Chakra plexo solar: um ponto de luz importante

by @puraenergiapositiva

Os chakras podem ser definidos como pontos de luz. De acordo com a tradição Hindu, existem 7 Chakras principais posicionados ao longo da nossa coluna. São eles que, correspondem aos astros corporais e influenciam a saúde individual psicológica, física e espiritual.

Estas ramificações dos chakras contém prana, que correspondem a energia vital e a força da vida. Seus caminhos por nosso corpo são iguais aos do sistema nervoso. Porém, não são nervos:ão estações para a circulação da Consciência do chakra da coroa (que se encontra fora do corpo) até o chakra da raiz (no ânus).

Cada um dos 7 chakras, também conhecidos como centros energéticos, correspondem a várias áreas do corpo. Controlam funções fisiológicas, psicológicas e elementos espirituais de cada um de nós.

Agora vamos nos aprofundar no assunto de hoje:

Chakra Plexo Solar (Gástrico ou Umbilical)

  • Nome em sânscrito: Manipura (“Cidade das Jóias”)
  • Mantra: Ram.
  • Setores circulares (raios ou pétalas): 10.
  • Localização: Aproximadamente dois dedos acima do umbigo.
  • Cor simbólica: Amarelo.

Importância do Manipura em nosso corpo:

Acredita-se que o terceiro chakra, conhecido como Plexo Solar, Umbilical ou Manipura, auxilie no processo digestivo e de distribuição de nutrientes.

É responsável por estímulos como a euforia (positiva ou negativa) e tem como característica o narcisismo. Acredita-se também que quando está enfraquecido pode indicar doenças gastrointestinais.

Localização:

Este chakra se localiza dois dedos acima do umbigo. Conhecido também como Chakra Umbilical. O órgão que ele tem maior incidência é o pâncreas e todo o sistema digestivo.

Sua cor é amarela, podendo haver variações de verde escuro e vermelho. Dentre os chakras do corpo, é no plexo solar que depositamos as vibrações que provém de energias negativas como o ódio, mágoa, nervosismo e tristeza.

Quando estamos insatisfeitos ou decepcionados em algum ponto de nossa vida, é comum sentirmos inchaços na barriga e sem força de vontade para realizar algumas tarefas. Esses são alguns dos sintomas mais comuns quando este ponto se encontra desalinhado.

Geralmente pessoas com este chakra desequilibrado sofrem de problemas digestivos, raiva excessiva, muito nervosismo e tristeza.

Sua relação com o sistema digestivo:

O chakra plexo solar está diretamente ligado aos órgãos relacionados ao sistema digestivo: estômago, fígado, baço, pâncreas, vesícula biliar e o sistema nervoso vegetativo.

Esses órgãos são associados ao nosso apetite e à forma como digerimos desde alimentos em geral até as questões emocionais. Enquanto o sistema digestivo consome e digere as impressões materiais, o cérebro, citado aqui como consciência, digere e consome as impressões imateriais do mundo.

Desequilíbrio:

O funcionamento desarmônico do plexo solar, por outro lado, dá ênfase ao controle. Você acaba querendo controlar tudo conforme seus desejos e pensamentos.

Se irrita facilmente e exterioriza aquela porção de raiva que ficou sem digerir anteriormente e completamente sem controle. Pode causar também uma inquietação, pela procura de uma satisfação que falta no interior, o que pode levar a compulsões.

O hipofuncionamento faz a pessoa se sentir abatida e sem ânimo. Tudo parece um obstáculo que impede a realização de seus desejos. Toda esta sensação lhe causa medo, podendo resultar no desenvolvimento de depressão ou síndrome do pânico.

Com equilibrar o Chakra Plexo Solar:

Quando este chakra entrar em desequilíbrio foque na cor amarela (velas, roupas e frutas amarelas). Usar pedras tais como: âmbar, citrino e topázio imperial.

Para o equilíbrio deste chakra é aconselhável a meditação. Ao meditar, o uso de elementos de tons amarelos, pode melhorar a energia para este chakra. Danças de ritmo latino e caminhadas à luz do sol também podem ajudar.

Na alimentação dê preferência para produtos do tom amarelo. E, principalmente, procure conservar pensamentos positivo no dia a dia, quanto a sua vida, suas escolhas, se valorize e acredite em si, se goste!

Quer saber mais sobre o Charka plexo solar?

Venha para o Clube Meditação e tenha acesso ao conteúdo integral do curso 7 Chakras” (com meditações direcionadas para equilibrar cada chakra). No Clube Meditação você terá acesso a todos os cursos por nós desenvolvidos, além de séries e mais de 400 meditações guiadas pela Vanessa Scott com temas diversos, entre eles: estresse, insônia, relacionamentos, paz interior, limpeza energética e muito mais!

Ao tornar-se membro do nosso Clube Meditação, você terá acesso a todo material na hora e local que desejar, tudo ali, acessível por um toque!

Vamos deixar aqui a meditação do primeiro chakra, o chakra Raiz, pois é por aqui que começa todo nosso trabalho de equilíbrio energético através dos chakras, que com certeza refletirá em nossa saúde física, emocional, mental e espiritual.

https://www.youtube.com/watch?v=zruGNc_EWAk

Equipe Pura Energia Positiva

Leia Também

Leave a Comment

Desenvolva esse Poderoso Hábito em sua Vida!

Um programa testado e desenvolvido passo a passo para criar este poderoso hábito em 20 dias.