O que é meditação?

by @puraenergiapositiva

Você já parou para pensar o que é meditação? Não é só esvaziar a mente e não pensar em nada, como muitos acreditam. Existem técnicas de meditação que seguem esse princípio, mas não é a única forma de meditar. Se fosse assim, as meditações guiadas não teriam o efeito transformador que possuem, pois trabalham essencialmente com visualizações.

O que é meditação?

Meditação vem do latim “meditare”, o que significa “voltar-se para dentro e desligar-se do mundo externo”. É o famoso “viver o presente momento”, pois o momento atual é a única coisa que realmente possuímos. Isso nos auxilia no processo do autoconhecimento. É entrar em um estado alterado de consciência, acessar o seu mundo interior e se desligar do mundo exterior. Enquanto se medita é possível acessar o inconsciente, receber símbolos ou mensagens diretas.

“O Todo é Mente; o Universo é mental”, já dizia Hermes Trismegisto, famoso teólogo e filósofo egípcio. Sendo assim, não é pretensioso e exagerado dizer que podemos acessar o universo e diferentes dimensões pela nossa mente quando estamos em estado meditativo.

Estamos conectados pela grande teia universal, mas quando alteramos nosso estado mental, podemos acessá-la e utilizar a grande sabedoria divina ao nosso favor. Um grande exemplo que posso dar são os xamãs. Eles meditam para acessar o Mundo Xamânico, uma dimensão onde procuram por curas de doença e auxílio das entidades que vivem nesse mundo.

De onde surgiu a meditação?

Esse conhecimento não é novidade. Durante a história os seres humanos desenvolveram diferentes tipos de meditação, como por exemplo: Transcendental, Raja Yoga, Tântrica, Hare Krishna, Zazen, Vipassana, Budismo kadampa, Kundalini Yoga, Kriya ioga, Atenção Plena e muitas outras.

Por não existir um modelo padrão, a variedade de escolhas facilita para se encontrar a linha que melhor se encaixe com sua personalidade. Existem pessoas que gostam de meditar sentadas, deitadas, em pé, no banho, dançando, de olhos abertos, correndo, de pernas cruzadas…  As possibilidades são infinitas, pois somos diferentes uns dos outros, o que funciona para alguém pode não funcionar para o outro.

Podemos afirmar que sim, a meditação é para todos. Você não precisa se encaixar em um modelo, é possível encontrar o que melhor se encaixa na sua realidade e expectativas. Não se deve nunca desistir, mas sempre procurar a forma que melhor funciona e promover bem estar para você.

O que importa de verdade é entrar em conexão com seu eu interior, o seu subconsciente que encontra nesse momento único a oportunidade de se comunicar com você.

Aqui na Pura Energia Positiva possuímos o nosso Clube Meditação para todos aqueles que querem aprender a meditar se baseando na Lei da Atração.

Caso queira conhecer um pouco mais da Técnica Pep, clique aqui.

Finalizo com duas frases sobre meditação:

Existem atitudes do homem que o leva ao amadurecimento, uma delas é a meditação.Tailini Girardi
Meditação traz sabedoria; a falta de meditação deixa-o na ignorância. Saiba bem o que o conduz para a frente e o que o prende atrás, e escolha o caminho que o guie à sabedoria.Buda

Leia Também

Leave a Comment

Desenvolva esse Poderoso Hábito em sua Vida!

Um programa testado e desenvolvido passo a passo para criar este poderoso hábito em 20 dias.