Como dormir bem

Como dormir bem

outubro 22, 2020

Ter uma boa noite de sono é essencial para todos os aspectos da sua vida. Não só a sua vida depende literalmente do sono, mas também afeta o seu peso, saúde, humor e diretamente a sua energia, a frequência que você vibra. Para vibrar positividade, dormir bem é essencial.

Entenda a insônia

A insônia é a sensação de ser incomodado por um nível de sono insatisfatório.

Um critério comum para o diagnóstico de insônia é ter sono ruim pelo menos duas vezes por semana durante um período de três meses. No entanto, este é um padrão arbitrário; se você está extremamente agitado por falta de sono, mesmo duas vezes por mês, também é provável que você seja considerado como tendo insônia.

O primeiro sinal de insônia é não conseguir dormir quando quer dormir, o que geralmente vem de duas formas diferentes: não adormecer quando quer, o que é conhecido como insônia do início do sono, e não conseguir dormir o tempo todo a noite, ou insônia de manutenção do sono.

O segundo elemento da insônia é uma sensação de aborrecimento como resultado dessa experiência ruim de sono. Algumas pessoas têm duas noites terríveis de sono por mês e não pensam nada delas; como tal, elas não são afetadas. No entanto, há outras pessoas que podem dormir mal uma vez por mês e ficar incomodadas com sua provação, e isso é indicativo de insônia.

A condição geralmente é causada por ansiedade, estresse ou certos problemas médicos. No entanto, ainda pode ser superado aprendendo sobre o sono ou registrando possíveis gatilhos, bem como identificando formas de lidar com eles. Infelizmente, muitas pessoas resolvem a situação optando por tomar comprimidos para dormir, o que nem sempre resolve o problema, pois não foi identificada a causa.

Como dormir bem com apenas alguns ajustes simples, que estão todos ao seu alcance e inteiramente sob seu controle.

Praticar uma boa higiene do sono é necessário para uma noite de sono satisfatória.

O termo higiene do sono se refere ao processo de controle do ambiente e do comportamento antes de dormir para ter o melhor sono possível. Para otimizar seu sono, você deve começar preparando seu quarto.

Seu quarto

Como a luz o mantém acordado, seu quarto deve estar mergulhado na escuridão completa. Isso ocorre porque seus olhos percebem quando está escuro e enviam sinais para seu cérebro, o que por sua vez faz com que sua glândula pineal produza melatonina – o produto químico responsável por fazer você se sentir sonolento.

Se você for exposto até mesmo à menor quantidade de luz, esse processo será interrompido, por isso é uma boa ideia desligar o telefone ou colocá-lo em outro cômodo antes de dormir, e não assistir TV na cama.

É igualmente importante ter certeza de que você se sente confortável em seu quarto também. De firme a macio, existem centenas de colchões diferentes para escolher, então você não deve achar difícil escolher o ideal para você. Não se esqueça da roupa de cama também!

Se a vibração geral do seu quarto – ou até mesmo o sono – inspira sentimentos negativos, pode ser hora de uma reforma completa. Experimente pendurar cortinas novas, trocar de mobília ou até pintar as paredes com uma cor diferente ou, quem sabe ter uma planta no seu quarto, por que não? No artigo da semana passada aqui  no nosso blog, trouxemos  Os benefícios das plantas para dormir, pode ser um detalhe bem inovador e que dará uma boa repaginada no seu quarto, trazendo inclusive, toda  a  positividade da natureza e te ajudará a dormir bem!

Crie rotinas favoráveis

Uma vez que seu corpo anseia por rotinas, outra ideia útil para dormir melhor é desenvolver uma rotina de sono. Durante sua infância, você provavelmente teve uma programação bem-sucedida na hora de dormir: jantar, banho, história para dormir e depois dormir. Por que não desenvolver um na idade adulta também?

Um bom lugar para começar seria exercitar-se pela manhã e ler um livro até sentir sono à noite. Faça o que fizer, apenas certifique-se de manter-se consistente para que seu corpo possa se ajustar a nova programação criada por você, para favorecer seu sono.

Melhorar a higiene do sono é uma ótima maneira de melhorar o sono, mas para alguém que sofre de insônia, há etapas adicionais que precisam ser seguidas.

Estabeleça horários

Para um sono repousante de alta qualidade, é vital ter uma programação de sono consistente.

Se você não acordar no mesmo horário todas as manhãs e, em vez disso, deixar que suas variações de sono determinem sua programação, então você precisa de alguma consistência!

Ter um horário regular para acordar é extremamente benéfico para o sono em geral. Para dormir bem, você precisa estar no controle de sua rotina de sono; depois de conseguir isso, ter uma noite de sono ruim não terá repercussões.

No entanto, se continuar a permitir que o sono controle sua programação, você está permitindo que ele controle sua vida.

Para começar, escolha um horário para acordar que funcione para você. Certifique-se de que se encaixa no seu trabalho e outras responsabilidades, ou simplesmente reflete as preferências que você tem pela manhã. Se quiser tomar banho ou desfrutar de um café da manhã tranquilo, defina a hora para acordar um pouco mais cedo para permitir essas atividades.

Descubra quanto de sono você precisa

Ao estabelecer seu horário de sono, também é uma boa ideia descobrir quanto sono você precisa. A quantidade necessária varia de pessoa para pessoa, portanto, para saber, faça um exercício conhecido como restrição do sono.

A maneira como isso funciona, é primeiro definir um horário para acordar – digamos 6h30. Agora, conte cinco horas e meia para trás a partir desse horário, que neste caso seria 1h00. É quando você vai dormir sem cochilos durante todo o dia.

Em seguida, comece a adicionar intervalos de 15 minutos à quantidade de sono que você está tendo, fazendo isso definindo sua hora de dormir mais cedo e mais cedo, enquanto a hora de acordar permanece a mesma. Continue fazendo isso até que a sonolência que você sente durante o dia passe. Assim que chegar a este ponto, você saberá a quantidade de sono de que precisa. Para a maioria das pessoas, é entre seis e meia e oito horas por noite.

Pode ser difícil ter um horário de sono consistente, mas é uma das melhores maneiras de melhorar a qualidade do seu sono – e sua qualidade de vida em geral. A seguir, veja como a meditação irá te ajudar, e muito, a dormir bem e acordar melhor ainda!

Adicione meditação a sua rotina para dormir bem

A Pura Energia Positiva já produziu várias meditações que te levarão ao Sono Profundo e Restaurador e enfatizo a importância em criar o hábito de ouvir nossas meditações específicas para o sono profundo já no seu quarto, deitado e preparado para dormir bem, todas as noites, isto é, criar uma rotina meditativa para ser beneficiado adequadamente.

Veja por exemplo, esta meditação publicada por nós, recentemente:

Meditação – Sono profundo e Limpeza Energética

Além de guiá-lo ao sono profundo, esta meditação traz a limpeza e a purificação de toda energia que não te serve, renovando as energias e preparando você para um dia cheio de vitalidade e energia positiva.

Na próxima semana, vamos revelar aqui no blog, como as meditações PEP de Sono Profundo trabalham no subconsciente. Fique de olho!

Namastê

Equipe Pura Energia Positiva

Deixe uma resposta

avatar
  Se inscrever  
Notify of