3 poderosos aliados que irão beneficiar sua saúde mental e física

by @puraenergiapositiva

Hoje vamos conhecer quais são os 3 aliados que irão beneficiar sua saúde mental e física, formando um triângulo perfeito e se complementando de uma forma sensacional.

Se avaliarmos a meditação e a prática de atividade física, poderemos notar que ambas oferecem benefícios bem semelhantes. Isso porque ajudam a diminuir os níveis de ansiedade e de depressão, melhoram o humor e levam a um estado de mais calma.

Contudo, um não exclui o outro e para ter uma vida equilibrada de verdade, eles precisam estar presentes na rotina, bem com uma boa alimentação, que é o terceiro pilar dessa tríade.

Então, se você quer entender melhor sobre o assunto e saber mais sobre os 3 poderosos aliados que irão beneficiar sua saúde mental e saúde física, continue lendo!

Um triângulo amoroso perfeito: meditação, exercícios e alimentação

É bastante comum pensarmos que a meditação é uma poderosa ferramenta para a saúde mental, ao passo que o exercício e alimentação balanceada são ótimas ferramentas para a saúde física.

Contudo, não podemos e nem devemos pensar em corpo e mente como sistemas separados ou que um está alheio ao outro.

Isso porque meditar tem uma série de benefícios fisiológicos também, isso é, benefícios que se manifestam no corpo físico. Da mesma forma, a prática de atividade física e manutenção de uma dieta saudável também impactam na saúde mental.

A prática dessas três atividades juntas, então, é a receita para o sucesso do desenvolvimento pessoal.

Tanto o exercício físico quanto a meditação têm o poder de aumentar o fluxo sanguíneo e melhorar a oxigenação do corpo, promovendo um processo que é chamado de neurogênese, que é o estímulo à formação de novas células cerebrais.

Mais do que isso, também estimulam o fortalecimento das habilidades de concentração e foco, ao passo que diminuem a ansiedade e os sintomas da depressão.

Alimentar-se bem ainda traz a vantagem de manter o corpo regulado, bem nutrido e funcionando corretamente em seu todo.

A dúvida que você deve estar agora é: qual melhor momento para aliar treino e meditação? Vamos entender mais a seguir.

Atenção plena durante o exercícios

A variedade de exercícios que você pode fazer são muitas e algumas, como tiro ao alvo, por exemplo, podem exigir um nível de concentração que se aproxima de uma meditação.

O mesmo pode acontecer enquanto você corre, realizando um movimento repetitivo que leva a mente a um estado mental tranquilo semelhante ao estado meditativo.

Contudo, será que é possível mesmo meditar enquanto se exercita?

A resposta para essa pergunta depende unicamente de você. Não existe nada que diga que a meditação precisa ser feita sentado em uma almofada.

Então sim, você pode praticar o mindfulness enquanto caminha, enquanto corre, enquanto nada e etc. A atenção plena é um estado possível independentemente da atividade que você esteja fazendo.

Mais do que isso, quando você se exercita em estado de atenção plena, aumenta muito a sua consciência corporal, diminuindo o risco de lesões e melhorando o desempenho.

Então, na próxima vez que for fazer uma caminhada, comece encontrando um espaço tranquilo na natureza. Desconecte-se do ambiente externo e ancore-se no momento presente, fechando os olhos antes de começar a caminhar…e tente observar e ver durante quanto tempo da atividade física você está mesmo presente no agora, com consciência da sua respiração e do seu corpo.

Meditação – Meditando e Andando para você colocar em prática na sua próxima caminhada:

Provavelmente você notará que, assim como em qualquer momento de meditação que você já teve, a sua atenção vagueia e a distração acontece.

O objetivo não é evitar isso, mas sim não se apegar aos pensamentos que chegam, sempre fazendo sua mente voltar ao foco outra vez.

Meditação após exercícios

Uma outra alternativa para os momentos em que você estiver sentindo inquietação ou agitação, é exercitar-se antes de meditar e não durante.

Isso permitirá que o corpo gaste energia e receba uma boa dose de hormônios do bem-estar, que acalmam. Assim, a prática de mindfulness sentado pode ser mais tranquila e proveitosa.

Além disso, a prática da atividade física também libera cortisol. Isso não chega a ser um problema, pois ele é contraposto por uma série de outros hormônios bons.

Contudo, a meditação atua justamente na diminuição do cortisol, que também é conhecido como o hormônio do estresse.

Logo, é possível afirmar sim que essas duas atividades se complementam de uma forma única e muito vantajosa para a saúde física e para a saúde mental.

Meditação – Paz com nossos Pensamentos

Esta meditação vai iluminar os seus pensamentos. Vamos explorar e perceber nossos pensamentos sem julgamentos, sem resistir a eles, pois como eu sempre digo, tudo que resistimos, persiste!  

Esta meditação vai ensinar você a não ser afetado pelos pensamentos, mas a ser amigo deles, observe-os com gentileza e curiosidade.

Alimentação plena uma aliada poderosa da sua saúde física e mental

Além da prática de mindfulness, temos também o mindful eating, que é justamente a aplicação da técnica do mindful ao momento da alimentação.

Essa abordagem fantástica propõe que o momento de nutrir o corpo possa ser mais consciente. Assim, é possível atentar-se a todas as etapas do processo, que vão desde a escolha dos alimentos até o momento de comer, passando pelo preparo.

Com ela, você usa todos os seus sentidos, atentando-se ao aroma que o alimento libera durante seu preparo, às texturas e sabores que ele possui, à combinação de cores, à temperatura dele na boca e etc.

Atenção plena na alimentação também compreende a ação de olhar para o alimento de maneira mais profunda e entender todo o esforço necessário para que ele chegasse até a sua mesa.

Está com dificuldade em implantar uma alimentação saudável para você e sua família, conheça nosso curso Alimentação Plena, com este curso é possível obter mais consciência sobre o momento da alimentação, é possível estimular a adoção de hábitos mais saudáveis, controlar a compulsão alimentar, fazer melhores escolhas diárias e até aprender a interpretar melhor os sinais de fome e saciedade que o corpo emite. 

A alimentação plena tem muitas vantagens e se for aliada à prática de atividades físicas regulares e meditação, teremos a tríade perfeita para uma vida plena e equilibrada.

Prontinho, agora você já conhece os poderosos aliados que irão beneficiar sua saúde mental e física!

Aqui ainda cabe esta observação:

É muito normal sentir dificuldades em começar este novo e saudável estilo de vida, mas vá com calma, essas mudanças não precisam e nem devem ser drásticas, é muito importante agir conscientemente e  dar um passo de cada vez. Temos um curso direcionado para lhe orientar, o Curso Hábitos PEP que com certeza lhe  ajudará a remover hábitos negativos e inserir bons hábitos como alimentação saudável, exercícios físicos, meditar e etc..

Vem com a PEP criar sua nova realidade… vamos encontrar a Pura Energia Positiva dentro de você e fazê-la  brilhar!

Namastê!

Leia Também

Leave a Comment

Desenvolva esse Poderoso Hábito em sua Vida!

Um programa testado e desenvolvido passo a passo para criar este poderoso hábito em 20 dias.