Olá, queridos. Aqui é a Vanessa Scott para mais um blog da nossa série sobre Breathwork e hoje vamos entender como o Breathwork (Respiração Consciente) ajuda a melhorar nossa autoestima.
No entanto, se você perdeu os blogs anteriores, pode conferir todos no link abaixo ou conferir a nossa playlist de vídeos no YouTube:
Pois bem, o Breathwork é uma prática que envolve usar a respiração para acessar estados mais profundos de consciência, liberar emoções reprimidas e cultivar uma maior presença no momento atual.
Dessa forma, ele também ajuda na construção e manutenção da autoestima, visto que esses são aspectos essenciais de uma autoestima saudável.
Pensando nisso, vamos entender melhor os benefícios que o breathwork pode trazer para nossa autoconfiança e segurança.
Vem comigo!
Benefícios do Breathwork para a autoestima
A autoestima é uma característica que se constitui pela nossa habilidade de valorizarmos quem nós somos e estarmos contentes com o nosso modo de ser, com a forma como nos expressamos e a maneira como vivemos.
Sendo assim, para manifestarmos toda essa autenticidade, precisamos fazer um mergulho profundo, removendo as crenças e traumas que limitam nosso potencial de ser tudo aquilo que sonhamos.
É justamente isso que a prática do breathwork proporciona, usando a respiração consciente para acessar estados de consciência expandida e promover a liberação emocional.
Vamos conhecer mais alguns benefícios da prática para a autoestima:
1. Redução de ansiedade e estresse
A ansiedade e o estresse podem corroer a autoestima, fazendo com que nos sintamos menos capazes ou dignos. Praticar Breathwork ativa o sistema nervoso parassimpático, que promove mais relaxamento e reduz esses estados. Dessa forma, ajuda a melhorar a percepção que temos de nós mesmos.
2. Liberação de emoções negativas
Técnicas de Breathwork podem facilitar a liberação de emoções negativas que mantemos a respeito de nós mesmos, como culpa, vergonha ou inadequação. Sendo assim, ao liberar essas emoções, podemos começar a ver-nos de uma maneira mais positiva e empoderada.
3. Melhoria da consciência corporal
O Breathwork aumenta a consciência do próprio corpo, o que pode levar a uma maior aceitação de si mesmo. Dessa forma, essa conexão fortalecida com o corpo muitas vezes se traduz em uma melhor imagem corporal e autoestima.
Está gostando do conteúdo? Assista ao vídeo completo aqui:
4. Aumento da resiliência emocional
Ao enfrentar e processar emoções usando a prática de Breathwork, você vai desenvolver maior resiliência emocional. Isso porque aprender a lidar com desafios emocionais de maneira eficaz pode aumentar a autoestima à medida que você ganha confiança em sua capacidade de lidar com situações difíceis.
5. Conexão com o Eu interior
Muitas vezes, uma baixa autoestima está ligada a uma desconexão de nosso eu autêntico. Sendo assim, o Breathwork pode facilitar momentos de uma introspecção mais profunda e de mais conexão com o eu interior, reforçando a autoaceitação e o amor próprio.
Como usar o Breathwork para melhorar a autoestima
Agora que já entendemos os muitos benefícios que o Breathwork pode trazer para nossa autoestima, vamos entender como começar a praticar essa técnica tão incrível:
1. Iniciar com um facilitador qualificado
Devido à natureza profunda e às vezes intensa do Breathwork, é recomendável começar a prática com a orientação de um facilitador experiente. Dessa forma, isso assegura que você tenha suporte adequado para processar emoções e experiências intensas.
2 – Combine Breathwork e meditação
A prática de breathwork é mais intensa, portanto, não é algo que você deve fazer todos os dias. A dica é combinar a prática de meditação diária com uma sessão semanal de Breathwork, conseguindo o equilíbrio ideal para seu progresso.
3. Sessões guiadas
Aqui na PEP fazemos sessões semanais e ao vivo de Breathwork através do Zoom. Elas acontecem todos os domingos às 7:30 da manhã, horário de Brasília.
Você pode se inscrever clicando na imagem abaixo. Depois basta aguardar a notificação da próxima sessão no seu e-mail.
Vem comigo aprender a desenvolver uma prática de Breathwork que sustente seu crescimento pessoal e melhore sua autoestima.