Os benefícios das plantas para dormir

by @puraenergiapositiva

Existem muitas plantas que ajudam a dormir e o mais interessante é que cada planta ajuda de maneiras diferentes, algumas plantas são melhores para purificar o ar e ajudá-lo a respirar melhor à noite, pois liberam muito oxigênio e absorvem o dióxido de carbono que exalamos durante o sono e, as belas flores que embelezam e espalham aromas relaxantes e harmonizadores do ambiente. Vamos ver quais plantas para dormir e seus respectivos benefícios.

Ter plantas em seu quarto pode beneficiá-lo de várias maneiras:

  1. Plantas perfumadas, como jasmim, gardênia e lavanda, exalam uma fragrância que acalma os nervos e ajuda as pessoas a dormir.
  2. Ter plantas no quarto pode ter um efeito positivo sobre o humor e a saúde (veja o estudo da Universidade de Columbia para transtorno afetivo sazonal). Um estudo da Kansas State University concluiu que pacientes cirúrgicos que tinham plantas e flores em seus quartos tinham pressão arterial, índices de dor e ansiedade mais baixos do que os pacientes do grupo de controle que não as tinham.
  3. Algumas plantas emitem vapor d’água. O vapor de água pode ajudar a prevenir o ressecamento das membranas mucosas do nariz e da garganta, deixando a pessoa mais suscetível a vírus, bactérias e alérgenos.
  4. Algumas plantas produzem íons negativos, que são predominantes em cachoeiras e após tempestades. Existem purificadores de ar que produzem íons negativos que se aderem a esporos de fungos, bactérias, vírus e outros alérgenos e reduzem as chances de as pessoas serem afetadas. Grandes quantidades de íons negativos, que é o ozônio, fazem mal à saúde. O FDA exige que os dispositivos médicos internos só possam produzir no máximo 50 ppb (partes por bilhão) de ozônio, mas as plantas emitem bem menos do que isso.
  5. Algumas plantas absorvem toxinas do ar, como benzeno, tricloroetileno e formaldeído. Você encontrará maiores informações neste link.

Selecionamos 8 plantas para dormir, saiba como elas ajudam você

Ter uma noite de sono melhor tem vários benefícios. Quando você tem uma boa noite de sono, fica mais alerta e concentrado durante o dia, tem mais energia e seu humor geral melhora, consequentemente toda esta positividade deixará você com mais motivação e felicidade, o que passa a refletir em todos os aspectos da sua vida. Todas essas qualidades positivas começam com uma noite tranquila na cama. Para ajudá-lo a começar, elaboramos uma lista de algumas plantas que o ajudam a dormir!

Jasmim (Jasminum)

As flores de jasmim são conhecidas por seu cheiro doce, frequentemente encontrado em perfumes e velas. Este aroma agradável é ótimo para refrescar seu quarto e ajudá-lo a ter uma noite de sono repousante. O cheiro de jasmim reduz a ansiedade para ajudá-lo a dormir e, por sua vez, aumentar seu desempenho mental durante o dia.

Gardênia (Gardênia Jasminoides)

Gardênias são flores perfumadas que você comumente encontrará em jardins de flores. Essas flores emitem um cheiro fresco que reduz o estresse e induz o sono. As flores de gardênia são excelentes alternativas naturais para pílulas para dormir como Valium. Você tem menos probabilidade de acordar no meio da noite e mais probabilidade de ter um sono reparador com flores de gardênia. Em vez de procurar um remédio para dormir quando a insônia aparecer, tente levar um pouco de gardênia para o seu quarto, ela é uma ótima planta para dormir e age como um remédio natural para os problemas do sono.

Lavanda (Lavandula)

A Lavanda é uma planta popular para dormitórios, frequentemente usada para ajudar a criar um ambiente relaxante e induzir um sono melhor por meio de difusores de óleo essencial e sachês colocados sob travesseiros. Esta planta ajuda a relaxar durante o dia e rapidamente faz você dormir à noite. O cheiro de lavanda reduz o estresse e o choro dos bebês, ajudando-os a dormir. A melhor parte? O cheiro de lavanda também diminuiu os níveis de estresse das mamães! Isso é o que chamamos de ganha-ganha para todos. Cheirar a lavanda antes de ir para a cama ajuda a ter um sono mais profundo e a sentir mais energia pela manhã.

Palmeira Areca (Dypsis lutescens)

Esta grande palmeira traz um toque tropical ao seu quarto com suas folhas de aparência exótica e sua capacidade de agir como um umidificador natural. Esse recurso é ideal para quem sofre de problemas de sinusite à noite. As palmeiras areca também são ótimas para purificar toxinas do ar, como o formaldeído.

Pothos dourado (Epipremnum aureum)

Essas plantas para quartos de baixa manutenção são outra ótima opção para purificar o ar, principalmente para remover o monóxido de carbono e o formaldeído. Esta é uma das principais plantas purificadoras de ar, além das belas folhas que ficam muito bem em cestos pendurados e prateleiras.

Orquídea (Orchidaceae)

Esta flor tropical ajuda você a dormir, produzindo muito oxigênio para você. As orquídeas absorvem dióxido de carbono durante o dia e liberam oxigênio à noite. Mantenha orquídeas em sua mesa de cabeceira para facilitar a respiração à noite e lindas flores para acordar de manhã.

Aloe Vera (Aloe vera)

Todos nós pegamos o gel de aloe vera pelo menos uma ou duas vezes em nossas vidas para aliviar uma queimadura de sol, mas você sabia que as plantas de aloe vera também são ótimas plantas para dormir? O Aloe vera libera oxigênio à noite, que purifica o ar e nos ajuda a respirar melhor enquanto dormimos. Esta planta em particular é ótima para purificar benzeno e formaldeído.

Bromélia (Bromeliaceae)

Bromélias são outro tipo de planta tropical que limpa o ar. Essas plantas aumentam o oxigênio à noite, enquanto absorvem dióxido de carbono durante o dia. Isso significa que essas belezas exóticas estão sempre trabalhando para manter o ar limpo. Combine isso com uma palmeira que mencionamos anteriormente para criar uma experiência limpa e tropical em seu quarto todas as noites.

Agora é hora de escolher uma ou mais plantas que atenda às suas necessidades de auxílio ao sono.

Aliado a este artigo, disponibilizamos meditações específicas para um Sono Profundo que você encontrará com facilidade e gratuitamente no Insight Timer,  trazendo um sono tranquilo e reparador.

Namastê!

Equipe Pura Energia Positiva

Leia Também

Leave a Comment

Desenvolva esse Poderoso Hábito em sua Vida!

Um programa testado e desenvolvido passo a passo para criar este poderoso hábito em 20 dias.