Como se libertar do EGO?

by @puraenergiapositiva

Você já deve ter ouvido muito falar sobre o ego, não é? Mas o que é isso, por que ele influencia nossas vidas, e o que você tem que fazer para se libertar desse ego?

No nosso dicionário de língua portuguesa, ego significa:

[Psicanálise] Segundo Freud, a personalidade que, no âmbito psíquico, influencia o comportamento de alguém, partindo de suas próprias experiências e controlando suas vontades e impulsos. [Figurado] Excesso de consideração, de adoração por; apreço exagerado por si mesmo.

É no conceito psicanalítico da teoria de Freud que vamos focar; uma teoria de sociedade ocidental, mas cada cultura tem uma filosofia que pode apresentar a mesma ideia com palavras diferentes. 

Neale Donald Walsh apresentou a santíssima trindade, que nos diz que somos um ser triplo, formado por corpo, mente e espírito. Podemos chamar também de físico, não-físico e metafísico. Os teólogos cristãos chamam isso de pai, filho e espírito santo.

Os psiquiatras, por sua vez, chamam de consciente, subconsciente e superconsciente, já os filósofos chamam de ID, ego e superego. A ciência chama essa energia de matéria e antimatéria. Percebe a conexão? 

Quando nascemos, nós começamos a sentir, enxergar, tocar, sentir cheiros, ouvir sons variados, começamos a experimentar sensações. Todos esses sentidos são internos que se conectam com o externo, é o nosso eu interagindo com o mundo.

Quando crescemos, nos conscientizamos sobre o outro, e criamos a partir desse mundo externo várias camadas com reflexos do que os outros pensam sobre nós. O ego é a representação desse reflexo. E nossa sociedade é um reflexo desse ego! 

Quanto maior a ilusão em que a pessoa vive baseada no mundo externo, nos outros, maior é o ego. Repare em como tentamos mudar os outros para que eles se encaixem na imagem que nós achamos que eles deveriam ser. Perceba como os outros tentam mudar você, a pressão vem de toda parte, não é verdade? Esse é o mundo do ego. 

Agora que você já sabe o que é o ego, precisa entender que o verdadeiro eu só pode ser conhecido através do falso eu, a pessoa que a sociedade te moldou para ser. Portanto, o ego também é uma necessidade para que você se autoconheça! 

Como se libertar do EGO?

Primeiro, temos que reconhecer o que não é verdadeiro, para encontrar o falso. Quando isso acontece, nós somos capazes de reconhecer a nosso eu superior. Quando sabemos reconhecer as diversas camadas que a sociedade nos moldou ao longo da vida, criando expectativas e tentando mudar nosso verdadeiro eu, fica mais fácil reconhecer as suas máscaras. Resolvendo e compreendendo as pendências e feridas, naturalmente as camadas vão desabando, até que possamos desfrutar do nosso verdadeiro eu. 

Você pode fazer isso através da meditação, em um estado alfa onde recebe energia positiva para reconhecer quem você é de verdade, fazendo nos conhecendo e nos desapegando das máscaras sociais. 

Assim, você vai levar sempre a pura energia positiva e amor com você, em atitudes e pensamentos. 

Observe o ego, mas também desapegue-se, sem pressa em abandoná-lo, e quando você menos esperar… vai notar que ele desapareceu, na hora certa, para só então você renascer e compreender quem é seu verdadeiro eu. 

Venha para o Clube Meditação onde você, através das meditações guiadas pela Vanessa Scott, encontrará seu verdadeiro eu, naturalmente!

Namastê!

Rebecca Stupello

Leia Também

Leave a Comment

Desenvolva esse Poderoso Hábito em sua Vida!

Um programa testado e desenvolvido passo a passo para criar este poderoso hábito em 20 dias.