Olá, queridos. Aqui é a Vanessa Scott para mais um blog da nossa série sobre Breathwork e hoje vamos entender qual a diferença entre o mindfulness e breathwork.
Por isso, se você perdeu os blogs anteriores, pode conferir todos no link abaixo ou conferir a nossa playlist de vídeos no YouTube:
Pois bem, sobre mindfulness e breathwork, o fato é que ambas as práticas promovem a saúde e o equilíbrio mental, espiritual e emocional. Contudo, elas têm abordagens e objetivos diferentes. Além disso, a recomendação de frequência das práticas também é distinta.
Dito isso, vamos entender melhor cada uma delas para que você possa entender melhor como cada uma delas funciona!
O que é Breathwork?
Breathwork, ou trabalho respiratório, é uma prática que utiliza técnicas específicas de respiração para melhorar o bem-estar físico e psicológico.
Dessa forma, o foco está em alterar os padrões respiratórios para influenciar o estado mental e emocional do praticante, promovendo a cura e a liberação de emoções reprimidas.
O breathwork também é frequentemente usado para alcançar estados alterados de consciência e ajuda na cura emocional profunda.
Alguns dos principais benefícios do Breathwork são:
- Redução do estresse e ansiedade
- Liberação de traumas e bloqueios emocionais
- Melhora da saúde respiratória
- Acesso a estados meditativos profundos
O que é Mindfulness?
Mindfulness, ou atenção plena, é uma técnica de meditação que consiste em estar conscientemente atento ao momento presente, sem julgamento.
A ideia é observar pensamentos, sentimentos e sensações sem tentar mudá-los. Mindfulness pode ser praticado através da meditação, mas também pode ser incorporado em atividades diárias, como comer, caminhar ou ouvir.
Alguns dos principais benefícios do Mindfulness são:
- Aumento da capacidade de concentração e foco
- Redução do estresse e melhoria da regulação emocional
- Desenvolvimento de uma maior empatia e compreensão dos outros.
- Melhoria no manejo de condições de saúde como ansiedade e depressão.
Diferenças principais entre as técnicas
Como já expliquei, existem algumas diferenças entre as técnicas em vários aspectos. Vamos conhecer quais são essas diferenças a seguir:
1 – Foco Principal
- Breathwork: concentra-se na respiração como ferramenta para alterar estados físicos e emocionais.
- Mindfulness: foca na observação consciente do momento presente. Dessa forma, ajuda a cultivar uma mente calma e reativa.
4 – Técnicas Usadas
- Breathwork: utiliza uma variedade de técnicas respiratórias para atingir resultados específicos.
- Mindfulness: pratica a observação sem apego, muitas vezes através da meditação sentada ou práticas integradas ao dia a dia.
3 – Objetivos
- Breathwork: visa transformar emocionalmente o praticante, alcançando liberação profunda e insights pessoais.
- Mindfulness: busca desenvolver uma aceitação tranquila da realidade, melhorando a saúde mental e a clareza.
4 – Frequência
- Breathwork: normalmente fazer breathwork uma vez por semana já é suficiente para ter resultados. Isso porque é considerando que é uma prática mais intensa.
- Mindfulness: a recomendação é praticar o mindfulness diariamente para que seja possível perceber os benefícios a longo prazo. Além disso, ele é excelente quando combinado com as sessões semanais de breathwork.
Quer saber mais sobre o assunto? Assista ao vídeo completo:
Dicas para obter mais benefícios de breathwork e mindfulness:
1 – Crie um espaço de bem-estar em casa
Dedique um canto da sua casa para suas práticas de Breathwork e Mindfulness. Sendo assim, inclua elementos que tragam paz, como plantas, velas aromáticas, e almofadas confortáveis.
No aplicativo Pura Energia Positiva Premium você encontra o e-book “Como montar um santuário doméstico de meditação”, que está disponível gratuitamente.
2 – Use a tecnologia a seu favor
No aplicativo da PEP você encontra uma grande quantidade de meditações guiadas e sessões de breathwork para começar a praticar e criar uma nova rotina de conexão.
Baixe agora e aproveite!
3 – Alimente-se conscientemente
Leve a atenção plena para a mesa. Coma devagar, saboreando cada mordida e apreciando a textura e o sabor dos alimentos. Isso não só melhora a digestão, mas também ajuda a cultivar a gratidão.
Recomendação para iniciar sua prática
Ambas as práticas oferecem benefícios significativos, mas a escolha depende das suas necessidades e objetivos pessoais. Se você está procurando uma ferramenta para lidar com emoções profundas ou traumas, Breathwork pode ser especialmente útil.
Contudo, para aqueles que buscam melhorar o foco, aumentar a clareza mental e ter mais paz interior, o Mindfulness é uma excelente opção.
Ambas são poderosas ferramentas para aqueles que querem assumir controle de suas vidas e cocriar uma realidade deliberada e não por acaso!
Dessa forma, se você quiser participar de uma sessão online, ao vivo e gratuita de breathwork, é só clicar na imagem abaixo e fazer a sua inscrição!
As sessões ao vivo acontecem todos os domingos, às 7h30 (horário de Brasília), através do Zoom.