A importância de aprender a ser só

by @puraenergiapositiva

Você sabe a importância de aprender a ser só? Primeiramente, ser só é muito diferente de estar sozinho e entender isso é a chave para uma vida mais feliz. O mindfulness, por sua vez, é a melhor ferramenta para auxiliar esse processo.

Acontece que solidão é diferente de solitude e é muito essencial entender que nosso futuro, nossos resultados e nosso bem-estar dependem unicamente de nós mesmos.

Isso pode parecer um pouco complexo à princípio, mas vamos falar e explicar um pouco mais sobre o assunto logo a seguir. Então, continue lendo e confira todos os detalhes!

 

Por que devemos aprender a ficar sozinhos?

Começando com uma máxima: antes só do que mal acompanhado!

Quem é que nunca ouviu esse ditado, não é mesmo?! Embora possa parecer clichê, ele é muito verdadeiro e, dependendo da companhia, estamos muito melhor sozinhos.

Por isso a importância de aprendermos a ser boas companhias para nós mesmos.

Quantas vezes você já deixou de fazer algo que queria muito porque um amigo não quis acompanhar você ou porque o seu parceiro(a) não estava com vontade?

Você não pode e não deve nunca colocar a sua felicidade e sua realização na mão de outra pessoa. Você não precisa de ninguém para ir ao cinema ver aquele filme que deseja, nem para ir ao restaurante comer aquele prato que ama e nem mesmo para viajar para aquele destino que sonha há tanto tempo.

Claro que é muito gostoso fazer aquilo que gostamos com as pessoas que amamos, não há dúvidas!

Mas o que acontece com muitas pessoas que não conseguem desfrutar da própria companhia e fazer as coisas sozinhas é que se contentam com qualquer companhia.

Assim, se veem presas a amigos interesseiros, parceiros abusivos e outras relações que fazem mais mal do que bem, apenas por necessidade.

Por outro lado, quando você aprende a ser só e se sente completo assim, só aceita relacionamentos que sejam verdadeiramente benéficos. Isso porque não precisa deles, mas quer dividir sua vida com alguém.

 

A diferença de ser sozinho e ser solitário

Estar sozinho é um fato observável. Ele tem relação com um estado de isolamento físico, ou seja, quando você não está na companhia de ninguém.

Ser solitário, por sua vez, é o sentimento de não ter ninguém para contar, normalmente acompanhado de uma sensação de tristeza ou emoção negativa.

É possível, contudo, ser e estar só e ao mesmo sentir-se completo, feliz e realizado.

Saiba que esta é a melhor base para construir qualquer tipo de relacionamento que você desejar.

Somente estando completo é que você pode conectar-se verdadeiramente com o outro, sem esperar nada em troca, pois essa é a fonte dos maiores sofrimentos.

 

Vamos entender os benefícios de aprender a ser só

Existem muitos benefícios em aprender a ser só e vamos conhecer alguns deles logo a seguir:

– Tempo para recarregar

Até mesmo as pessoas mais extrovertidas precisam de tempo para olhar para dentro e se reconectar. Isso traz benefícios para a mente e o emocional.

O dia a dia já pode ser bastante cansativo e se você dedicar todo o seu tempo dando atenção a alguém, o que sobra para você mesmo?

 

– Chance de ser um pouco egoísta

Pense em quantas coisas você faz, em um único dia, para os outros: marido ou esposa, filhos, chefe, amigos, colegas e etc. Agora pense em quantas coisas você faz por você.

A conta fecha?

Embora possa parecer errado, ser um pouco egoísta é necessário para que você tenha o tempo que necessita para conectar-se com você mesmo e atender aos seus próprios desejos e necessidades.

 

– Oportunidade vislumbrar um futuro para si

Com tantas tarefas e responsabilidades na rotina, você já pensou se está criando o futuro que tanto deseja? É nos momentos a sós, dando atenção aos próprios pensamentos, que você consegue determinar o que realmente importa e o que você quer para o seu futuro.

A prática da atenção plena ajuda você a cocriar o futuro que tanto sonha, acessando um estado mental onde tudo é possível.

 

– Melhora o autoconhecimento

Outro ponto muito importante é que devemos nos conhecer cada vez mais. Somente assim é que poderemos criar relacionamentos saudáveis usando uma base muito estável.

Há um ditado que fala que cada pessoa é a média das pessoas com quem ela convive. Isso não deixa de ser verdade, mas quando você não tem um tempo só para você, pode acabar deixando seus próprios desejos e convicções de lado.

Sozinho, você pensa mais sobre sua vida, seus rumos, ideais, gostos e tudo se torna muito mais claro.

O mindfulness é uma excelente ferramenta para isso, pois leva você a um estado de verdadeira conexão com o seu Eu verdadeiro.

 

– Ajuda a fortalecer o emocional

A inteligência emocional é uma coisa que precisa ser constantemente trabalhada. Além disso, tem tudo a ver com a capacidade de identificar os próprios sentimentos e emoções para determinar a melhor forma de lidar com eles.

Pesquisas mostram que as pessoas que passam mais tempo sozinhas são mais inteligentes emocionalmente do que aquelas que não fazem isso.

Praticar a meditação é a melhor forma de conquistar e trabalhar a sua inteligência emocional. Ajuda, inclusive, a lidar com os sentimentos menos elevados relacionados à sensação de solidão.

Para lhe ajudar nesse processo, a PEP criou um curso fantástico chamado Meditação para IniciantesChegou a hora de você aprender a técnica que irá revolucionar sua vida! A Meditação é uma ferramenta que pode ser aprendida e incluída nas atividades do dia a dia. Ao meditar, você acalma sua mente, e é no intervalo dos seus pensamentos que você transforma sua vida.

 

– Ajuda a apreciar o outro de verdade

Nada mais eficaz para a afeição do que a ausência. Nada mais genuíno para o amor do que relações sem interesses.

Aprender a ficar só ajuda você a apreciar verdadeiramente os momentos em que está com alguém. Além disso, as relações se tornam mais genuínas.

Sabe por quê? Porque você não precisa estar com essa pessoa, mas mesmo assim, você quer! Não é mais uma relação baseada em algo que falta, mas sim baseada naquilo que transborda e é abundante.

 

– Aumenta a autoconfiança

Quando você passa mais tempo só, pode entender quem você é de verdade. Você também entende que estar só não é chato e nem aborrecido. Você é uma excelente companhia também.

Amar esse tempo com você mesmo aumenta a sua autoestima e dá mais confiança!

Sem dúvidas, esse é um ótimo benefício para relacionamentos saudáveis.

No curso A Fórmula do Amor desenvolvemos um trabalho sobre o amor em vários sentidos, inclusive a importância do autoamor e autoaceitação, o que produz em nós a autoconfiança.

 

Por fim, sabemos que aprender a ficar só pode ser uma jornada desafiadora. Contudo, também sabemos que é um ótimo caminho para se reconectar com seu Eu, descobrir quem é de verdade e se amar mais!

Seja qual for seu objetivo nessa jornada, a PEP está com você, ajudando e guiando seus passos sempre. Por isso, conheça a Rota da Liberdade, que trabalha em todos os aspectos da vida. A Rota é um projeto totalmente direcionado aos membros do Clube Mediação – Experimente por 7 dias grátis e tendo acesso a esse conteúdo sensacional – Lá você poderá trabalhar sua vida pessoal, profissional, amorosa, sua saúde física, sua saúde mental e muito mais. 

Venha conquistar sua liberdade e ser cada vez mais Pura Energia Positiva! Acompanhe nossos conteúdos também pelo Instagram!

Leia Também

Leave a Comment

Desenvolva esse Poderoso Hábito em sua Vida!

Um programa testado e desenvolvido passo a passo para criar este poderoso hábito em 20 dias.