Alimentação plena não é apenas sobre comer

by @puraenergiapositiva

Quando falamos sobre alimentação plena, a maioria das pessoas acredita que o processo tem relação apenas com o momento em que vamos comer.

Contudo, isso é um grande engano, visto que o mindful eating está presente sempre, no dia a dia mesmo. Ele serve para que você possa estar consciente o dia todo, em tudo o que diz respeito a sua alimentação.

Vamos entender melhor os detalhes sobre esse assunto logo a seguir e entender como a alimentação plena pode ajudar em todos os aspectos da sua vida.

 

O que é alimentação plena?

Alimentação plena é um termo traduzido do inglês mindful eating, e consiste, basicamente, na aplicação dos conceitos de mindful a tudo que é relacionado com a alimentação.

Isso quer dizer que você passa a usar a atenção plena em todas as questões que envolvem a sua alimentação, indo desde a escolha e o preparo dos pratos até o momento de comer e a digestão deles.

Outro ponto importante é que, praticando a atenção plena, você passa a se atentar também ao seu corpo, entendendo melhor os seus sinais e tudo o que ele comunica a você.

Nosso organismo é muito sábio e ele sabe exatamente do que nós precisamos.

Ele entende quando temos fome, sede, carência de nutrientes e tudo mais. Tudo o que precisamos fazer é aprender a ouvi-lo atentamente.

Por isso que podemos afirmar que alimentação plena não é apenas sobre comer, mas é também sobre todo o universo que envolve a alimentação.

 

Por que deixamos de comer intuitivamente

Para entender melhor por que nos afastamos do mindful eating, vamos pensar em um bebê que está apenas começando a se alimentar.

Nessa fase, a criança gosta de tocar a comida, apertar, passar pelas mãos, olhar, descobrir texturas e levar os alimentos à boca.

Quando crescemos, vamos perdendo essa capacidade de experimentar e de degustar uma refeição comum.

Comemos enquanto resolvemos um problema de trabalho, enquanto pensamos o que faremos a seguir, enquanto assistimos a um programa na TV, olhando o celular e assim por diante.

Essa vida mais agitada nos leva a não viver no presente e, fazendo isso, também não estaremos presentes no momento da refeição.

Além disso, não é incomum julgarmos os alimentos como sendo bons ou ruins.

Fazemos tudo isso em vez de prepararmos o alimento com atenção, organizarmos o ambiente para que esteja calmo, degustarmos os sabores diferentes e etc.

A comida pode despertar diversos sentidos e comer pode ser algo extremamente prazeroso e gostoso.

Mais do que isso, ouvir o corpo e respeitar os seus limites também é algo muito benéfico.

 

A importância de sair do piloto automático

Atualmente, as pessoas de um modo geral agem cada vez mais no piloto automático. Isso não apenas na hora de comer, mas em todos os outros aspectos da vida.

Dessa forma, isso faz com que executem as tarefas do dia a dia de forma mecânica, sem nem pensar bem e sem dedicar a atenção e foco merecidos.

Quando o foco não está no que estamos comendo, facilmente podemos exceder limites, tomar decisões que não são as melhores e até mesmo sobrecarregar nosso corpo.

Muitas vezes ainda vivemos no piloto automático porque temos uma série de sentimentos e emoções acumulados, com os quais não queremos lidar. Assim, para não pensar mais profundamente naquilo, simplesmente vamos “empurrando com a barriga”.

Entenda que isso não é uma crítica e não tem o objetivo de fazer você sentir culpa.

O objetivo aqui é fazer um alerta, pois somente com consciência é que podemos mudar estas coisas.

Até porque, a maioria das pessoas não têm esse comportamento por mal ou porque querem se prejudicar. Elas simplesmente não se dão conta de que a vida está assim.

Por isso, se você se identifica com isso, respire e se acalme. Você pode fazer diferente. Você tem esse poder. Tomar conhecimento do problema é o primeiro passo e você está no caminho certo.

 

Benefícios do Mindful eating

Os benefícios do mindful eating são muitos e afetam a saúde física, mental e emocional também.

Vamos ver os benefícios que essa prática oferece:

  • Ajuda a regular o peso físico
  • Atua no controle de transtornos alimentares, visto que não tem provação, apenas consciência
  • Possibilita mudar a relação pessoal com a comida
  • Influencia a forma como os alimentos são percebidos através dos sentidos
  • Favorece a adoção de um estilo de vida mais saudável

Aqui temos o nosso curso de Alimentação Plena que foi desenvolvido por mim em conjunto com uma nutricionista. Você pode adquiri-lo individualmente ou se inscrever no Clube Meditação para ter acesso a todos os cursos.

 

Passos práticos do comer intuitivo

Agora que já entendemos bem sobre a alimentação pena, vamos conhecer os passos do comer intuitivo:

  1.     Quando estiver à mesa, desconecte-se da tecnologia. Deixe de lado o celular, a televisão ou qualquer outra distração.
  2.     Prepare-se para comer. Antes de começar, concentre-se, respire profundamente e observe tudo com um olhar curioso.
  3.     Sente-se de maneira confortável à mesa.
  4.     Faça a sua refeição sempre na mesa, nunca no sofá ou de pé com o prato na mão. Seu corpo e seu cérebro precisam estar relaxados.
  5.     Use os talheres com calma e aprecie o momento.
  6.     Monte uma mesa agradável, como você faria quando recebesse uma visita.
  7.     Estabeleça uma rotina com o tempo que você conseguir por dia para fazer isso no café da manhã, almoço e jantar.
  8.     Procure comer todos os dias nos mesmos horários.
  9.     Atente-se a todos os sinais do seu corpo, tanto em relação à saciedade quanto em relação aos sentimentos que surgem enquanto você come.
  10. Dê a devida atenção a cada garfada, a cada mordida, a cada textura, a cada combinação de sabores, a cada aroma e também às temperaturas.
  11. Mantenha sua atenção presente, focando no que está acontecendo agora, inclusive no ambiente ao seu redor e quem está com você.
  12. Deixe o julgamento de fora desta equação. Apenas alimente-se e agradeça a oportunidade de ter uma refeição.
  13. Seja compassivo com você mesmo e entenda que nem sempre será perfeito. Contudo, é sempre melhor feito do que perfeito, então, apenas faça!

Sabe o que mais pode ajudar você nesse caminho? É dar o primeiro passo!

Por isso quero convidar você a participar da nova edição do Desafio de 21 Dias Perdendo Peso.

Com ele, vamos nos livrar de fardos e crenças que atrapalham o nosso desenvolvimento. Assim, eliminamos pesos físicos, mentais e espirituais de uma só vez.

O desafio que já foi um sucesso agora voltou ainda melhor, totalmente estruturado pelo Método PEP, que facilita muito tornar a prática uma parte do seu dia a dia.

Sabe o melhor? Você pode fazer GRÁTIS  todo o Desafio de 21 Dias Perdendo Peso. Basta acessar o link e fazer a sua inscrição.

 

QUERO PARTICIPAR DO DESAFIO DE 21 DIAS PERDENDO PESO!

 

Não perca essa chance. São os últimos dias para fazer a sua inscrição. Sendo assim, essa é a chance que faltava para você dar o primeiro passo, fazer uma mudança profunda na sua vida e conhecer todo o seu poder.

 Gratidão por ter você aqui!

Leia Também

Leave a Comment

Desenvolva esse Poderoso Hábito em sua Vida!

Um programa testado e desenvolvido passo a passo para criar este poderoso hábito em 20 dias.