Você conhece qual a relação entre o nosso chakra laríngeo e o breathwork? Então vem comigo que é exatamente sobre isso que vamos falar hoje.
A respiração é a ponte entre o corpo e a mente. Dessa forma, quando praticada de forma consciente, ela pode desbloquear caminhos internos de energia, liberando emoções e padrões presos que impedem a expressão autêntica.
Um dos principais centros de energia envolvidos na comunicação é o chakra laríngeo, que fica na região da garganta.
Para entender melhor tudo isso, hoje vamos explorar como o breathwork pode ativar e equilibrar o chakra da garganta, promovendo uma comunicação mais clara e verdadeira.
Vem comigo!
O que é o Chakra Laríngeo?
O chakra laríngeo, também conhecido como Vishuddha, é o quinto dos sete principais centros de energia do corpo. Ele está localizado na região da garganta e está associado à comunicação, autoexpressão, verdade e autenticidade.
Todos os nossos chakras têm uma função e influenciam em algum aspecto de nossas vidas. Quando estão saudáveis e equilibrados, esse aspecto vai bem. No entanto, quando estão em desequilíbrio, bloqueados ou hiperativos, podemos enfrentar muitas dificuldades.
No que diz respeito ao chakra laríngeo, quando ele está equilibrado e bem energizado, somos capazes de expressar nossos pensamentos e emoções de forma clara e confiante.
Porém, quando está bloqueado ou desequilibrado, podemos enfrentar dificuldades em nos comunicar, sentir medo de falar nossa verdade ou mesmo experienciar problemas físicos como dor de garganta e rouquidão.
O papel do breathwork no equilíbrio energético
O breathwork, também chamado de respiração consciente, é uma prática que envolve o controle deliberado dos padrões respiratórios para melhorar o bem-estar físico, emocional e espiritual.
Uma das maneiras mais poderosas pelas quais o breathwork atua é ajudando a liberar bloqueios energéticos. Sendo assim, no caso do chakra laríngeo, esses bloqueios geralmente surgem de emoções reprimidas, medos relacionados à autoexpressão ou experiências de trauma que nos ensinaram a “calar” nossa verdade interior.
A prática de breathwork ajuda a abrir este centro de energia, permitindo que a energia flua livremente, equilibrando o chakra laríngeo. Isso resulta em uma maior capacidade de se expressar de forma autêntica e de se comunicar com confiança.
Vale lembrar que a prática de breathwork pode ser usada para equilibrar e energizar todos os outros chakras do nosso corpo também.
Como o breathwork ativa o Chakra Laríngeo?
A Respiração Consciente e Conectada é a técnica de breathwork que usamos na PEP, mas vale lembrar que existem algumas outras.
Contudo, essa técnica de breathwork que usamos aqui é muito poderosa e pode desbloquear o chakra da garganta. Ela envolve respirações profundas e contínuas, sem pausas entre a inspiração e a expiração, o que ajuda a mover a energia estagnada no corpo.
Sendo assim, ao focar a respiração na área da garganta, é possível liberar tensões que podem estar bloqueando a livre expressão.
Dicas para manter o Chakra Laríngeo equilibrado
Agora que você já conhece mais o chakra laríngeo e entende como ele influencia sua vida, vamos ver como você pode mantê-lo saudável e equilibrado a longo prazo:
1 – Prática diária de breathwork
A consistência é a chave para manter o chakra laríngeo equilibrado. Por isso, reserve um tempo todos os dias para praticar breathwork. Para isso, concentre-se em técnicas que envolvem a área da garganta, como a respiração consciente e conectada. Isso manterá a energia fluindo e evitará o acúmulo de bloqueios.
2 – Use a voz
Não tenha medo de usar a sua voz! Cantar, entoar mantras ou simplesmente falar de forma consciente são maneiras eficazes de manter o chakra laríngeo saudável. Isso porque quanto mais você se expressar verbalmente, mais forte será a sua conexão com este centro de energia.
Usar a sua voz para repetir afirmações positivas também é uma excelente estratégia! Temos uma série de afirmações positivas em áudio para você usar sempre que quiser. Está tudo disponível no Aplicativo Pura Energia Positiva Premium!
3 – Medite com cristais
Alguns cristais são conhecidos por auxiliar no equilíbrio do chakra laríngeo, como a água-marinha e a sodalita. Sendo assim, durante sua prática de breathwork, você pode segurar ou colocar esses cristais na área da garganta para amplificar os efeitos da respiração consciente.
4 – Escreva diariamente
Escrever é uma forma poderosa de expressão, especialmente quando você sente que não pode falar algo em voz alta. Por isso, manter um diário pode ajudar a liberar emoções reprimidas, evitando que bloqueios se formem no chakra da garganta.
É uma forma de você se expressar e tirar de dentro de você essa energia que se acumula.
5 – Pratique a escuta ativa
A comunicação eficaz não é apenas sobre falar, mas também sobre ouvir. Sendo assim, praticar a escuta ativa ajuda a equilibrar o fluxo energético entre a expressão e a recepção, mantendo o chakra laríngeo em harmonia.
Pois bem, o chakra laríngeo é o centro de nossa autoexpressão e verdade. Por isso, quando ele está bloqueado, nossa comunicação sofre e nos sentimos incapazes de falar nossa verdade.
O breathwork oferece uma ferramenta poderosa para desbloquear e equilibrar este centro de energia, ajudando a liberar tensões e medos que limitam nossa capacidade de nos expressar de forma clara e autêntica.
Seja qual for o desafio que você enfrente em sua comunicação, o breathwork pode ser a chave para liberar a verdade dentro de você.
Vem comigo participar de uma sessão ao vivo incrível. Temos sessões todos os domingos para os membros da nossa comunidade e oferecemos uma sessão de breathwork gratuita todo primeiro domingo de cada mês!
Comece já e veja sua vida mudando!