Pensar demais frequentemente leva à auto obsessão, mas a meditação pode lhe ajudar a restaurar o equilíbrio.
Todos nós, nos preocupamos se somos ou não realmente amados, aceitos ou simplesmente simpáticos, e todos, em algum momento, tememos que, em qualquer tipo de relacionamento, seja ele profissional, íntimo ou amizade, sejamos rejeitados.
Mas, quando esses pensamentos começam a girar na mente, é fácil querer recuar e se fechar na própria vida, e isto pode resultar em não se arriscar mais, não agir, não falar…e saiba que isto é bastante natural.
Vamos entender melhor o que é auto obsessão:
Ela ocorre quando fazemos o papel de obsessor em uma ideia fixa e também o papel de vítima. Ninguém está livre de ver seus desejos contrariados, seus objetivos não concretizados, suas ideias deturpadas e seus gestos mal interpretados. Todos esses acontecimentos podem criar mágoas e contrariedades que estacionam ressentimentos duradouros dentro de nós.
É assim que encontramos inúmeros exemplos de “ideias fixas” que nos aprisionam num processo de auto obsessão e seus sintomas.
Devemos buscar nos conhecer melhor, realizar um trabalho de interiorização para equilibrar nossas energias e pensamentos com a meditação, ser mais positivistas e deixarmos de reclamar de tudo ou sermos empecilhos na nossa própria vida.
Dessa forma, conseguiremos sair do vício do vitimismo obsessivo, que é a auto obsessão, e começaremos a viver a vida em paz e com equilíbrio livre dos sintomas da auto obsessão.
Agora vamos clarear sua mente, isto é, esclarecer através do conhecimento.
Primeiramente vamos mergulhar um pouco nas pesquisas neurocientíficas e entender porque podemos sair do controle e entrarmos num estado de auto obsessão, o que é bastante natural, e em seguida, lhe orientar como resolver esta questão, meditando com a Pura Energia Positiva.
As pesquisas nos revelam que, quando certas partes do cérebro – acima de tudo o córtex cingulado posterior – são ativadas, os humanos começam a pensar sobre si mesmos e como os outros os veem. Essas partes do cérebro estão localizadas principalmente em sua porção intermediária; e fazem parte do que os neurocientistas chamam de rede padrão do cérebro que entra em ação quando você não está fazendo nada em particular.
Se você já se perguntou por que um momento ocioso sentado no sofá termina em todos os tipos de ruminações preocupantes sobre se seus vizinhos ou colegas gostam de você, bem – é por isso!
De uma perspectiva evolutiva, esse tipo de comportamento faz muito sentido.
Autoconsciência e a atenção no que outras pessoas estão fazendo é a forma que seu cérebro avalia os perigos e se certifica de que você não está prestes a ser atacado por alguém.
Os problemas começam quando essa parte do cérebro está hiper estimulada e você fica ansioso demais com sua posição no mundo, pensado em demasia com o que os outros vão pensar se você fizer ou falar isso ou aquilo, por exemplo.
Veja neste artigo Porque o nosso cérebro amplia os pequenos fatores de estresse da vida moderna?, como nossa mente se comporta e acaba criando a tão temida ansiedade!
É aqui que entra a meditação
A prática da meditação é uma ótima maneira de restaurar o nosso senso de equilíbrio e trabalhar contra os efeitos negativos que se instalaram no seu cérebro.
A meditação ajuda a integrar as diferentes partes do cérebro e à medida que seu equilíbrio é restaurado, você começa a desenvolver empatia e compaixão, que são emoções de altíssima vibração energética, favoráveis em todos os aspectos.
Para você entender melhor o poder da compaixão, temos este podcast, que além das explicações, traz no final uma meditação que lhe ajudará ainda mais:
Questões Positivas – O poder da compaixão + Meditação de atenção plena
Mais um ponto importante!
Quando fortalecemos nossa autoestima, passamos a ter mais autoconfiança, o que nos permite não dar mais tanta importância ao que os outros pensam de nós, pois o que realmente importa nesta vida é o que nós pensamos de nós mesmos e isto só acontece quando aprendemos a nos amar, verdadeiramente, e nos aceitar como somos.
Esta meditação irá ajudar você a reforçar a autoestima:
Meditação – Amando-se
Quando você reforça sua autoestima e desenvolve o sentimento da compaixão – além de outros valores que meditar diariamente trazem a sua consciência – por consequência, o comportamento auto obsessivo desaparece da sua vida com a prática da meditação diariamente.
No final das contas, meditar diariamente transforma seus valores e sua forma de ver o mundo, trazendo maior consciência de si mesmo, das pessoas ao seu redor e no mundo, além das necessidades tanto as suas, quanto dos outros seres.
Para ser bem clara, você não irá mais olhar somente para o seu próprio umbigo, começará a entender o porquê está aqui nesta vida, entender seu real papel e dos outros seres, isso em qualquer tipo de relacionamento; sua consciência se expande de maneira natural, lhe indicando aos poucos, qual o seu papel no mundo e assim sua na vida começa também a expandir, através das suas próprias atitudes.
A grande e prazerosa busca começa…
Inicia o seu caminhar e assim, você se torna mais atuante, percebe-se, e para que sua evolução seja gradual, positiva e enriquecedora, temos um trabalho bem direcionado para aqueles que começam a trilhar e buscar mais entendimento, pois, à medida que crescemos e nos movemos para o mundo, descobrimos quem somos e o caminho que devemos seguir na jornada da nossa vida.
Curso – Descobrindo o seu Propósito
Quero lhe apresentar também uma outra oportunidade, muito mais abrangente e direcionada para aqueles que se interessam em meditar e adquirir conhecimento:
É o Clube Meditação, que engloba todo trabalho da Pura Energia Positiva num único lugar, feito com todo amor e exclusividade, com todas nossas meditações, todos os nossos cursos, livros Best Sellers Internacionais resumidos e traduzidos, e ainda mais, encontros exclusivos no WhatsApp e no Instagram secreto, tudo isso com atendimento exclusivo.
Que tal acessar todo conteúdo da Pura Energia Positiva? Baixe agora o nosso aplicativo gratuitamente. Clique aqui e faça o download agora.
Gratidão de todo o meu coração
Vanessa Scott
Namastê!