Meditação Guiada: saiba o que é e conheça os benefícios

Meditação Guiada: saiba o que é e conheça os benefícios

maio 15, 2020

Podemos dizer com toda certeza, que as meditações guiadas vieram com tudo nesta NOVA ERA, transformando vidas de uma forma tão assertiva e eficiente para nós humanos, que vivemos neste mundo tão atribulado, tecnológico e ainda mais agora com esta pandemia mundial, em que a vida pede para ficarmos dentro de casa.

Mudanças e ansiedade: como reduzir o estresse?

Trouxemos este tema para o blog hoje, com o objetivo de divulgar a prática da meditação guiada, muito usada por quem deseja aprender a meditar, ou já tentou e desistiu, principalmente porque não consegue se adaptar a técnicas usadas pelos meditadores mais experientes.

O Que é Meditação Guiada?

Como o próprio nome sugere, a meditação guiada é uma prática que consiste em áudio de meditação, com ou sem músicas relaxantes, e uma narração que sugere o que o praticante deverá fazer.

Nesse sentindo, aquele que está conhecendo a prática, consegue se familiarizar com ela de forma mais simples, pois tem alguém o guiando e sugerindo como ele deve agir.

Algumas informações importantes que costumam ser esclarecidas pela voz do áudio incluem: a posição em que se deve ficar, no que pensar, por quanto tempo meditar, entre outras.

Algumas meditações guiadas ajudam você a refletir e adquirir uma mentalidade mais positiva, deletar mensagens negativas que estão no seu subconsciente e que limitam seu crescimento pessoal, causando dor e te paralisando.

Benefícios da meditação guiada

As meditações guiadas ajudam você a gerar sentimentos de aceitação, compaixão e gentileza não apenas consigo mesmo, mas também com os outros.

As mensagens nas meditações guiadas podem também te ajudar a se libertar da angústia, sentindo-se mais forte e mais otimista.

Vanessa Scott, às vezes, acorda desanimada e sem energia… Quando isso acontece, ela medita para ganhar forças e foi assim que ela meditou e criou uma meditação muito popular agora chamada de “Vestindo-se de Guerreiro”. Nesta meditação guiada Vanessa ajuda você a se juntar, catar seus pedacinhos que estão no chão e sentir-se cheio de energia positiva, vestido de guerreiro vencedor!

 

 

Meditação guiada e saúde física

Como um grande facilitador, a adoção diária da meditação guiada vem se mostrando eficiente quando bem utilizada nos mais sérios problemas, como insônia, depressão, estresse, ansiedade, síndrome do pânico e até fibromialgia, por proporcionar relaxamento e equilíbrio hormonal.

Duas pesquisas de universidades conceituadas dos Estados Unidos mostraram que a produção de endorfina é estimulada pela meditação. Outro estudo, da Universidade de Cambridge, constatou que a produção da serotonina também aumenta com a meditação. Já para a dopamina, fala-se em mais de mil estudos que comprovam os efeitos da meditação no estímulo da liberação desta substância.

Ao mesmo tempo, a meditação inibe os chamados hormônios do estresse – adrenalina e cortisol. O hipocampo que controla essas essências fica em proporções mais equilibradas com a amígdala cerebral, fazendo com que o comportamento reativo diminua e o meditador se sente no comando do que está fazendo no momento presente. Assim, a meditação é ótima para equilibrar as substâncias do organismo.

Você pode ler mais sobre os benefícios da meditação neste artigo sobre Mindfulness, uma prática meditativa muito difundida mundialmente.

Meditação guiada para iniciante

Para fazer das meditações guiadas um hábito saudável é preciso disciplina, perseverança e boa vontade. Isto é para tudo na vida, inclusive! O importante é praticar, praticar e praticar.

Meditar é como fazer exercícios físicos: se quero um corpo forte  e/ou musculoso, não é em uma semana de academia que vou conseguir, não é verdade? Ou, ainda, para correr uma maratona temos que praticar e praticar, bem devagarinho. Com a meditação é assim também!

Quando pegamos gosto pela meditação guiada, sentimos necessidade do bem-estar proporcionado por essa prática porque nela ocorre liberação dos hormônios que nos trazem sensações de prazer e felicidade (como na prática de exercícios físicos), entre outros hormônios que são essenciais para a nossa saúde.

  • Procure um lugar calmo e tranquilo onde você não seja incomodado
  • Encontre uma posição bem confortável e que ajude a relaxar
  • Fique atento(a) à sua respiração para apenas relaxar e não adormecer

Se acontecer de você adormecer enquanto ouve uma meditação guiada, não há problemas, pois seus efeitos continuam atuando em nosso subconsciente.

Mesmo adormecidos, nossa mente absorve tudo e, no momento certo, veremos seus benefícios. Como se fosse um passe de mágica! Mas não é mágica não, você somente usou a ferramenta certa na hora certa.

Frequência da meditação guiada

Orientamos a prática por 15 a 20 minutos diariamente. Mas também são muito eficazes as práticas de menor duração, como as meditações para Mindfulness que disponibilizamos no mesmo artigo que mencionamos um pouco acima.

O ideal é aquilo que se encaixa melhor para você, 20 minutos pela manhã ou 5 minutos de Mindfulness, 2 vezes ao dia?  Não importa, o que vale é começar inserir a meditação como parte de seu estilo de vida!

Se preferir meditar antes de dormir, vai lhe proporcionar relaxamento e um sono profundo e restaurador. Cada um encontrará seu jeito e o que melhor se encaixa ao seu dia a dia.

É assim que trabalhamos na Pura Energia Positiva, unindo a Meditação e a lei da Atração. Este é um método desenvolvido pela Vanessa Scott e que vem trazendo inúmeros benefícios aos praticantes das nossas meditações guiadas, principalmente aos membros do nosso Clube Meditação, já que destes acompanhamos os resultados, bem mais de perto!

Agora que forçosamente, você está mais em casa, aproveite essa oportunidade para se presentear e cuidar-se, meditando! Você irá perceber o quanto a prática irá lhe fazer bem, sentirá uma paz maravilhosa e também você poderá verificar as nossas meditações para remover a angústia do seu peito. O que você tem a perder? Nada! Temos inúmeras meditações guiadas gratuitas para você experimentar!

 

 

Para finalizar, vamos lhe presentear com uma meditação guiada pela Vanessa Scott, específica para a manutenção dos seus Chackas. Esta meditação é parte integrante do nosso curso  Despertar dos Chakras. Nele você aprenderá o que são os chakras, suas cores, como descobrir se eles estão desequilibrados, bloqueados ou hiperativos, meditações guiadas para equilibrá-los, conexão entre os chakras, material de apoio, reflexões baseadas na Lei da Atração e muito mais!


Estamos aqui para ajudar você, sempre! Se precisar de orientações ou apenas quer contar suas experiências meditativas, deixe seu recado nos comentários aqui abaixo, ou chame pelo chat, aqui no site!

Namastê

Deixe uma resposta

avatar
  Se inscrever  
Notify of