias de meditação, mas que também se intensificam a longo prazo.

Para isso, tudo o que você precisa fazer é começar e você pode fazer isso hoje mesmo.

Dessa forma, lembre-se que só temos o agora para tomar as atitudes de mudança que desejamos para as nossas vidas. Sendo assim, é preciso agir quando podemos.

Vamos ver dicas rápidas para começar a meditar hoje mesmo:

1 – Chega de desculpas

O momento ideal não existe e se ficarmos esperando por ele para fazer o que quer que seja em nossas vidas, nunca faremos nada.

O que temos é o agora e, por mais que não seja perfeito, é o único no qual podemos agir para conquistar nossos objetivos.

Sendo assim, faça o melhor que você puder com as condições que tem nesse momento, só não deixe de começar, ok?

Aqui na PEP temos inúmeras meditações em ação, que você pode fazer até mesmo enquanto realiza as suas tarefas diárias. Pode ser uma boa alternativa para iniciar.

2 – Comece com um guia

Quando estamos começando algo novo, toda ajuda é bem-vinda. Por isso, se você tem mais dificuldade, escolha uma meditação guiada.

Que tal começarmos a praticar aqui, juntos. Vem comigo:

Aqui na PEP temos uma grande variedade de opções e eu vou deixar uma playlist aqui para você:

ALGUMAS PLAYLISTS DE MEDITAÇÕES GUIADAS:

3 – Foque na sua respiração ou batimentos cardíacos

Caso opte por uma meditação guiada, foque-se na voz do seu guia. Entretanto, se estiver meditando por conta própria, direcione seu foco para a sua respiração, sentindo o ar entrando lentamente e preenchendo os pulmões e depois esvaziando-os lentamente em um processo contínuo. 

4 – Não lute e não crie atrito

Se algum pensamento atravessar sua mente durante a meditação, não lute contra ele e nem julgue. Ao contrário, seja apenas um expectador.

Tome consciência do que está passando em sua mente e, em seguida, deixe ir.

Lembre-se que atraímos aquilo para o que damos atenção, então, quanto mais você lutar para afastar os seus pensamentos, mais pensamentos virão. 

5 – Deixe-me ajudar

Talvez você nem imagine, mas temos aqui na PEP cursos incríveis que podem ajudar você a dar esse primeiro passo agora mesmo.

Lá, guio você de uma forma simples e prática nos seus primeiros passos por essa jornada de autoconhecimento e expansão de consciência.

VENHA PARA O CLUBE MEDITAÇÃO

Como já disse aqui antes, a meditação mudou a minha vida e me fez entender que meu propósito é ajudar o maior número de pessoas a conquistarem seus sonhos e objetivos.

Portanto, o Clube Meditação está com um precinho muito especial, para que todos possam fazer e começar sua jornada de sucesso.

Vamos juntos, queridos!

 

Namastê!

Leia Também

Leave a Comment

Desenvolva esse Poderoso Hábito em sua Vida!

Um programa testado e desenvolvido passo a passo para criar este poderoso hábito em 20 dias.