Como curar mágoas e ressentimentos: meditação pode ajudar

by @puraenergiapositiva

Alguns sentimentos são difíceis de lidar, tornando-se mágoas e ressentimentos os quais precisamos dar atenção e carinho para que possa ser curados.

Mágoa no coração é aquela sensação desconfortável que surge ao lembrarmos de fatos passados que nos entristeceram. Repassamos o cenário da mágoa em nossas memórias diversas vezes, imaginando o que poderia ter sido dito para mostrar à outra pessoa que ela não pode te ferir dessa forma.

É um filme que não termina e quando você percebe, está cada vez mais pesado dentro de você, tornando-se o chamado rancor. Esse é um veneno que você toma todos os dias e, quando percebe, já é tarde demais: seu corpo está intoxicado.

Origem de mágoas e ressentimentos

Saber de onde uma dor vem, seja física, mental, ou emocional, é como a cicatrização se inicia.

Muitas vezes nossas dores são consequências de memórias de eventos passados. Desenvolvemos hábitos que nos impede de estarmos realmente presentes e em paz. Uma vez identificadas as feridas que nos causam dor, a cura pode acontecer.

Nosso senso de identidade é formado bem no início de nosso desenvolvimento. Se formos cuidados por pessoas que sofreram desafios passados, pessoas sofredoras com dores emocionais, é bem provável que não tenhamos recebido o amor e a atenção necessária. Como resultado, nossas necessidades básicas de amor não foram supridas e acabamos perdendo nosso amor puro.

É importante saber, porém, que eles fizeram o melhor que puderam. Nós não somos responsáveis pelas negligências.

O que fazer para curar uma mágoa?

 

“Se realmente queremos sentir amor, temos que primeiro saber perdoar”  (Madre Teresa de Calcutá)
O perdão é a maneira mais eficaz de se tirar todo o veneno que as mágoas e os ressentimentos criaram em seu coração.

Para perdoar alguém o primeiro passo é admitir para si mesmo a mágoa, mas não se deixar aprisionar.

Quando a nossa energia fica presa no passado, não há espaço para viver o momento presente. Você deixa de viver muitas experiências maravilhosas por estar focando em algo que só te faz mal.

Perdoar não é esquecer. Você pode se lembrar do que a pessoa fez conta você, mas jamais deixe que te consuma por completo. Sua atenção é uma poderosa ferramenta de cocriação. Com ela podemos criar a felicidade e fortalecer a saúde em nossas vidas!

Coloque luz nas dores passadas. Acredite que irá quebrar todas as dores, ressentimentos e arrependimentos que o acorrentam para viver todo amor próprio e aceitação.

Esse processo requer atenção ao que aconteceu e diálogos internos para nos livrarmos dessas correntes. Reconhecer que dores podem ter surgido de uma necessidade que não foi suprida abre nossa visão de como podemos ter nossas necessidades supridas agora.

Ganhar consciência irá fazer você se olhar e se escutar de maneira diferente. E isso é o segredo da cura. Faça o compromisso hoje de perdoar os outros e também a se perdoar!

E para te ajudar, disponibilizamos no Spotify várias meditação feitas exclusivamente para que você aprender a desapegar das mágoas passadas e se focar no presente!

Meditação – Livre para amar e sentir (Mês do Amor)

Ressentimentos e arrependimentos tiram a nossa paz, tornando impossível viver o presente momento. Quando nos desapegamos do passado e perdoamos, então podemos criar uma nova história rica em amor, felicidade e criatividade.

https://open.spotify.com/episode/43KPyHiPow2gzYDPhtTqId?si=Wb6hVKuYTF-fVvFdZDJAXQ

Meditação – Amor e as dores passadas (Mês do Amor)

Ressentimentos e arrependimentos tiram a nossa paz, tornando impossível viver o presente momento. Quando nos desapegamos do passado e perdoamos, então podemos criar uma nova história rica em amor, felicidade e criatividade.

https://open.spotify.com/episode/3W86rQUKMKuWhids1YXlne

Meditação – Feridas (Mês do Amor)

Essa meditação acompanha a primeira parte do livro A Maestria do Amor. Nesta meditação vamos ter compaixão das feridas emocionais causadas pela doença que todos nós somos infectados: o medo. Esse medo se manifesta na forma da raiva, ódio, ciúmes e hipocrisia. Quando nos tornamos cientes disso, podemos começar a entender os relacionamentos e descobrir a cura.

https://open.spotify.com/episode/4gxp02FPuFvNusfAl0UFjz

Meditação – Amor, perdão e cura (Mês do Amor)

Muitas vezes nossas dores são consequências de eventos do passado e as memórias desse passado causam dor. Assim, desenvolvemos certos hábitos que não nos servem mais, e estas memórias nos impedem de estarmos realmente presentes e em paz com nós mesmos.

https://open.spotify.com/episode/1R8hXYSeeSCbQPJtrY1Awe

Espero que este conteúdo lhe tenha ajudado a refletir sobre a importância de curar mágoas e ressentimentos. Desfrute das meditações acima e depois conte pra nós como tem se sentido.

Namastê

Leia Também

Leave a Comment

Desenvolva esse Poderoso Hábito em sua Vida!

Um programa testado e desenvolvido passo a passo para criar este poderoso hábito em 20 dias.