Você sente desânimo e vontade de desistir diariamente? Pois então a primeira coisa que você precisa saber é que não está sozinho e que existe uma solução muito simples para isso: o mindfulness.
É fato que a vida tem seus muitos obstáculos e desafios a serem superados no caminho da realização dos sonhos. Contudo, quando essas batalhas ficam mais intensas e nossos objetivos tão distantes, é realmente normal se sentir desmotivado a prosseguir.
Nesse momento, uma série de questionamentos vêm à cabeça, desacreditamos do nosso potencial e não vemos formas de fazer as coisas darem certo como gostaríamos.
O importante nesses momentos de desânimo e vontade de desistir é entender que existe uma saída e que, através da meditação, você pode conquistar a vida com a qual tanto sonha.
Por que sentimos vontade de desistir?
Existem certos momentos da vida que realmente colocam todas as nossas convicções à prova e é muito comum sentir-se desmotivado, com vontade de desistir e triste.
O ser humano tem uma grande capacidade de se superar, mas quando vive em estado de estresse e constante tensão, o corpo é inundado por hormônios que apenas reforçam ainda mais esse estado.
Entramos no modo de sobrevivência, no qual a nossa atenção fica muito aguçada e o batimento cardíaco fica acelerado. Isso acontece porque sentimos como se fossemos uma presa e que estamos sob o iminente ataque de um predador.
Como já explicamos em alguns episódios de Vestindo-se de Guerreiro, todo esse processo é natural e muito útil quando estamos em uma situação de perigo real.
Contudo, quando estamos constantemente sob estresse, sem dar ao corpo a chance de relaxar e se recuperar, o resultado é desastroso.
O mais importante é que isso não tem a ver com a quantidade de desafios que enfrentamos no nosso dia a dia e sim com a forma como os enfrentamos.
As dificuldades existem e sempre vão existir, porém precisamos trabalhar e nos aprimorar diariamente para aprendermos a lidar com elas.
Quando não fazemos isso, naturalmente sentimos que estamos desconectados, ficamos tristes e o ânimo realmente vai embora, desaparece.
Por outro lado, quando você está em um estado de conexão com o seu Eu verdadeiro, cocriando o seu futuro e alinhado com o seu propósito, nada tem o poder de tirar você do seu eixo.
Então, entenda que tudo passa por você e pela forma como você lida com seus desafios. Por isso é importante se fortalecer, cuidar da sua essência e se conectar com o seu Eu para conhecer o seu potencial, pois ele é ilimitado!
Estágios que você pode enfrentar na sua jornada
O caminho do mindfulness também pode ter seus desafios, especialmente para quem é iniciante na prática. Contudo, é recompensador e a sensação que predomina após o término da meditação é de plenitude.
Dessa forma, para encorajar e preparar você, desenvolvemos o curso Meditação para Iniciantes. Venha e se abra para esse mundo novo e gratificante do mindfulness!
Para que você não deixe o desânimo e a vontade de desistir vencerem, vamos conhecer alguns estágios que realmente fazem parte dessa jornada de descoberta e autoconhecimento:
– Incompetência inconsciente
Esse é o total oposto da consciência plena. Quando estamos aqui, apenas repetimos padrões de pensamentos e comportamentos inúteis.
Sabe quando você se dá conta de que alguns ciclos se repetem na sua vida, sempre iguais? É porque você está nessa etapa!
Depender constantemente desses padrões pode prejudicar diversos aspectos da vida, incluindo mental, espiritual, físico e emocional.
– Incompetência consciente
Conforme você vai praticando o mindfulness, vai tomando consciência da inutilidade de certos padrões. Contudo, nesse estágio você ainda não consegue mudá-los.
Aqui você enfrenta o grande desafio que é se tornar consciente, dividindo-se entre reviver o passado ou ensaiar o futuro. O julgamento ainda é presente, bem como sentimentos menos elevados, como a raiva.
Normalmente é aqui que temos vontade de desistir.
Se trata de um processo contínuo e diário para desenvolver compaixão e mudar nossa vibração.
A atenção plena aumenta a Compaixão e isto é bom para você. Compaixão, é uma força de conexão e cura. Com ela eu me conecto profundamente comigo mesmo e com os outros. Eu tenho compaixão de mim e tenho compaixão pelos outros.
– Competência consciente
Incorporando a prática da atenção plena à sua vida, você perceberá que apesar de ainda ter pensamentos e sentimentos menos elevados, você não se prende mais a eles.
Dessa forma, você não é mais o que você sente, você é apenas a consciência por trás disso. A partir desse momento, já compreendemos a natureza transitória destas sensações e não acontece mais uma identificação tão íntima com elas.
Aqui uma amostra, uma meditação de mindfulness:
Estar consciente do poder é tudo. Estar consciente de que você pode permite que você possa transformar completamente a natureza e a qualidade de sua vida. Quando você reconhece, tudo muda!
– Competência consciente
Nesse estágio, o mindfulness já faz parte da sua vida e das ações do seu dia a dia sem esforço. Dessa forma, você elimina as reações inúteis e sentimentos não elevados.
Aqui você sabe como lidar com as situações que antes desestabilizaram você, como ansiedade, depressão, frustrações, raiva e etc.
Como em qualquer jornada, a prática do mindfulness tem desafios, especialmente considerando pontos de partida mais difíceis.
Contudo, a PEP está aqui para guiar seus passos e andamos de mãos dadas, todos os dias. Assim, crescemos e evoluímos juntos!
Resultados de estudos comprovam a eficácia da atenção plena
Bem, já entendemos que desânimo e vontade de desistir é algo normal. A vida é mesmo desafiadora e apresenta inúmeras batalhas diárias.
Entretanto, também já entendemos que o mindfulness traz resultados e que ele ajuda mesmo a superar tudo isso.
Lutar contra o esgotamento e a sobrecarga física e emocional pode ser algo extremamente desgastante. Ainda mais quando estamos constantemente naquele estado de sobrevivência que falamos anteriormente.
O bom é que hoje em dia já temos dados científicos para afirmar que a prática da atenção plena pode mesmo ajudar a alcançar seus objetivos especiais.
O destaque hoje vai para um estudo da Polônia, realizado com 121 voluntários. No início, eles determinaram qual era o seu objetivo mais importante naquele momento e a motivação que tinham para cumpri-lo.
Divididos em dois grupos, uma parte dos voluntários se aprofundou na prática da atenção plena. Já a outra parte, dedicava o seu tempo apenas a ler revistas.
Em seguida, todas essas pessoas liam um texto que descrevia um cenário de crise no qual o seu objetivo não era alcançado. Ao terminar a leitura, deveriam preencher um formulário descrevendo seus sentimentos em relação ao objetivo.
Quem praticou mindfulness mostrou saber lidar melhor com a crise e ter mais otimismo em relação a atingir seus objetivos.
.
O fato é que, independentemente do desânimo e vontade de desistir, temos aqui a ferramenta que pode ajudar você a mudar de vida e conquistar tudo aqui que você sonha.
Hoje, convidamos você a participar da Rota da Liberdade que é uma parte integrante e muito importante do Clube Meditação, que ajuda a alinhar diversos aspectos da sua vida, como amoroso, financeiro, saúde e mais.
O melhor é que você pode fazer o seu cadastro e aproveitar 7 dias gratuitos, INSCREVA-SE AQUI.
Venha para a PEP e vamos ser cada vez mais Pura Energia Positiva!