O amor ainda é o melhor remédio

by @puraenergiapositiva

Amar envolve tornar-se consciente e aprender a desempenhar o papel de curador.

É provável que você tenha encontrado o conceito de atenção plena em centenas de configurações diferentes. A ideia se tornou extremamente influente no Ocidente, e somos regularmente confrontados com conselhos sobre como andar, comer e se exercitar de maneira consciente. 

Então, por que não amar de maneira consciente, com atenção plena?

Mas na verdade estamos dizendo a mesma coisa duas vezes – o amor verdadeiro é a atenção plena.

Comece com o próprio termo “amor”.

É uma palavra bonita.

Isso significa que devemos ter cuidado para não o privar de seu poder dizendo casualmente que “amamos” os hambúrgueres de queijo, por exemplo. Simplesmente restringir seu uso aos casos em que realmente estamos falando sobre o amor verdadeiro nos torna mais conscientes de seu significado.

O amor consciente é holístico.

Significa amar tudo sobre alguém e apreciar tanto sua beleza quanto suas fraquezas e falhas.

A atenção plena é um freio aos julgamentos impensados ​​que nos fazem rejeitar aspectos difíceis daqueles a quem amamos, em vez de nos dedicarmos a pacientemente ajudá-los a mudar.

Suspender o julgamento automático permite que o amante consciente se torne um curador.

Para entender isso, veja “Compaixão” em sânscrito, uma antiga linguagem filosófica amplamente usada no sul da Ásia, é karuna. Seu significado literal é a capacidade de sofrer com outra pessoa. Mas também tem um significado mais profundo.

Karuna não é apenas empatia; trata-se também de ter um papel ativo na tentativa de aliviar e curar o sofrimento experimentado por outra pessoa.

Pnse em um médico. Seria ótimo se ele tivesse compaixão e pudesse compartilhar a dor causada pela sua apendicite, mas você também quer que ele faça algo a respeito, certo? Afinal, é para isso que os médicos estão lá – eles curam e eliminam as causas da dor, neste caso, removendo seu apêndice.

O amor é como remédio a esse respeito. É uma arte que permite que você entenda o sofrimento de seu parceiro e ajude a curá-lo.

Mas, como vimos, o amor é uma moeda de dois lados.

Meditação Os segredos do Amor

Você e seu parceiro devem ser curadores.

Você precisa pedir ajuda quando está sofrendo. Isso pode ser complicado, porque é preciso coragem para admitir que você precisa de assistência, especialmente quando é o seu parceiro quem causa a sua dor. Apelar um ao outro por ajuda, no entanto, é a única maneira de alcançar a cura mútua.

Questione suas suposições sobre o seu relacionamento

Você sabe o que fazer para evitar brigas em relacionamentos? 

Questões Positivas – Como fortalecer seu relacionamento amoroso 

Não seria legal se você tivesse um duende sábio empoleirado no ombro que pudesse sussurrar as palavras certas para cada ocasião diretamente em seu ouvido?

Como saber quem começou uma briga escolhendo acidentalmente as palavras erradas? 

Isso seria especialmente útil quando se trata de resolver argumentos 

Felizmente, existem três frases que podem ajudá-lo em momentos difíceis.

Em primeiro lugar, diga ao seu parceiro que você está com raiva e que isso está fazendo você sofrer. Se você achar difícil contar isso diretamente, sempre poderá escrever uma carta. 

Em segundo lugar, diga a ele/ela que você está comprometido com o relacionamento e tentando dar o seu melhor para amar. (Claro, você não deve dizer isso se não for verdade!) Respire fundo e pergunte a si mesmo se está realmente consciente do relacionamento. Tente evitar dizer algo com raiva.

Em terceiro lugar, peça ao seu parceiro para ajudá-lo a resolver a situação.

Ter um plano como esse para recorrer pode ser uma ferramenta inestimável para gerenciar seu relacionamento. Mas não paramos aqui…

O verdadeiro amor é fruto de uma mente aberta

O verdadeiro amor é fruto de uma mente aberta

Você deve estar preparado para questionar suas suposições sobre o relacionamento.

Pense em um pôr do sol.

No final, estamos convencidos de que o sol ainda está no céu. Pergunte a um cientista, no entanto, e eles dirão que o que realmente estamos vendo é uma imagem de onde o sol estava cerca de oito minutos atrás, devido à velocidade da luz e à distância da Terra ao sol.

Nossas percepções e as suposições que construímos em nossa mente são frequentemente assim.

É por isso que é melhor ser humilde e questionar nossa visão das coisas.

Muitas vezes nos machucamos mais pelas coisas que pensamos que nosso parceiro fez de propósito. Mas, se olharmos atentamente, logo perceberemos que eles estavam sofrendo sua dor, em vez de tentar nos machucar.

O amor não é sobre sexo, romance ou encontrar o parceiro perfeito.

Meditação – O amor consciente

O verdadeiro amor é estar presente verdadeiramente no momento e aprender a ouvir e experimentar o sofrimento dos outros.

Quando nos tornamos conscientes, nos tornamos capazes de profunda compaixão e empatia. E essa é a pedra fundamental de uma vida amorosa baseada no respeito e na verdadeira intimidade.

Conheça nossa Playlist Amor Próprio e Relacionamentos

Gratidão de todo meu coração

Namastê!

Vanessa Scott

Leia Também

Leave a Comment

Desenvolva esse Poderoso Hábito em sua Vida!

Um programa testado e desenvolvido passo a passo para criar este poderoso hábito em 20 dias.