Como saber se você tem medo de amar e se livrar de mágoas do passado

by @puraenergiapositiva

Você tem medo de amar? Sente que logo que começa a se aproximar de alguém é como se um alerta ligasse na sua cabeça?

Com algumas pessoas isso acontece mesmo, ao passo que outros nem percebem esse alerta.

Muitas pessoas, quando percebem que a relação é recíproca, simplesmente se afastam, perdem o interesse pelo outro ou até começam a ficar incomodados com defeitos e problemas que não existiam antes.

Claro que não estou dizendo que devemos aceitar qualquer tipo de relacionamento, mas se isso é algo que queremos, é sempre bom olharmos para dentro e avaliar porque isso nunca acontece.

E então, será que você tem medo de amar?

Vem comigo que vou falar um pouco mais sobre esse assunto.

 

Por que temos medo de amar?

Primeiramente, entenda que só de você estar se questionando sobre isso já é um bom começo para se libertar desse medo.

O fato é que vivendo no medo não conseguiremos nunca viver nosso relacionamento dos sonhos.

Dessa forma, acabamos repelindo pessoas interessantes de nossas vidas, inviabilizando a possibilidade de uma relação verdadeiramente feliz.

E olha que não estou falando apenas de amor romântico, visto que o amor deve estar presente em todos os aspectos da nossa vida.

Pois bem, para a maioria das pessoas é que esse medo de amar impede de criar uma nova realidade.

Dessa forma, a pessoa repete mais do mesmo sempre, se envolvendo sempre em relações terríveis.

Sabe o que é isso? É medo do novo e do desconhecido.

Quantas vezes já falamos aqui no blog, nos cursos e nas meditações que devemos estar abertos para abraçar o desconhecido?

O que acontece é que o desconhecido dá medo, não é mesmo? É mais fácil ficar onde estamos, que é nossa zona de conforto.

Agora eu pergunto: é mesmo confortável para você não conseguir viver tudo aquilo que você sonha e merece?

Eu sei que não e é por isso que digo que não podemos deixar que nossos medos nos paralisem.

O que eu posso afirmar é que você nunca vai se sentir pronto para dar esse passo de mudança. Não existe “O” momento ideal. O que existe é o agora e é neste momento que podemos fazer algo diferente.

 

Outros motivos pelos quais temos medo de amar

Como já disse, o principal motivo pela qual ficamos com medo de amar é por termos medo do novo e do desconhecido.

Contudo, afirmo para você que a mudança é a única constante em nossas vidas.

Como diz a música de Lulu Santos: Tudo muda o tempo todo no mundo. Então, sejamos “como uma onda no mar”, que aceita a influência das luas na maré e que vai e vem, estando sempre no seu lugar perfeito, como deve ser.

Vamos ver mais alguns motivos pelos quais temos medo de amar:

1 – Autossabotagem

Muitas vezes nem percebemos, mas sempre que algo parece começar a dar certo em nossas vidas, nós desistimos, colocamos defeito ou ficamos desanimados.

É preciso entender de maneira mais profunda por que motivo você está se sentindo assim e que crença limitante pode habitar em você que impede seu sucesso em algum aspecto da vida.

Muitos de nós, principalmente por experiências na infância, crescemos acreditando que não somos bons o suficiente e que não merecemos receber amor de verdade.

 

2 – Experiências passadas

Se você já entregou o seu coração antes, seja um namorado, marido ou amigo e essa pessoa decepcionou você, pode ser que esse seja o motivo de você ter medo de amar.

Contudo, tomar consciência disso é caminho para não deixar que o seu passado defina quem você é hoje. Tudo é mutável.

Quando alguém nos trai, isso fala sobre o caráter da pessoa e não sobre nós.

 

3 – Dificuldade de ser vulnerável

Muitas pessoas têm medo de se expor e mostrar seus sentimentos aos outros. Por isso constroem muros ao seu redor que os impedem de se conectar profundamente com qualquer um.

Abrir-se emocionalmente e ser vulnerável também é um ato de muita coragem.

 

4 – Crenças limitantes

Já falei um pouquinho sobre isso anteriormente, mas é um assunto que merece um tópico só para ele.

O fato é que, em maior ou menor intensidade, todos nós crescemos com alguma crença limitante, seja em relação ao amor, dinheiro, sucesso profissional ou outros.

Isso pode simplesmente nos impedir de progredir e alcançar aquilo que queremos.

Acontece que desejamos algo conscientemente, mas inconscientemente não nos permitimos ter isso. Então, nada flui para o que desejamos.

 

Como perder o medo de amar?

Existem algumas dicas que podem ajudar você a perder o medo de amar. Veja as melhores a seguir:

1 – Aceite seus sentimentos

Praticar o não-julgamento é muito importante pois nós não controlamos o que sentimos. O que podemos controlar é como agimos sobre isso.

Mantenha-se aberto a explorar e entender melhor a origem disso.

2 – Use a Fórmula do Amor

Existe um conhecimento que pode ser usado para atrair o amor para a sua vida. Basta você entender que alguns padrões de pensamento repelem o amor e que você pode aprender a vibrar na frequência dele.

Sabe onde eu ensino isso? No curso “A Fórmula do Amor” onde ensino a você todos os conceitos necessários e como usar a Lei da Atração para se tornar uma pessoa magnética. 

 

3 – Autoconfiança

Sentir-se mais confiante também é muito importante para se valorizar mais e entender que você é muito merecedor de todo amor que o universo pode lhe dar.

 

4 – Autocuidado

Essa também é uma forma de melhorar sua relação com você e fazer você se sentir mais autoconfiante. Além disso, permite que você se conheça e proporciona bons momentos de bem-estar.

 

5- Autoconhecimento

Sem dúvidas, esse é o principal caminho para explorar o que habita no seu interior e levar a luz da consciência às suas crenças limitantes e sentimentos mais profundos.

 

Parece muita coisa ou acha que é difícil fazer isso?

 Primeiramente, quero pedir que você respire fundo e entenda que é normal sentir tudo isso. A vida não vem com um manual de instruções e, às vezes, não sabemos bem o que fazer, não é?!

Está tudo bem. Até agora tudo foi como tinha que ser e você fez o melhor que podia com o nível de consciência que tinha em cada situação.

Contudo, quero que você entenda esse texto de hoje como um chamado. Você pode ter todo o amor que deseja e merece. Eu sei disso.

Por esse motivo quero ajudar você e estou disponibilizando somente neste mês de junho/23 o Desafio Manifestando o Amor GRATUITAMENTE.

Esse é um desafio incrível para atrair o amor para sua vida e depois do fim do mês ele volta a ser exclusivo para os membros do Clube Meditação.

Aproveite essa oportunidade e percorra essa jornada incrível de autoconhecimento para Manifestar o Amor em todos os aspectos da sua vida!

Se inscreva clicando no Banner Abaixo:

medo de amar

Leia Também

Leave a Comment

Desenvolva esse Poderoso Hábito em sua Vida!

Um programa testado e desenvolvido passo a passo para criar este poderoso hábito em 20 dias.