Estresse e ansiedade são problemas que vêm se tornando cada vez mais comuns nos dias de hoje. Em geral, isso se deve ao estilo de vida cada vez mais agitado e atarefado dos dias atuais.
Por isso, é essencial procurar uma forma de aliviar esse problema e viver melhor. Temos os recursos que precisamos dentro de nós.
Pensando nisso e com o objetivo de ajudar você, hoje vamos falar um pouquinho mais sobre o estresse e a ansiedade e como eliminar esse problemas para viver com plenitude.
Por que o estresse excessivo é perigoso?
O estresse nada mais é do que uma resposta natural do nosso corpo para os momentos em que estamos sob ameaça ou pressão. Ele ajuda muito a nos tornarmos mais hábeis para os momentos de perigo iminente.
Quando o “perigo” cessa, nosso organismo retorna ao seu funcionamento normal e fica tudo certo.
Por outro lado, quando vivemos em estresse constante, o nosso corpo fica sempre sob esse estado de alerta. Essa sobrecarga de hormônios pode causar muitos problemas que diminuem o bem-estar e a qualidade de vida.
Existem muitos fatores que podem estimular o estresse, como relacionamentos amorosos e familiares, questões de trabalho, dificuldades financeiras, pressão na escola ou trabalho e acúmulo de preocupações, entre outros.
Os dados de pesquisas recentes são impressionantes, mostrando um altíssimo índice de estresse extremo entre os brasileiros.
Por que vivemos ansiosos?
A ansiedade nada mais é do que a preocupação com o futuro, ou seja, com aquilo que está por vir.
A rotina que a maioria das pessoas leva hoje em dia é exatamente assim: executam uma tarefa agora pensando na próxima. Depois, fazem a próxima pensando na seguinte e assim por diante.
Sem dúvidas, quando focamos só no que está adiante, no que falta fazer e no que não temos agora, a ansiedade só cresce.
Vale lembrar que sentir-se ansioso também é algo normal e faz parte da nossa natureza. Contudo esse sentimento não pode ser tão presente e constante a ponto de atrapalhar nossa vida e nosso dia a dia.
Além disso, em casos mais severos, a ansiedade pode virar um quadro mais sério ainda, levando à depressão, pânico e outros.
Você já assistiu ao filme “O Homem das Cavernas”, um desenho animado que está disponível na Netflix?
Ambientado no início dos tempos, quando os dinossauros e os mamutes percorriam a Terra, o filme conta a história de um corajoso homem das cavernas que une a sua tribo contra um poderoso inimigo e salva o dia!
Ele mostra como o medo nos protegeu e garantiu a nossa sobrevivência para estarmos aqui. Porém herdamos esse medo que gera a ansiedade e, apesar de não estarmos mais sob o perigo de um ataque iminente, pensamos que temos que nos proteger o tempo todo.
A vida não precisa ser assim. De fato é difícil entender isso quando estamos dominados pelo medo, pelo estresse e pela ansiedade.
Além disso, as muitas demandas do mundo atual, a grande quantidade de informações a que somos constantemente expostos e a hiperconexão certamente aumentam os níveis de ansiedade.
As pessoas vivem na expectativa de uma nova notícia, de respostas imediatas e do próximo like, atualizando seu feed constantemente.
Somam-se a isso outros fatores como relacionamentos conturbados, pressão por desempenho, cargas horárias exaustivas, sentimento de culpa, metas inalcançáveis e muito mais.
Percebe?
Nada disso é o agora! Tudo são projeções do futuro, do que está por vir e do que queremos que aconteça.
Então, respondendo ao título, vivemos ansiosos porque não estamos vivendo no presente, no AGORA!
Só peço que você respire fundo, não se julgue e acredite que há sim um caminho a se seguir.
Se você sofre muito com a ansiedade e estresse, recomendo muito que faça o curso Vivendo Positivamente. Ele mostra as últimas pesquisas sobre os efeitos das emoções positivas, que são a base de nossa felicidade.
Nesse curso você irá descobrir inúmeras estratégias para aumentar a quantidade de emoções positivas que você vive, e o ajudará a adotar uma atitude positiva em relação à vida, ajudando você a vencer os desafios da vida cotidiana, superando estresse, ansiedade e insônia.
Tudo irá passar e nada é mais importante do que a sua saúde. Um passo de cada vez! Você não precisa provar nada para ninguém, você já é o bastante e está fazendo o seu melhor!
Principais causas do estresse e ansiedade
Uma das principais causas da ansiedade e estresse vem da incapacidade de se conectar com o momento presente e a realidade de nossas vidas. Perdemo-nos em devaneios sobre o passado ou futuro, em fantasias e ilusões.
Praticar a consciência correta significa nos trazer de volta ao nosso presente. Novamente, isso pode ser feito concentrando-se apenas na respiração.
No momento em que você fizer isso, aprenderá a ler seu estado mental pela natureza de sua respiração. Se sua mente estiver perturbada ou ansiosa, sua respiração será rápida e áspera. Se estiver calmo, a respiração será suave e natural.
Isso irá ajudá-lo a se conectar com o presente.
Por último, há a concentração correta. Embora a concentração profunda seja um dos objetivos da meditação, existem outros tipos de concentração que não são úteis. Por exemplo, focar no prazer sensual ou nas fobias não é a concentração correta.
A concentração correta significa um foco apenas na respiração, com a mente livre de desejos, medos ou outros pensamentos. Significa conectar-se com o aqui e agora em que você existe.
Meditação – O poder da consciência:
Estar consciente do poder é tudo. Estar consciente de que você pode permite que você possa transformar completamente a natureza e a qualidade de sua vida. Quando você reconhece, tudo muda!
Fazendo isso, não significa que não sentimos mais essas emoções e sentimentos, mas sim que assumimos a consciência de que não somos eles.
Você não é a raiva que sente, não é medo e não é a tristeza. Essas emoções são visitas passageiras necessárias para que possamos nos expressar.
Porém, precisamos aprender também a hora de nos despedirmos, para deixá-las irem e seguir a vida em frente.
Você sabia que um estudo realizado na Universidade da Califórnia mostra que pessoas que aceitam os sentimentos classificados como ruins conseguem ser mais felizes a longo prazo?
Obviamente que esse não é um caminho simples e nem tão direto. Contudo, é preciso desenvolver o autoconhecimento para ter essa maturidade emocional.
Uma ótima forma de começar é meditando, pois torna possível diminuir os níveis de estresse e ansiedade, se conectar com o seu Eu verdadeiro e identificar suas capacidades.
É assim que você vai se conectando cada vez mais com sua essência, deixando ir o que não serve mais e conquistando seus objetivos, conectado com o universo de infinitas possibilidades.
Meditação – Mudando a sua realidade:
O que é evidente é que você é um ser humano de certa raça, idade e sexo. Esses “fatos” enganam. Isso porque esses “fatos” podem, se você permitir, roubar a maior parte de seu poder de decidir e criar as circunstâncias que achar mais adequadas. A realidade é consciência. Dessa forma, nada mais é real que isso.
Como aliviar o estresse e a ansiedade
Considerando tudo que já foi explicado até agora, vamos conhecer algumas dicas simples mas que são muito eficientes para ajudar a aliviar estresse e ansiedade.
1 – Organize a sua rotina
A bagunça é uma inimiga da saúde e intensifica momentos de estresse e ansiedade. Por outro lado, quando tudo está em ordem, você sabe onde encontrar o que precisa e todo ambiente fica mais tranquilo.
Sendo assim, organizar a casa, a rotina, o dia a dia e suas tarefas é uma ótima forma de viver com mais qualidade.
2 – Aprenda exercícios de respiração
O estresse leva o corpo a um estado difícil de controlar. O batimento cardíaco acelera, a respiração fica ofegante, os pensamentos ficam sem foco e até as mãos suam.
Sendo assim, exercícios de respiração ajudam o metabolismo a se acalmar e os níveis do organismo a voltarem para sua base. Esse é o primeiro passo para que a gente consiga recuperar o controle sobre as situações.
3 – Invista em autoconhecimento
Investimos em plano de saúde, em roupas, em moradia e em uma série de outras coisas na nossa vida que possam nos dar conforto, segurança e estabilidade.
Contudo, muitas vezes deixamos o autoconhecimento de lado e isso é um grande erro.
A viagem mais gratificante que podemos fazer é aquela para o nosso interior.
Cada um de nós é um universo, cheio de mistérios e belezas. Então, precisamos explorar, conhecer nossas melhores paisagens e também aquelas que não são tão bonitas.
Somente assim podemos entender nossas forças e nossas limitações, bem como conhecer todo o nosso poder de cocriar a realidade que sonhamos.
Quero aproveitar essa oportunidade e convidar você a embarcar nessa jornada de autoconhecimento comigo, aqui na PEP.
Recomendo começar pela nova versão da Rota da Liberdade, que está incrível. Isso porque nela avançamos juntos, passo a passo, trabalhando em diversos aspectos da nossa vida, mudando hábitos, alinhando chakras e muito mais.
É um processo lindo e que você pode trilhar com a companhia da Família PEP, que está cheia de pessoas que toparam esse desafio de se tornarem cada dia melhores.
Inscreva-se no nosso Clube Meditação e comece já a receber as aulas da Rota da Liberdade! Você ganha 7 dias grátis, então aproveite a oportunidade e experimente!
Se você ainda não está pronto para dar esse passo, siga a PEP nas redes sociais e no podcast e leia o blog. Temos sempre muito conteúdo fresquinho e de valor para compartilhar!
Gratidão imensa por ter você aqui!