Como meditação pode ajudar com depressão e tristeza

by @puraenergiapositiva

A depressão foi considerada o “mal do século XXI” pela Organização Mundial da Saúde e não sem motivo: cada dia mais pessoas se encontram em quadros de depressão relacionados a questões financeiras, relacionamentos, desemprego, luto, genética, bioquímica cerebral, etc.

Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram de depressão. Estudos mostram prevalência ao longo da vida em até 20% nas mulheres e 12% para os homens. A prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5%.

Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano – sendo essa a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

Diante de tantos sintomas que atrapalham o andamento de uma vida normal, pessoas tentam encontrar ajuda em tratamentos convencionais, terapia e apoio de psicólogos. E na busca pela cura, a meditação para depressão e meditação para tristeza foi comprovada como grande auxiliar no tratamento.

Meditação para depressão e tristeza

A procura pela meditação aumenta a cada ano e mais pessoas reafirmam sua eficácia. Muitos tiveram suas vidas transformadas pelo simples ato de meditar e ouvir a sua voz interior. A meditação reduz pensamentos negativos e repetitivos, nos ajudando a viver no presente momento, mantendo nossa mente saudável e diminuindo de pensamentos limitantes e depreciativos.

Além disso, também há sinais de melhoras físicas, como o aumento de espessura em algumas camadas do córtex, aumentando a saúde do cérebro.

Os efeitos da meditação são sentidos a pequeno e longo prazo. Isso porque nosso cérebro vai se tornando mais saudável conforme avançamos na prática. Muitos desistem ao não sentir nada de primeira, achando que meditação não é para elas.

Calma. Vamos com um passo de cada vez. Nos primeiros dias, você irá se sentir mais calma e com uma percepção maior das suas emoções. Com o passar das semanas, seu foco e concentração estarão mais fortes e a tranquilidade fluirá mais facilmente para sua vida.

Uma neurocientista da Escola de Medicina de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, Sara Lazar, procurou explorar os benefícios da meditação e da atenção plena através de exames cerebrais. O que ela aprendeu? Meditação e práticas similares podem melhorar, expandir e mudar seu cérebro.

As descobertas de meditadores de Lazar foram profundas:

  • Com o tempo, seus sentidos se tornam aprimorados.
  • Com a meditação regular, eles experimentam a melhor tomada de decisão executiva.
  • Se mais jovens ou mais velhos, os participantes mostraram aumento da massa cinzenta no córtex pré-frontal.
  • O cérebro de novos meditadores engrossou após oito semanas nas áreas do cérebro que atendem à autorregulância, aprendizagem, cognição, memória, regulação emocional, adotando perspectivas, empatia, compaixão e a produção de neurotransmissores reguladores.
  • As áreas dos cérebros dos novos mediadores relacionadas à ansiedade, medo e estresse se tornaram menores ao longo do tempo.

Embora não existam dados sólidos sobre quando e por quanto tempo alguém deve meditar para obter benefícios como esses, Lazar disse que os meditadores provavelmente precisariam praticar pelo menos dois dias por semana, em uma média de 30 minutos por dia.

Não há dados científicos definitivos nesta área. Esforços científicos contínuos, perspectivas de pesquisa e metodologias destinadas a provar os benefícios da meditação e mindfulness melhoraram drasticamente. Felizmente, um esforço contínuo nessa área está ocorrendo em uma variedade de universidades e hospitais, incluindo, mas não limitado a:

  • Instituto Benson-Henry do Massachusetts
  • General Hospital Brigham and Women’s Hospital’s Osher
  • Centro de Medicina Integrativa
  • A Aliança de Saúde de Cambridge Universidade de Harvard
  • Collaborative Research Collaborative
  • Universidade de Vermont
  • Universidade de Miami
  • Universidade de Georgetown
  • Centro de Stanford para Medicina Integrativa
  • Centro Global de Vida Acadêmica e Espiritual e
  • Muitas outras instituições e organizações

Clube Meditação – Transformando Vidas!

A Pura Energia Positiva criou em 2017 o Clube Meditação, que hoje tornou-se uma grande Família de meditadores que, através do método desenvolvido pela Vanessa Scott, o qual une a Meditação e a Lei da Atração de forma inovadora e transformadora, vem melhorando a qualidade de vida e a saúde dos nossos membros e de suas famílias.

Recebemos mensagens emocionantes pelo contato aproximado que mantemos com os membros do Clube, através do grupo fechado do Whatsapp. Nós da Equipe Pura Energia Positiva, temos a imensa felicidade de poder acompanhar bem de pertinho os nossos queridos membros transformando suas vidas por meio da prática diária da meditação e grande desenvolvimento pessoal com nossos cursos inovadores que os membros têm acesso antecipadamente e sem nenhum custo adicional, isto é, todos nossos cursos já são primeiramente adicionados na íntegra ao Clube, antes de serem oferecidos aos nossos seguidores, pelas Redes Sociais.

Também com objetivo de melhorar o autoconhecimento, lançamos os Livros Best Sellers Internacionais, traduzidos e resumidos em capítulos semanais na forma de áudio e divulgados primeiramente para os membros do Clube Meditação, é claro; também lives exclusivas (durante a pandemia do COVID-19, abrimos as lives ao público em geral através do Instagram, com o objetivo de beneficiar mais pessoas), mas estas lives semanais da Vanessa Scott, sempre aconteceram somente para membros e com temas também escolhidos pelos membros do Clube Meditação. Agora veja esta vantagem totalmente exclusiva e enriquecedora: contato direto com a Vanessa Scott pelo Whatsapp particular dela, é só chamar e bater aquele papo gostoso!

Venha fazer parte da nossa Grande Família, o Clube Meditação, e já comece a aproveitar hoje mesmo do nosso presente, o primeiro mês gratuito, para você conhecer nossas aproximadamente 400 meditações. Todas organizadas em categorias para facilitar a busca, e já comece as usufruir das vídeo aulas dos diversos cursos exclusivos da Pura Energia Positiva.

Como mencionamos acima, todos sempre à disposição em nossa plataforma exclusiva aos membros do Clube Meditação, antecipadamente, para você estudar no horário da sua preferência.

Agosto – Jornada da Vitalidade

Durante todo o mês de agosto teremos:

Lives no Instagram @vanessascottpep, todas as quartas às 21h30 e sextas às 9h30 com Vanessa Scott conversando e meditando ao vivo sobre saúde e vitalidade.

Meditações novas no Spotify todas segundas, quartas e sextas com o mesmo tema, saúde e vitalidade.

Toda sexta no Spotify, o livro “Cura de Jo Marchant” – Best Seller Internacional traduzido e resumido pela Vanessa Scott, em capítulos semanais.

Equipe Pura Energia Positiva

Leia Também

Leave a Comment

Desenvolva esse Poderoso Hábito em sua Vida!

Um programa testado e desenvolvido passo a passo para criar este poderoso hábito em 20 dias.