Se você é um praticante de mindfulness, é possível afirmar que está mais preparado para enfrentar os momentos do seu dia com mais habilidade e sabedoria do que aquelas pessoas que ainda não conhecem esta prática.
Essa não é uma tarefa simples, especialmente hoje em dia, com os tempos mais turbulentos e incertos que estamos vivenciando. Muitas vezes precisamos mesmo de ajuda e daquela dose de sabedoria emprestada.
Por isso é que hoje, no nosso primeiro Blog de maio, que é o mês da mulher e o mês em que temos o dia das mães, vamos conhecer 10 mulheres importantes no cenário mindfulness.
Esperamos que essas histórias e exemplos de vida possam inspirar você também a levar uma vida cada vez mais mindful.
10 mulheres importantes para a cena do mindfulness
O cenário mindfulness no mundo é preenchido de mulheres fortes, inspiradoras e que são verdadeiros exemplos a serem seguidos. Vamos conhecer 10 delas logo abaixo:
1 – Shelly Tygielski
Percebendo que esse universo do mindfulness era muito mais habitado por mulheres, Shelly trabalha especialmente para atrair os homens para esse mundo.
Ela foi a responsável por guiar a primeira meditação em massa em um evento esportivo. Ela acredita que uma verdadeira mudança pode acontecer, mas precisamos ser cada vez mais e mais pessoas remando na mesma direção.
Tygielski largou 20 anos de carreira no mundo corporativo, onde tinha um cargo de presidência e comandava mais de 2.400 funcionários.[ enfrenta.
Com o intuito de ajudar ainda mais pessoas, ela criou o Mindfulness for the People.
2 – Mirabia Busch
Uma ativista de longa data, Mirabia acompanhou o crescimento gradual da prática de mindfulness durante quase 50 anos como líder na área. Ela é fundadora do Center for Contemplative Mind in Society e é uma das principais colaboradoras do Google no programa Search Inside Yourself.
Ela aprendeu meditação na Índia e desde seus primeiros dias já notou a grande quantidade de homens como professores, praticantes e guias.
Ela enfrentou muitas barreiras para se desenvolver nesse cenário, onde o patriarcado sempre foi mais enraizado. Contudo, admite que está vendo muitas mudanças positivas nos últimos tempos e se mostra muito otimista a esse respeito.
3 – Kristin Neff
Kristin tem um importante papel no cenário mindfulness por trazer questionamentos a respeito dos papéis tradicionais de gênero e como eles podem afetar questões como autoconfiança e autocompaixão.
Ela é instrutora de autodesenvolvimento humano e cultural na Universidade do Texas, ocupando lugar de destaque no meio como a maior especialista do mundo em pesquisas sobre autocompaixão.
Ela confronta também a premissa de que, socialmente, as mulheres não podem ser tão ferozes, ao passo que os homens não podem ser tão ternos. Assim, ela trabalha com técnicas de integração, que visam o ponto de equilíbrio entre essas energias do poder masculino e do poder feminino.
4 – Helen Weng
Neurocientista, Helen revela que ser filha de imigrantes taiwaneses e sua prática de mindfulness possuem uma relação muito íntima. Por isso, ela dedicou 14 anos de sua carreira para entender melhor os mecanismos neurológicos que são ativados durante a prática da meditação de atenção plena.
Por pertencer a um grupo étnico específico e enfrentar muitos desafios em sua vida por causa disso, inclusive no ambiente de trabalho, ela também dedica seu foco à diversidade, para ajudar outras minorias marginalizadas no mundo a terem acesso à meditação.
Ela entende que esse tipo de prática é boa não somente para as pessoas, mas para a comunidade de uma forma geral, podendo melhorar todo o seu entorno.
5 – Rhonda Magee
Rhonda afirma que o exercício da advocacia e a prática do mindfulness andam de mãos dadas em sua vida. Segundo ela, os advogados são chamados quando alguém está sofrendo ou em perigo e aliar isso à atenção plena ajuda no gerenciamento do estresse e a minimizar problemas, criando uma relação mais equilibrada com o trabalho.
Como mulher negra, ela ressalta a importância da prática para o entendimento da sua própria existência, considerando que, segundo ela mesma, o mundo nunca foi um lugar criado para pessoas como ela.
6- Willoughby Britton
Psicóloga clínica e pesquisadora da Brown University Medical School, ela se dedica a entender os efeitos da prática do mindfulness na ansiedade e regulação do humor.
No decorrer de sua carreira como neurocientista e especialista em meditação, ela pode observar uma série de dinâmicas que influenciam a sociedade como um todo e parte da sua pesquisa se trata justamente de observar esse fenômeno.
7 – Angela Rose Black
Angela é PhD, fundadora e CEO da Mindfulness for the People e seus primeiros registros de atenção plena vem lá da sua infância.
Parte de sua vida ela passou no centro comunitário Flanner House, que capacita, apoia e defende famílias negras da comunidade. Foi lá que ela conheceu Frances Malone, então diretora do setor de desenvolvimento infantil.
Foi com ela que Angela aprendeu a prestar atenção ao seu entorno, portar-se com dignidade, saborear bem os alimentos e andar com boa postura.
Na época, isso não era chamado de atenção plena pela diretora, e sim de “consciência”.
Já adulta e lutando contra a desigualdade racial do seu país, ela viu a atenção plena como uma forma de manter-se em equilíbrio e recuperar suas forças para as batalhas que enfrenta.
Com o intuito de ajudar ainda mais pessoas, ela criou o Mindfulness for the People.
8 – Amishi Jha
Criada por pais hindus que tinham o costume de meditar diariamente, Jha se tornou uma cientista, sempre voltando-se para o lado mais racional de tudo e buscando evidências.
Em um ponto da vida, ela enfrentou problemas com seu filho que tinha dificuldade de aprendizado, seu marido recém iniciando a faculdade, seu trabalho como professora assistente e sob forte estresse, chegando a danificar os nervos dos dentes de tanto que os rangia.
Contudo, foi na reconexão com suas origens e voltando para a meditação que ela encontrou o caminho que precisava. Tudo começou graças a uma palestra e desde então, ela não parou mais.
Hoje ela se dedica à ciência do mindfulness, já tendo apresentado sua pesquisa até mesmo na Índia, no Mind and Life Institute. Seu objetivo é ensinar como qualquer pessoa pode usar essa técnica no dia a dia.
9 – Janice Marturano
Janice era uma executiva de alto cargo e vivia esgotada enquanto trabalhava para a General Mills. Sua vida foi assim até que foi convidada por um amigo a passar o fim de semana em um spa de atenção plena.
Embora não acreditasse em nada quando foi, a sua visão ao sair de lá era completamente diferente e hoje ela afirma que aqueles dias mudaram a sua vida.
Ela fundou o Institute for Mindful Leadership, que oferece a prática de atenção plena para líderes e colaboradores de organizações empresariais, ensinando sobre a liderança consciente.
10 – Pat Rockman
Foi em uma conferência da Igreja Anglicana que Pat teve a sua primeira experiência de conexão, quando ela ainda tinha apenas 14 anos de idade.
Com o tempo, ela pôs fim ao relacionamento, seu círculo de amizades foi mudando e ela se aprofundou cada vez mais nesse caminho de estudos e para entender melhor a sua existência.
Ela estudou psicologia budista, sufismo, psicoterapeuta médica e muito mais, até que passou a oferecer Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness para pacientes, especialmente do sexo feminino.
Prontinho, agora já conhecemos 10 mulheres incríveis e muito inspiradoras que são muito importantes no cenário do Mindfulness no mundo, aposto que você ficou com vontade de meditar e conhecer melhor esse mundo Mindfulness? Tenho sugestões:
Não sabe meditar? Seus problemas acabaram com o nosso curso Meditação para Iniciantes, chegou a hora de você aprender a meditar através do método PEP. Depois que a Vanessa Scott experimentou vários estilos diferentes, naturalmente surgiu o estilo PEP, uma combinação de estilos que envolve técnicas de Mindfulness, Meditação Transcendental e a Lei da Atração, com mensagens positivas e espirituais que vão revolucionar a sua vida. A Meditação é uma ferramenta que pode ser aprendida e incluída nas atividades do dia a dia. Ao meditar, você acalma sua mente, e é no intervalo dos seus pensamentos que você transforma sua vida. Como você viu acima, os 10 exemplos de mulheres que transformaram suas vidas através do Mindfulness, agora chegou a sua vez… e este é apenas o começo de uma linda e nova jornada de positividade em sua vida.
E ainda falando de Mindfulness (atenção plena), temos um curso exclusivo para Alimentação Plena, a sua própria jornada para uma saúde melhor! Nestas aulas e nas meditações direcionadas incluídas neste curso, você participará ativamente da eliminação daquelas formas habituais não saudáveis de comer e aprenderá a viver para sentir plena satisfação de comer com prazer e abraçar o presente e tudo o que a vida tem a oferecer.
Criamos, para melhor lhe atender, uma parceria poderosíssima entre a nutricionista Helen Ribeiro e Vanessa Scott, terapeuta holística especialista em meditação, lei da atração e bem estar. Essa parceria surgiu com o intuito de ajudar pessoas que enfrentam desafios com relação a seus hábitos alimentares, juntando conhecimento nutritivo em combinação com a atenção plena.
Agora só falta você conhecer o Clube Meditação, onde você terá acesso às diversas ferramentas para alcançar uma vida mais próspera e feliz. Nosso método é baseado nos princípios milenares de Mindfulness, o que para os ocidentais, trata-se muitas vezes de um mundo novo e até desconhecido, mas pode acreditar que o que você conhecerá aqui é muito inovador e surpreendente!. Você saberá como lidar com os desafios da vida e expandir muito seus conhecimentos de maneira única e definitiva. Você, aos poucos, verá um novo você surpreender… principalmente a você mesmo. E este é só o começo!
Você terá sua consciência expandida através de cursos, livros best sellers internacionais resumidos e traduzidos, meditações, afirmações, séries inovadoras, isto é, todos os materiais inclusos no Clube Meditação…
E ainda tem mais…
Toda a nossa família PEP inicia uma grande jornada… vamos fazer juntos a Rota da Liberdade, quer saber como é nossa Rota? Clique aqui, veja todos os detalhes e não perca essa grande oportunidade, inscreva-se agora mesmo no Clube Meditação.
Vem comigo?
Prepare o caderninho, separe 10 min diários para as aulas, 15 para a meditação. Escute os vídeos exclusivos…e qualquer dúvida é só me chamar, Vanessa, pelo WhatsApp! É isso mesmo, para facilitar a interação de todos, tudo será enviado pelo grupo WhatsApp, todo esse fantástico conteúdo, direto, na palma da sua mão!
Beijo grande no seu coração e te vejo aqui do outro lado, no Clube Meditação!
Vanessa Scott