Vencer o desânimo diário

ferramentas para recuperar a energia e a motivação

by @puraenergiapositiva

Vamos juntos vencer o desânimo?

O desânimo é um sentimento bastante comum e que todos nós já enfrentamos em algum momento de nossas trajetórias.

O que acontece é que não podemos permitir que essa situação se mantenha por tempo indeterminado em nossa vida.

Isso porque o desânimo constante nos afasta dos nossos objetivos e impede que avancemos diariamente na direção dos nossos sonhos.

Por isso estou aqui. Vamos juntos vencer o desânimo diário e recuperar nossa energia e motivação para uma vida de realizações.

Vem comigo!

 

Identificando as causas do desânimo e combatendo a exaustão mental

Conseguir identificar a causa do desânimo é o primeiro passo para superar esse problema e vencer esse obstáculo que atrapalha tanto o seu desenvolvimento pessoal.

A falta de ânimo pode vir, muitas vezes, de fatores externos, como trabalho e relações pessoais.

Contudo, ele também pode estar mais ligado a questões internas, como falta de propósito e inseguranças.

Para tornar mais fácil identificar as causas dessa condição, faça as seguintes perguntas a você mesmo:

1-     Qual a principal fonte do meu estresse recentemente?

2-     Qual é meu principal objetivo de vida?

3-     O que eu poderia tirar da minha rotina para me sentir melhor?

4-     O que eu poderia acrescentar na minha rotina para me sentir melhor?

5-     Eu estou cuidando de mim? Durmo o suficiente, me alimento bem e faço atividade física?

6-     Convivo com pessoas que me fazem bem e são positivas?

Respondendo essas perguntas simples você poderá identificar mais facilmente a causa do seu desânimo, que ajudará você a vencê-lo.

Se você sentir, por exemplo, que está sobrecarregado no trabalho, pode procurar uma forma de mudar isso.

você pode meditar para ter mais foco e fazer o seu tempo render mais. Pode delegar tarefas ou também pode eliminar processos que não acrescentam positivamente na sua jornada.

Por outro lado, se você não tem autonomia para fazer essas coisas, pode trabalhar em você para mudar a sua percepção dos fatos e não permitir que essas coisas roubem sua energia.

 

Quais são as melhores maneiras de superar adversidades?

A PEP oferece um kit de ferramentas acionáveis ​​para lidar com qualquer parte de sua vida que precise de reparos.

Vamos conhecê-las a seguir:

1 – Acolhendo a adversidade

Na maioria das vezes, o que nos impede de alcançarmos nossos objetivos não é o desafio em si, mas o fato de que evitamos dar o próximo passo para não passarmos pelo desconforto de sair de onde estamos.

Por isso, essa primeira ferramenta serve não só para ajudar você a passar por essas adversidades, mas também usá-las ao seu favor:

Aqui está o exercício:

Visualize a emoção em torno da tarefa ou situação. A emoção pode ser o medo de uma conversa difícil correr mal ou pode ser uma emoção menos racional, como ter medo de voar.

Qualquer que seja a dor, visualize-a em sua mente e peça que ela o envolva. Ao fazê-lo, aceite-o avidamente com a crença de que trará algo de bom. Concentre sua mente nesse bem à medida que avança e sai, agradecendo a dor ao buscar o que está do outro lado.

Independentemente do resultado, você ganhará poder para superar o bloqueio mental, o que já é uma vitória. Essa satisfação irá encorajá-lo a usar a ferramenta de novo e de novo até o ponto em que você acolherá naturalmente os pontos problemáticos. Enquanto isso, você está avançando, que é a força que impulsiona a própria vida.

 

2 – Canalizando o amor para vencer o desânimo

Escolha o amor para lidar com seus desafios.

Essa ferramenta ajuda você a se tornar resistente, podendo controlar as suas emoções e escolhendo uma reação mais positiva e construtiva no lugar de uma destrutiva.

Primeira dica: sempre que você sentir raiva ou ressentimento em relação a alguém, seja no presente, tendo uma lembrança ou antecipando uma interação, é hora de pegar essa ferramenta.

Em seguida, concentre sua mente no maior conceito de energia amorosa que você conhece e deixe-o preencher seu coração. Então, imagine a pessoa ofensora e direcione toda a sua energia amorosa para ela. Concentre-se no momento e respire.

 

3 – Abraçando todo o seu Ser

A maioria de nós têm inseguranças e deixamos que isso atrapalhe nosso desenvolvimento. Essa ferramenta ensina você a trazer todo o seu ser para as situações, incluindo as inseguranças.

Primeiro, visualize uma imagem real de você da qual não se orgulha. Uma vez que você se sinta confortável fazendo isso, você pode começar a imaginar esse Eu ao seu lado em qualquer situação em que antes você se calava ou engasgava.

Você pode usar essa ferramenta em qualquer situação em que deva obter um comando mais profundo de um público, seja uma palestra para um grande grupo, uma negociação comercial ou uma conversa pessoal individual.

 

4 – Criando um ciclo de gratidão para vencer o desânimo

O que faz você perder o sono à noite? Faça uma lista e adicione qualquer coisa que possa estar tirando a sua vontade de sair da cama pela manhã.

A quarta ferramenta, a gratidão, interrompe esse ciclo de preocupações e cria um novo ciclo que conecta você a uma energia multiplicadora de força.

Para criar o ciclo de gratidão, primeiro identifique o sentimento dentro de si. Se nada vier imediatamente à sua mente, faça uma rápida varredura em suas experiências de vida em busca de momentos em que você foi preenchido por uma emoção tão forte e positiva que é difícil rotular.

Em seguida, considere as coisas em sua vida que talvez não sejam tão magníficas mas são inspiradoras mesmo assim. Quanto mais simples melhor.

Quando você encontra motivos para ser grato pelas coisas mais mundanas e diárias, você está fazendo certo. Haverá menos tempo e energia para dedicar a coisas que você realmente não pode controlar e você sentirá uma sensação maior de paz geral.

 

5 – Mantendo o senso de urgência

Essa ferramenta é sobre motivação, afinal, você já conhece as quatro ferramentas essenciais, mas ninguém pode obrigar você a usá-las.

Pode ser difícil, mas será recompensador:

Imagine-se morrendo, mas não de uma forma rápida. Imagine que você só tem sua capacidade mental de pensar e nenhuma outra capacidade de fazer qualquer outra coisa.

Isso pode fazer você pensar na primeira ferramenta, onde colocamos a questão do que você teme ou está adiando. Talvez você considere como poderia ter lidado melhor com as interações com outras pessoas escolhendo o amor, conforme explicado na segunda ferramenta.

Talvez você se arrependa de ter atuado durante a maior parte de sua vida, nunca abraçando suas inseguranças e nunca indo atrás do que você sempre quis, por meio da terceira ferramenta.

De repente, você pode entender a quarta ferramenta, a gratidão, por tudo de bom que teve, mas não pode aproveitar agora.

Espero que esta quinta ferramenta não seja uma que você precise usar com frequência. É um exercício desagradável, mas altamente eficaz no combate a dois desafios comuns. 

Além dessas ferramentas, convido você a conhecer gratuitamente o Ânimo Diário PEP. Nele eu trago mensagens de motivação todos os dias para ajudar você a enfrentar os seus desafios!

Leia Também

Leave a Comment

Desenvolva esse Poderoso Hábito em sua Vida!

Um programa testado e desenvolvido passo a passo para criar este poderoso hábito em 20 dias.