Você sabia que é possível energizar os chakras com cristais, a fim de restaurar seu funcionamento e desbloquear diversas áreas da sua vida?
Os chakras, centros energéticos que influenciam nosso corpo e mente, podem se desequilibrar ou acumular bloqueios. Contudo, uma forma bem eficiente de restaurar o equilíbrio dos chakras é através do uso de cristais, especialmente quando associado à prática de meditação e breathwork.
Isso acontece porque esses elementos naturais têm a capacidade de armazenar, amplificar e direcionar a energia, tornando-os perfeitos para limpar e energizar os chakras.
Pensando nisso, hoje vamos explorar como utilizar cristais para equilibrar cada centro energético e oferecer dicas práticas para aplicação e manutenção.
O que são cristais e como eles funcionam?
Cristais são formações minerais que possuem uma estrutura interna única, capaz de canalizar e amplificar energias. Por isso, desde tempos antigos, eles são usados para fins curativos, espirituais e energéticos.
Cada cristal emite uma frequência vibracional específica, que pode influenciar positivamente o fluxo de energia nos chakras, promovendo a cura e o alinhamento.
Dessa forma, quando utilizados corretamente, os cristais ajudam a dissolver bloqueios energéticos e a revitalizar a energia dos chakras. Então, para cada chakra, existe uma variedade de cristais que pode ser utilizada e o segredo está em escolher o cristal certo para cada centro energético.
Cristais ideais para cada chakra
O nosso corpo tem 7 principais chakras, sobre os quais já falei aqui nas semanas anteriores. Se você perdeu, veja aqui:
– O que são chakras? Um guia completo para iniciantes
Cada um dos sete principais chakras do corpo está associado a cores e frequências específicas. Por isso, os cristais correspondentes a esses chakras geralmente compartilham essas características, amplificando a energia natural de cada centro.
1. Chakra Raiz (Muladhara) – Cor: Vermelho
O chakra raiz é responsável pela nossa sensação de segurança e conexão com a terra. Dessa forma, quando está desequilibrado, podemos sentir medo, insegurança ou falta de base.
Cristais indicados:
- Jaspe vermelho: proporciona estabilidade e energia de ancoragem.
- Hematita: ajuda a ancorar e equilibrar o corpo físico.
- Turmalina negra: protege e absorve energias negativas.
Dica: Coloque o cristal sobre a base da coluna ou segure-o enquanto faz uma meditação de aterramento.
Temos uma sessão de Breathwork incrível específica para o chakra raiz que está disponível no aplicativo Pura Energia Positiva. Baixe agora e conheça:
2. Chakra Sacral (Svadhisthana) – Cor: Laranja
O chakra sacral rege nossas emoções, criatividade e prazer. Sendo assim, quando está equilibrado, temos uma conexão saudável com nossas emoções e criatividade.
Cristais indicados:
- Cornalina: estimula a criatividade e a energia vital.
- Calcita laranja: aumenta o fluxo de energia e remove bloqueios emocionais.
- Pedra do sol: aumenta a autoconfiança e a alegria.
Dica: Coloque o cristal na área do baixo-ventre enquanto visualiza uma luz laranja vibrante.
3. Chakra do Plexo Solar (Manipura) – Cor: Amarelo
Esse chakra está ligado ao poder pessoal e à autoconfiança. Por isso, quando desequilibrado, pode gerar sentimentos de falta de controle ou baixa autoestima.
Cristais indicados:
- Citrino: amplifica a autoconfiança e promove a manifestação de desejos.
- Olho de tigre: oferece coragem e força interior.
- Âmbar: ajuda na digestão emocional e clareza mental.
Dica: Posicione o cristal no abdômen superior e visualize sua energia pessoal crescendo.
4. Chakra do Coração (Anahata) – Cor: Verde
O chakra do coração governa o amor, a compaixão e as relações. Sendo assim, quando bloqueado, podemos sentir dificuldades em receber ou expressar amor.
Cristais indicados:
- Quartzo rosa: estimula o amor próprio e a compaixão.
- Malaquita: ajuda na liberação de mágoas e promove a cura emocional.
- Aventurina verde: promove equilíbrio emocional e bem-estar.
Dica: Coloque o cristal no centro do peito e faça respirações profundas, focando no fluxo de amor entrando e saindo do seu coração.
5. Chakra Laríngeo (Vishuddha) – Cor: Azul
O chakra da garganta está relacionado à comunicação e expressão da verdade. Por isso, quando está desbalanceado, podemos ter dificuldades em nos expressar claramente.
Cristais indicados:
- Água-marinha: facilita a expressão clara e confiante.
- Sodalita: estimula a comunicação honesta e a intuição.
- Lápis-lazúli: promove a clareza mental e a expressão verdadeira.
Dica: Coloque o cristal na garganta ou use um colar de cristais ao redor do pescoço pois isso ajudará na expressão contínua.
6. Chakra do Terceiro Olho (Ajna) – Cor: Azul Índigo
Esse chakra está associado à intuição e à sabedoria interior. Dessa forma, quando equilibrado, conseguimos acessar nossa intuição de forma clara.
Cristais indicados:
- Ametista: estimula a intuição e a conexão espiritual.
- Lápis-lazúli: melhora a percepção e a sabedoria interior.
- Fluorita roxa: promove clareza mental e intuição aguçada.
Dica: Coloque o cristal no centro da testa durante a meditação pois ajudará a abrir sua visão interior.
7. Chakra Coronário (Sahasrara) – Cor: Violeta
O chakra coronário é o centro da espiritualidade e conexão com o divino. Sendo assim, quando em equilíbrio, sentimos uma profunda conexão com o universo e uma compreensão espiritual expandida.
Cristais indicados:
- Cristal de quartzo: amplifica a energia espiritual e promove clareza.
- Selenita: conecta com a energia superior e promove paz espiritual.
- Ametista: facilita a meditação e eleva a vibração espiritual.
Dica: Coloque o cristal no topo da cabeça ou embaixo do travesseiro durante a noite pois ajudará a manter a conexão espiritual.
Como usar cristais para limpar e energizar os chakras
Agora que você conhece os cristais ideais para cada chakra, é importante aprender como utilizá-los para maximizar seus benefícios energéticos.
1. Meditação com cristais
Uma das formas mais poderosas de utilizar cristais é durante a meditação.
Dessa forma, deite-se em um lugar confortável e coloque um cristal correspondente a cada chakra sobre o corpo. Então, feche os olhos e concentre-se na meditação.
No aplicativo Pura Energia Positiva temos meditações específicas para o alinhamento de cada um dos chakras. Use-as para potencializar ainda mais os seus resultados.
2. Banho energético com cristais
Outra maneira de limpar e energizar seus chakras é tomar um banho energético com cristais. Sendo assim, coloque os cristais em volta da banheira ou dentro da água (alguns cristais, como a selenita, não devem ser submersos) e visualize a água purificando seu corpo e sua aura.
Além disso, você também pode energizar a água em um balde e depois finalizar o seu banho com essa água.
3. Colares e pulseiras de cristais
Usar colares e pulseiras de cristais é uma maneira prática de manter a energia dos chakras equilibrada ao longo do dia. Sendo assim, escolha joias com cristais específicos para os chakras que você deseja trabalhar e use-as como lembrete diário de suas intenções.
O fato é que os cristais são ferramentas poderosas para limpar e energizar os chakras, ajudando a restaurar o equilíbrio energético e promover bem-estar físico, emocional e espiritual. Por isso, incorporar cristais na sua prática diária de meditação é uma ótima forma de potencializar suas ações!
Então, se você quer aprender mais sobre os chakras, aprender a diagnosticar o fluxo de energia deles e fazer meditações específicas para o alinhamento e cura desses centros de energia, precisa conhecer o curso Poderosos Chakras.
Ele está disponível no aplicativo Pura Energia Positiva e você pode começar agora mesmo sua jornada de alinhamento energético e cocriação!