Meditação: prática milenar voltada para saúde

Meditação: prática milenar voltada para saúde

agosto 13, 2020

A prática milenar da meditação é conhecida em todos os cantos do mundo, do oriente ao ocidente. Mesmo não se sabendo sua origem exata, os benefícios que traz ao corpo e mente são incontestáveis. Diminuição da ansiedade, aumento da estabilidade emocional e da calma, vida mais satisfatória são apenas alguns dos bens físicos e psicológicos e é principalmente, uma prática de concentração e autoconhecimento, um conjunto de técnicas para treinar a nossa mente e nos conectar com a Pura Energia Positiva que está tanto dentro de nós, como ao nosso redor!

Origem

As primeiras referências conhecidas são antigas, encontradas na Índia em registros pictográficos datando de cerca de 1500 antes do início do calendário cristão, e de forma escrita nos chamados Upanisad, capítulos especiais dos Vedas, reconhecidos como os textos mais importantes no vasto sistema que veio a ser conhecido como Hinduísmo. Por outro lado, há também indícios de que, na China, formas talvez tão antigas de meditação se desenvolveram no contexto de tradições nativas, anteriores à codificação do Taoísmo. Ao longo dos milênios, técnicas meditativas vêm sendo empregadas em diversas tradições e linhagens internas, como o Budismo, Vedanta, Yoga e Taoísmo.  Em cada uma destas escolas, a meditação se constitui como uma das práticas mais importantes para os que almejam trilhar o caminho espiritual.

Entrada e difusão no ocidente: primeiros contatos com a meditação milenar

No mundo ocidental, a difusão da meditação se deu sobretudo a partir da segunda metade do século XIX, através de círculos de estudiosos espiritualistas na Europa e nos Estados Unidos. Neste período efervescente de inovações em todos os âmbitos da vida intelectual, a descoberta das tradições orientais por entusiastas de novas visões de filosofia e espiritualidade foi de grande relevância.

O World Parliament of Religions, realizado em 1883 em Chicago, figura aí como um primeiro grande marco, permitindo pela primeira vez que se recebesse, em solo americano, ensinamentos asiáticos vindos dos próprios asiáticos. A partir daí diversos mestres foram convidados excursionar pelo país, o que pouco depois levaria à formação dos primeiros ashrams (templos hindus) ocidentais.

Inicialmente, então, foi em grande parte no campo de estudos de religiões que a meditação milenar, ainda percebida como uma prática intrinsecamente cultivada no âmbito religioso, recebeu maior atenção por parte de intelectuais e acadêmicos (GOLEMAN, 1997).

Mapa da mente

A dificuldade de estabelecer uma definição de meditação ocorre em razão da complexidade da consciência humana. O estudo das neurociências está longe de conhecer com clareza seus mecanismos mais simples e a interação entre os sistemas cerebrais ativados durante a meditação. Inclusive, a ciência tem estudado intensamente os efeitos das técnicas de meditação na saúde.

Algumas pesquisas, por exemplo, registraram mudanças físicas na estrutura do cérebro em curto período com o uso de práticas meditativas e incremento nos benefícios para a saúde. Além disso, muitos estudos têm apurado os mecanismos cerebrais envolvidos em muitas experiências meditativas e religiosas. Um exemplo disso é a relação entre a desativação do lobo parietal posterior superior, área do cérebro responsável pela orientação do corpo no espaço e a sensação de flutuar durante alguns estados meditativos.

De qualquer forma, as análises científicas têm corroborado para evidenciar que as práticas meditativas possuem funcionamento físico-metabólico. Para aqueles que têm uma compreensão não materialista da realidade, a conciliação reside na possibilidade do entendimento de que todo fenômeno psíquico, ou espiritual, tem uma ação física em um determinado momento. É por isso que ter ou não uma área do cérebro que envolva a experiência religiosa não exclui um entendimento da experiência além do campo físico.

Como a meditação atua no cérebro

Diversos estudos já realizados comprovam que a meditação prática antiga interfere positivamente no funcionamento do cérebro. Um deles, realizado pela Universidade de Harvard, analisou e comparou um grupo de meditadores com outro de não meditadores. A conclusão foi de que os participantes do primeiro tinham uma estrutura cerebral diferente em relação aos do segundo.

Através de Ressonância Magnética, foi possível observar que o córtex – responsável por boa parte das manifestações humanas – dos que praticavam a meditação era mais grosso do que os que não praticavam. Isso foi evidenciado nas áreas cerebrais relacionadas à atenção, introspecção e processamento sensorial.

Além disso, esse estudo também mostrou uma redução da amígdala cerebral – centro regulador do comportamento agressivo, do instinto de ataque ou fuga e das respostas emocionais. Essa redução é importante por se tratar de uma área relevante nos aspectos de ansiedade, estresse e medo. Isto é, a meditação atuaria de maneira benéfica no cérebro, de forma a reduzir esses sintomas.

Também através de Ressonância Magnética, um estudo realizado pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca, encontrou diferenças de estrutura em regiões do tronco cerebral entre um grupo de meditadores de longo prazo e um grupo de não meditadores. Essas regiões estariam relacionadas aos mecanismos de controle cardiorrespiratório.

Ainda, segundo pesquisas da Universidade da Califórnia, há evidências de que quem medita tem a imunidade ampliada. Isso pode ser explicado por que, durante a meditação, a telomerase – enzima ligada às defesas do corpo – tem sua ação intensificada. Como elas são responsáveis por promover a longevidade das células, isso reflete diretamente no fortalecimento da imunidade.

Por fim, outros estudos evidenciam que ao meditar há uma redução de consumo de oxigênio. Isso indica uma diminuição do metabolismo, apesar da mente se encontrar em alerta.

Benefícios de praticar a meditação

Como já é de se imaginar, após entender um pouco sobre como a meditação atua no cérebro, um dos benefícios dessa prática é a diminuição do estresse e da ansiedade, auxiliando dessa forma na prevenção e no combate de doenças como o pânico e a depressão. Outro benefício dessa prática da meditação milenar, como já mencionado anteriormente, é o fortalecimento do sistema nervoso e imunológico, o que também evitará que seu corpo adoeça.

Melhora da memória e da concentração, redução de pressão arterial, de insônia e de dores de cabeça também entram na lista dos benefícios provenientes da meditação.

Com todos esses benefícios, obviamente haverá um aumento na sua autoestima, no seu bem-estar e isso tudo refletirá na sua relação consigo mesmo, bem como nas relações profissionais e pessoais.

E no livro Cura (best-seller internacional) que estamos traduzindo, resumindo para você no nosso Podcast Meditações Pura Energia Positiva, a autora explica o efeito da mente em nossa saúde física. Fique ligado nos primeiros capítulos, já esta semana!

Clube Meditação – Transformando Vidas!

A Pura Energia Positiva criou em 2017 o Clube Meditação, que hoje tornou-se uma grande Família de meditadores que, através do método desenvolvido pela Vanessa Scott, o qual une a Meditação e a Lei da Atração de forma inovadora e transformadora, vem melhorando a qualidade de vida e a saúde dos nossos membros e de suas famílias.

Recebemos mensagens emocionantes, pelo contato aproximado que mantemos com os membros do Clube, através do grupo fechado do Whatsapp. Nós da Equipe Pura Energia Positiva, temos a imensa felicidade de poder acompanhar bem de pertinho, os nossos queridos membros transformando suas vidas por meio da prática diária da meditação e grande desenvolvimento pessoal com nossos cursos inovadores que os membros têm acesso antecipadamente, e sem nenhum custo adicional, isto é, todos nossos cursos já são primeiramente adicionados na íntegra ao Clube, antes de serem oferecidos aos nossos seguidores, pelas Redes Sociais.

Também com objetivo de melhorar o autoconhecimento, lançamos os Livros Best Sellers Internacionais, traduzidos e resumidos em capítulos semanais na forma de áudio e divulgados primeiramente para os membros do Clube Meditação, é claro; também lives exclusivas (durante a pandemia do COVID-19, abrimos as lives ao público em geral através do Instagram, com o objetivo de beneficiar mais pessoas), mas estas lives semanais da Vanessa Scott, sempre aconteceram somente para membros e com temas também escolhidos pelos membros do Clube Meditação. Agora veja esta vantagem totalmente exclusiva e enriquecedora:  contato direto com a Vanessa Scott pelo Whatsapp particular dela, é só chamar e bater aquele papo gostoso!

Venha fazer parte da nossa Grande Família, o Clube Meditação, e já comece a aproveitar hoje mesmo do nosso presente, o primeiro mês gratuito, para você conhecer nossas aproximadamente 400 meditações, todas organizadas em categorias para facilitar a busca, e já comece as usufruir das vídeo aulas dos diversos cursos exclusivos da Pura Energia Positiva, como já mencionamos acima, todos sempre à disposição em nossa plataforma exclusiva aos membros do Clube Meditação, antecipadamente, para você estudar no horário da sua preferência.

Agosto – Jornada da Vitalidade

Durante todo o mês de agosto teremos:

  • Lives no Instagram @vanessascottpep, todas as quartas às 21h30 e sextas às 9h30 com Vanessa Scott conversando e meditando ao vivo sobre saúde e vitalidade.
  • Meditações novas no Spotify todas segundas, quartas e sextas com o mesmo tema, saúde e vitalidade.
  • Toda sexta no Spotify, o livro “Cura de Jo Marchant” – Best Seller Internacional traduzido e resumido pela Vanessa Scott, em capítulos semanais.

Equipe Pura Energia Positiva

Deixe uma resposta

avatar
  Se inscrever  
Notify of