Falta de energia e ânimo? Veja dicas para ter mais disposição

by @puraenergiapositiva

Quantos dias você acorda e sente falta de energia para começar o seu dia e iniciar todas as tarefas que ainda tem pela frente?

Pois bem, o fato é que sentir desânimo às vezes é algo comum, porém, não podemos deixar que isso seja algo constante em nossas vidas.

Isso porque quando estamos desanimados, não trabalhamos em favor dos nossos objetivos e apenas cumprimos nossas obrigações, deixando o que realmente importa de lado.

Sei que pode parecer difícil ou meio complicado superar isso, mas quero que saiba que estou aqui para apoiar você.

Por isso é que hoje vamos falar um pouco mais sobre este assunto e entender qual a melhor forma de lidar com isso e vencer o desânimo.

Vamos lá?! 

Para começar, o que é desânimo?

Basicamente, o desânimo é um estado emocional que gera falta de motivação e energia para realizar as tarefas do dia a dia ou para avançar em busca de um objetivo.

Existem muitos motivos que podem levar uma pessoa a se sentir desanimada, mas isso varia muito de uma pessoa para a outra.

Isso porque o que é um problema para um pode não ser para o outro e vice-versa.

Contudo, se você está se sentindo desmotivado, o mais importante de tudo é estar disposto a entender o que causa essa falta de ânimo em você e encontrar caminhos para melhorar.

Pode ter certeza de que eu ajudarei você em todas as etapas desse caminho. 

O que causa falta de energia e desânimo?

Como já disse antes, as causas para falta de energia e ânimo podem ser bem variadas e ter origem em diversos fatores.

Aqui vou dar apenas alguns exemplos para que você possa analisar se algum deles serve para o seu caso:

– Estresse

Sentir-se constantemente pressionado, seja no trabalho, nos estudos ou na vida pessoal, é algo extremamente estressante e que pode ser uma das causas do desânimo. 

– Sono inadequado

Dormir pouco ou dormir mal também pode fazer com que sua energia e ânimo despenquem, deixando você completamente desanimado para o dia. 

– Questões emocionais

Muitas vezes temos questões emocionais não resolvidas que, mesmo estando profundamente enterradas em nosso inconsciente, ainda influenciam nossa vida e nosso desenvolvimento. 

– Falta de propósito

Quando você não tem um propósito ou um objetivo maior na vida, você vive seus dias fazendo apenas o necessário e se frustra, pois isso não leva você a lugar nenhum.

Ter um propósito ajuda você a se desenvolver e dá um sentido para suas ações, permitindo que você avance todos os dias. 

Quais são os sintomas do desânimo?

A falta de energia é o principal sinal de desânimo, que é quando estamos naquela fase em que qualquer coisa que fazemos parece requerer um esforço imenso.

A sensação de cansaço físico também pode ser bem comum, tal como a falta de vontade de realizar tarefas simples ou que antes eram prazerosas.

Vamos conhecer mais alguns sinais de desânimo:

  •       Insônia, representada pela dificuldade de dormir ou de permanecer dormindo;
  •       Alterações do apetite, podendo ser comer demais ou não sentir fome;
  •       Dificuldade para se concentrar e manter-se focado em algo;
  •       Desinteresse por atividades que antes eram prazerosas.

Vale lembrar que esses sinais podem se manifestar de maneira diferente de uma pessoa para a outra.

O mais importante é olhar para o seu interior e se conhecer melhor. Assim, todos os sinais que o corpo dá se tornam mais visíveis e você consegue ter mais clareza da sua situação.

Isso é trazer luz à consciência. É entender o seu processo e o seu caminho, que é único. 

O desânimo pode ser um sintoma de outra condição de saúde?

Sim, a falta de ânimo pode ser sintoma de outras condições de saúde, física e mental.

O uso de substâncias como álcool e drogas pode afetar sua energia, por exemplo.

Transtornos do sono também atrapalham o funcionamento do organismo e podem causar desânimo.

Outras condições que também podem causar esse problema são: depressão, ansiedade, transtornos alimentares e problemas de tireoide.

Lembre-se que é importante cuidar de você como um todo, buscando uma alimentação saudável, prática de atividade física, acompanhamento médico e, claro, cuidado espiritual.

Seja qual for o desafio que você está enfrentando agora, saiba que estou ao seu lado e quero ajudar você a superá-lo. 

Dicas para evitar e lidar com o desânimo?

Agora que já entendemos o que é o desânimo, suas causas e sintomas, vamos falar um pouquinho mais sobre as estratégias que você pode usar para lidar com isso e vencer a falta de energia:

1 – Tempo para você mesmo

Sim, a vida é corrida e tem dias que parece que as tarefas nos atropelam, mas você precisa dedicar um tempo para você mesmo.

Dica: por dois ou três dias apenas observe a sua rotina e veja tudo o que você faz. Depois, analise que tarefas são realmente indispensáveis e quais não são.

Assim, você pode deixar de lado algo que não acrescenta em nada no seu dia e fazer algo por você. Lembre-se que 15 minutos de carinho e cuidado com você já fazem a diferença. 

2 – Exercícios e alimentação

Alimentar-se bem e fazer atividade física é muito importante para combater a falta de energia. Um corpo ativo e bem regulado tem mais ânimo e energia para as tarefas diárias.

Dica: Tente caminhar ou movimentar-se um pouco mais no dia a dia, nas tarefas que você já faz mesmo e faça escolhas mais saudáveis nas suas refeições. Uma pequena mudança a cada dia já é um passo mais perto do seu objetivo. 

3 – Dormir bem

Claro que ninguém dorme mal à noite porque quer, mas muitas vezes as pessoas têm hábitos que prejudicam o sono e nem sabem.

Dica: um pouco antes de dormir, coloque uma iluminação aconchegante no quarto, deixe as telas (tv, celular, tablet…) de lado e faça algo relaxante.

Aqui na PEP temos meditações para ajudar no sono! 

4 – Tenha metas realistas

Você pode sonhar e ter o que quiser, mas o caminho até o seu objetivo é construído com pequenos passos. Por isso, manter metas realistas é muito importante para que você não desanime no percurso.

Dica: se você quer juntar dinheiro para comprar uma casa, por exemplo, pesquise o valor que você precisa para a entrada. Determine o quando você consegue economizar por mês e determine metas de curto e longo prazo.

Assim, você sabe com certeza que depois de um tempo, vai ter o que precisa para realizar este sonho. 

5 – Meditação e técnicas de motivação

Sou suspeita para falar pois tudo o que conquistei até hoje, fiz usando a minha energia e meu poder de cocriação.

Não estou dizendo que foi fácil, não. Longe disso. A vida nos desafia diariamente, mas o que precisamos fazer é encontrar uma fonte de energia para nos recarregarmos.

Dica: Durante todo o mês de maio (2023) estou oferecendo gratuitamente um conteúdo que é exclusivo.

Ele se chama Ânimo Diário PEP.

Todos os dias eu trago mensagens que vão ajudar você a se fortalecer e se energizar para enfrentar e vencer todos os seus desafios.

Se você quer participar, basta clicar no banner abaixo e fazer a sua inscrição.

O conteúdo está disponível somente no aplicativo PEP e apenas no mês de maio. Depois ele volta a ser exclusivo para os membros do Clube Meditação, ok?

Aproveite essa oportunidade pois tenho certeza de que vai mudar a sua vida!

 

Leia Também

Leave a Comment

Desenvolva esse Poderoso Hábito em sua Vida!

Um programa testado e desenvolvido passo a passo para criar este poderoso hábito em 20 dias.