Meditação silenciosa – conheça os desafios e benefícios

by @puraenergiapositiva

A meditação silenciosa, durante muito tempo, foi considerada um privilégio que estaria disponível apenas para alguns poucos seres evoluídos que abdicavam do mundo para conseguir praticá-la.

Com o tempo, a prática foi se popularizando e se tornando parte da vida de muitas pessoas, dando origem até mesmo a organizações que tem como objetivo difundi-la.

Contudo, não é porque a meditação já é algo mais popular que ela é completamente simples. Pelo contrário, a sua prática diária pode trazer uma série de desafios, embora traga também inúmeros benefícios.

Para entender melhor quais são eles, basta continuar lendo e ver algumas informações que traremos a seguir.

 

Principais desafios benefícios da meditação silenciosa

Se antes a meditação era um privilégio de poucos, hoje ela está ao acesso da maioria das pessoas e até mesmo a ciência já comprova que qualquer um que se dedique a praticar vai conseguir os benefícios desejados.

De uma forma geral, a meditação age profundamente na mente inconsciente, promovendo mudanças reais e que podem ser sentidas a curto, médio e longo prazo.

Vamos conhecer a seguir quais são os principais desafios e os benefícios que a prática da meditação silenciosa pode oferecer para a sua vida:

1 – Paciência

Ter paciência quando se está começando a meditar é algo que pode se tornar um verdadeiro desafio. Quantas vezes você já iniciou a prática e começou a pensar tudo que deveria estar fazendo?

Primeiro de tudo, saiba que isso é normal e totalmente compreensível. A meditação também é algo que exige prática para se tornar um hábito e isso leva tempo.

A dica para neutralizar essa situação desafiadora é procurar reconhecer a presença da falta de paciência quando ela se manifestar.

Somente reconhecendo o sentimento é que você se torna capaz de lidar com ele e não ser dominado.

Reconhecer isso, aceitar e deixar ir é o melhor caminho! 

2 – Esforço

Se você continuar a praticar, verá que sua mente muda e, aos poucos, vai chegando a um lugar de calma, equilíbrio e bem-estar. Não acontece da noite para o dia. Da mesma forma, você não aprende a tocar um instrumento da noite para o dia e não vira expert em um esporte da noite para o dia.

O mais importante é que você continue, mesmo quando já estiver sentindo-se calmo. Com o tempo, você vai se aprofundando cada vez mais e verá que consegue dominar desde os momentos de calma até os momentos de mais agitação mental, que vão e vem. 

3 – Tornar a prática parte do dia a dia

Esse é outro grande desafio: incluir a prática da meditação no seu dia a dia. Isso porque quando chega a hora de meditar, sempre existem milhões de outras tarefas que precisam ser feitas, não é mesmo?!

Pense quantas vezes você intencionou começar uma prática regular mas acabou deixando para depois porque tinha de resolver questões mais “urgentes”.

Até pode ser uma missão complicada em algumas épocas, mas tudo é uma questão de mudar o foco e definir prioridades. Antes de tudo, comece a visualizar a prática como algo que já é parte da rotina e não como uma tarefa que você encaixa quando consegue.

Uma dica ótima é a Rota da Liberdade da PEP, parte integrante do Clube Meditação, que  foi desenvolvida pensando exatamente nisso, pois as aulas e meditações são enviadas diariamente e requerem apenas alguns minutinhos. 

4 – Bem-estar

O bem-estar que você sente após concluir a prática é, sem dúvidas, um dos melhores benefícios que a meditação pode oferecer, sendo a base de tudo.

Isso porque, quando você se sente bem e feliz, muda sua energia, muda o que você atrai e possibilita ter discernimento para resolver as questões do seu dia sem atritos.

Como um ciclo, você vai conseguindo meditar melhor, começa a atingir seus objetivos, se motiva ainda mais, pratica mais, conquista mais metas e assim por diante.

Quando for fazer a sua próxima meditação, pare um segundo e reflita sobre como você está se sentindo naquele momento. Repita isso ao final da meditação. Você verá que a diferença é enorme de bem-estar. 

Como experiências emocionais negativas podem afetar a saúde

Quando falamos de emoção, estamos falando de energia em movimento, visto que uma emoção tem o poder de expressar nossos anseios, medos, frustrações, amores e sentimentos mais profundos.

Os pensamentos e palavras são, muitas vezes, expressões conscientes, ao passo que as emoções podem ser vistas como portas para o nosso inconsciente.

Portanto, elas não podem, de forma nenhuma, serem tratadas como algo superficial. Muito menos podem ser deixadas de lado.

É essencial entender que essas emoções, desde o amor e a gratidão até o extremo oposto, da raiva e do ódio, têm um impacto enorme não apenas no emocional, mas também no físico.

Dessa forma, quando guardamos sentimentos e emoções menos elevados, estamos também castigando o nosso corpo, deixando-o doente e tornando-o incapaz de funcionar em todo o seu potencial.

O bom é que a meditação silenciosa pode ajudar você a se conectar com essas emoções profundas, sem dor, apenas consciência. Com isso, você consegue deixá-las ir e remove bloqueios que atrapalham a sua felicidade hoje. 

Mente e corpo trabalhando juntos

A mente e o corpo são muito diferentes, porém, estão diretamente ligados e afetam-se mutuamente.

Praticando a meditação, conseguimos benefícios tanto para corpo quanto para a mente e o espírito.

Isso porque você treina o abandono de sentimentos negativos e se livra de velhos fardos que influenciam o seu momento atual. Sendo assim, também treina a adoção de pensamentos mais positivos.

Assim, sem estar sobrecarregado, você pode escolher coisas muito mais bonitas e leves daqui para frente.

Uma mente com mais clareza tem um melhor discernimento dos fatos e consegue tomar decisões mais acertadas, pensadas e menos impulsivas. Com isso, você também terá menos arrependimentos.

Praticando a meditação, a mente fica calma, o estresse e a ansiedade são aliviados e você trata mente, corpo e alma de uma só vez, de forma completa. 

Para finalizar, a meditação até pode ter sim os seus desafios. Contudo, os benefícios são tão incríveis e profundos que valem muito a pena. Mais do que isso, é um processo no qual você consegue aproveitar toda a trajetória e não apenas o destino final.

Então, saiba que a PEP tem a missão de tornar a meditação silenciosa algo possível para quem quiser. O objetivo é facilitar a sua vida e fazer com que você consiga os resultados que deseja. Isso de uma maneira prática e que possa ser facilmente inserida no seu dia a dia.

Para sairmos um pouco da teoria, confira essa  prática – Meditação Um Você Completo:

 

Quer saber mais? Clique aqui e acesse a página do Clube Meditação. Faça a sua inscrição agora

E então, vamos ser mais Pura Energia Positiva?

Você pode acompanhar muitos conteúdos diários através do nosso Instragram!

 

Gratidão imensa por ter você aqui hoje!

Abraços!

 

Leia Também

Leave a Comment

Desenvolva esse Poderoso Hábito em sua Vida!

Um programa testado e desenvolvido passo a passo para criar este poderoso hábito em 20 dias.