Se você está em um caminho de autoconhecimento, certamente já deve ter ouvido falar sobre bloqueios energéticos. Eles nos impedem de avançar em determinadas áreas da vida por mais esforço que colocamos para sair de algumas situações.
E não tem como a gente falar de bloqueios energéticos sem falar sobre os chakras. Afinal, nosso corpo é pura energia e, quando os chakras estão desalinhados, os problemas e dificuldades começam a aparecer.
Os centros de energia desempenham um papel fundamental na nossa saúde física, emocional e espiritual. Quando esses chakras estão desalinhados, ocorrem bloqueios energéticos que podem gerar uma série de sintomas que afetam o bem-estar geral.
Vamos entender mais sobre o tema? Vem comigo!
O que são bloqueios energéticos?
Os bloqueios energéticos são obstáculos ou interrupções no fluxo natural de energia do corpo. Nós temos uma rede de chakras que distribuem a energia vital por todo o nosso corpo.
A palavra chakras, em sânscrito, significa roda. Quando há bloqueios energéticos, essas rodas giram em uma velocidade menor, causando desequilíbrios físicos, mentais e emocionais.
É possível medir a velocidade dos chakras e até mesmo identificar se estão desalinhados com a ajuda de um pêndulo, por exemplo.
O que causa bloqueios energéticos?
Eu diria que a primeira causa de bloqueios energéticos ocorre quando tentamos ser alguém que não somos. Para nos encaixarmos, ao longo da vida, usamos máscaras, aceitamos empregos que não fazem sentido, nos escondemos por vergonha, deixamos de nos expressar com autenticidade e nos submetemos a funções sociais.
Tudo isso gera bloqueios energéticos, pois se formos analisar, é praticamente um ato de violência com nós mesmos. Além disso, os chakras ficam desalinhados por traumas, emoções reprimidas, estresse, crenças limitantes ou hábitos prejudiciais.
Cada chakra tem suas funções específicas e cores. Seus efeitos, quando em desequilíbrio, variam e podem se manifestar como cansaço excessivo, dores crônicas, ansiedade, depressão, dificuldade de concentração ou até problemas de saúde mais graves.
Sinais de bloqueios energéticos
Cada chakra está associado a funções e emoções específicas, e o desequilíbrio em cada um deles manifesta-se de maneiras distintas. Vamos entender o que pode bloquear cada um dos chakras.
Chakra Básico
Localizado na base da coluna, o chakra base está ligado à segurança, sobrevivência e aterramento. Quando está bloqueado, pode causar sensação de insegurança e medo constante.
Este chakra está associado à energia de sobrevivência e à nossa capacidade de nos nutrir e sustentar aqui na matéria. Outros sinais de bloqueio energético no chakra base são dores na lombar, problemas de circulação, além de problemas financeiros recorrentes.
Chakra Sacral
O chakra sacral ou umbilical fica localizado abaixo do umbigo, está ligado à criatividade, sexualidade e emoções. Esse chakra está relacionado ao nervo ciático e também desempenha um papel importante nos instintos sexuais e na fertilidade.
Em desequilíbrio, alguns dos sintomas são problemas sexuais, baixa autoestima, instabilidade emocional, desânimo e problemas renais. Em outras palavras, é preciso protegê-lo, pois é através do chakra umbilical que somos afetados por sentimentos de inveja, raiva e medo.
Chakra Plexo Solar
Localizado no plexo solar, região do abdômen, o terceiro centro de energia está ligado ao poder pessoal, autoestima e confiança. Ele é responsável pela irrigação do nosso sistema digestivo, comandando o fígado, pâncreas e baço.
Esse chakra é muito importante para as nossas emoções, tanto que, quando está bloqueado, pode causar o aparecimento de pedras nos rins e na vesícula. Além disso, podem surgir sintomas como problemas digestivos, baixa autoestima, insegurança e raiva.
Chakra Cardíaco
Se você sente dificuldade em se conectar com outras pessoas, esse pode ser um dos primeiros sinais de bloqueio energético no chakra do coração. Localizado na região do tórax, o chakra cardíaco rege os pulmões, coração, braços e mãos.
Ele representa a nossa capacidade de amor e entrega, despertando nossas emoções mais sublimes. Quando está desalinhado, pode gerar problemas cardíacos, dificuldade em amar, tristeza, isolamento, sensibilidade excessiva ou apatia emocional.
Chakra Laríngeo
O quinto chakra fica localizado na garganta e está ligado à comunicação, expressão e criatividade. Tem como função despertar a nossa capacidade de nos comunicarmos com clareza e amorosidade, além de ativar a criatividade e inspiração.
Quando em desequilíbrio, um dos sintomas é a dor de garganta frequente, dificuldade em se expressar, timidez, medo de falar, além de dores no pescoço e mandíbula
Chakra Frontal
Conhecido como chakra frontal ou chakra do terceiro olho, fica localizado entre as sobrancelhas. Além de governar a nossa glândula pineal, está ligado à intuição, sabedoria e percepção.
Quando há bloqueios energéticos, os sintomas incluem dores de cabeça, problemas de visão, falta de concentração, confusão mental, falta de intuição, insônia e pesadelos frequentes.
Chakra Coronário
Situado no alto da cabeça, o chakra coronário representa a nossa conexão com o todo. Ele costuma ter uma alta rotação, sendo uma espécie de sede da nossa consciência.
Dessa forma, quando está desalinhado, pode causar sintomas como confusão, falta de propósito, alienação e até depressão, como uma eterna sensação de vazio existencial.
Como liberar bloqueios energéticos?
Primeiramente, é preciso deixar claro que o autoconhecimento e autocuidado diário são essenciais para nos mantermos em equilíbrio. Há pessoas que buscam uma solução definitiva para lidar com problemas, bloqueios energéticos e desafios da vida.
Contudo, não há fórmula mágica. Precisamos vigiar nosso estado emocional, pois a vida na matéria sempre trará desafios. Porém, quando estamos despertos e conectados, geralmente passamos pelos problemas com mais sabedoria.
Para liberar bloqueios energéticos, há diversas práticas, como meditação, reiki, acupuntura, breathwork, yoga e terapias holísticas. Inclusive, o breathwork é uma técnica que costumo indicar para nos mantermos em equilíbrio, aumentando a nossa vibração.
Nesse sentido, o breathwork é muito poderoso para alinhar os chakras, pois a respiração influencia diretamente o fluxo de energia no corpo. Cada chakra está associado a diferentes emoções e aspectos da nossa vida, e práticas específicas de respiração podem desbloquear e equilibrar esses centros energéticos.
E por falar em breathwork, aproveite e baixe o app Pura Energia Positiva. Lá você encontra diversas práticas transformadoras de breathwork para renovar sua energia e bem-estar!


Cuide dos seus centros de energia
Como vimos, os bloqueios energéticos podem impactar significativamente a vida cotidiana, afetando o corpo, a mente e as emoções. Por isso, identificar os sintomas e adotar práticas para alinhar os chakras é essencial para manter o equilíbrio e a harmonia interna.
Por isso, aproveito para te fazer um convite especial. Inscreva-se no Curso Poderosos Chakras. Lá, eu te ensino a cuidar do seu fluxo energético para uma vida mais saudável e plena. Clique no banner e garanta a sua vaga.