Estresse emocional: como lidar com o problema?

by @puraenergiapositiva

Você já ouviu falar sobre estresse emocional? Você tem cuidado dos seus sentimentos e acha que tem uma relação saudável com eles? Essa é uma pergunta muito importante.

Isso porque, muitas vezes, nem nos damos conta de quanto os sentimentos controlam as nossas vidas. Você já parou para perceber, por exemplo, como um acontecimento até simples da rotina pode desestabilizar suas emoções?

Isso pode ser um sinal de estresse emocional e é por isso que vamos falar um pouco mais sobre este assunto aqui hoje. Trazendo consciência para o problema assumimos o poder de mudá-lo para viver melhor.

Vamos lá?!

O que é o estresse emocional?

O nosso corpo tem seus limites e cada resposta emocional gera uma carga física também. Sendo assim, o estresse emocional ocorre quando nosso próprio organismo está em conflito, com muita tensão ou medo.

Como já expliquei muitas vezes antes, o estresse é uma ferramenta natural do corpo e é muito útil para os momentos em que estamos em perigo, por exemplo.

Quando estamos em perigo, ocorre uma liberação de hormônios que são necessários para nossa sobrevivência, pois aumentam o foco, direcionam a circulação sanguínea para as extremidades do corpo para uma possível fuga e muito mais.

Contudo, viver nesse estado constante de estresse físico e emocional é muito prejudicial, pois diminui muito a nossa qualidade de vida.

Quando você está emocionalmente estressado, qualquer acontecimento, por mais simples que seja, abala você de uma forma muito intensa.

Isso pode afetar você de inúmeras formas. O julgamento fica comprometido, a capacidade de tomar boas decisões diminui, qualquer tarefa simples fica esgotante e o tempo parece encurtar.

Além disso, o organismo libera hormônios que acabam intensificando ainda mais essa sensação de nervosismo, insegurança e insatisfação com o todo. 

Principais sinais de estresse emocional

Cada pessoa pode ter uma reação em relação ao estresse emocional. Alguns podem ficar mais explosivos e passarem a brigar por tudo. Outros podem ficar mais melancólicos e chorar por tudo.

Você também pode se interessar:

Já algumas pessoas podem alternar momentos de explosão e raiva com momentos de tristeza e choro.

Tudo isso causa um impacto também no corpo, que sente os efeitos de todas essas emoções.

Além disso, outros sinais de estresse emocional são mau-humor, ansiedade, irritabilidade, insônia, aumento do peso corporal, dores de cabeça, muito cansaço, falha de memória, dificuldade de se concentrar e produtividade baixa.

Com isso, o seu foco se torna apenas sobreviver, fazer o básico dia após dia e recomeçar tudo no dia seguinte.

Dessa forma, você se distancia do seu potencial cocriador infinito, onde tudo que você sonha já existe.

Sendo assim, desconectado da sua essência e sem alinhamento com o seu propósito, você apenas conseguirá repetir o seu passado e tudo o que já é conhecido, visto que não está criando nada novo.

Você entende isso?

No blog anterior escrevi um pouco sobre a necessidade de desconectar do exterior para conectar com o interior e é justamente isso que precisamos fazer: nos conectarmos com a nossa essência.

É daí que vem tudo o que desejamos, queremos e sonhamos! Precisamos estar alinhados com o nosso propósito divino.

Sei que não é fácil se livrar de todo esse estresse emocional. Ainda mais quando estamos imersos nesse mundo de tensões e problemas.

Mas gostaria de lembrar que é por isso que estou aqui e quero ajudar você a viver melhor e recuperar sua qualidade de vida, conectando-se com seu Eu verdadeiro e cocriando o futuro de felicidade ilimitada que você merece.

Fazemos isso com a Rota da Liberdade, com o Clube de Meditação e com todas as séries e cursos que já criei. Por isso, convido você a clicar no link e conhecer mais! 

Como o estresse prejudica o bem-estar

Existem alguns sinais que deixam bem claro como o estresse emocional prejudica a sua vida e também o seu bem-estar. Vamos conhecê-los rapidamente a seguir:

1 – Estresse contínuo

Se você permanece estressado por longos períodos, você deve sentir ansiedade, tensão e irritação constantemente. Isso prejudica a sua saúde física também.

2 – Problemas de relacionamentos

Quantas vezes você já brigou ou se indispôs com alguém que você ama porque estava estressado, muitas vezes sem nem saber o motivo certo?

Além disso, estar sempre estressado diminui a sua conexão com o amor, a sua compaixão e a sua empatia.

O autoconhecimento é uma ótima forma de recuperar a estabilidade emocional e os laços.

3 – Sono de má qualidade

Quando estamos constantemente estressados, nosso corpo é inundado de hormônios que aumentam o estado de alerta. Além disso, o corpo não produz hormônios suficientes para regular certas funções, como o sono.

O resultado disso? Apesar de cansado, muitas noites você não consegue dormir ou, quando dorme, acorda cansado da mesma forma.

4 – Deixar tudo para depois

Em situações de estresse emocional, nos sentimos sobrecarregados e é muito comum querer deixar tudo para depois. Vamos “empurrando com a barriga”, como diz o ditado.

O que mais sofre nesses momentos são as rotinas de autocuidado. Da mesma forma, a produtividade no trabalho também cai e as relações pessoais ficam mais superficiais. 

Como a meditação ajuda contra o estresse emocional e permite se conectar com sua essência.

Um dos maiores benefícios da meditação é justamente a diminuição do estresse emocional.

 

Meditação Aliviando a dor emocional (atenção plena)

É difícil se sentir verdadeiramente feliz, afinal, todos nós carregamos dores, traumas e feridas. Mas tente isto: concentre-se no aqui e agora. Acalme seus pensamentos. Esteja dentro de seu corpo e mente. Você está feliz neste instante?

Conheça também nossa Playlist sobre Estresse e ouça a série de meditações Vencendo o Estresse 

Praticando o mindfulness (atenção plena), você consegue relaxar o corpo, exercitar o foco e, principalmente, trazer a sua atenção para o momento presente.

Lembre-se  que tudo o que temos é o agora e é apenas no agora que podemos criar o que desejamos para o futuro.

Por outro lado, fazendo isso, você se conecta, fica mais forte para enfrentar seus desafios e conquista o equilíbrio emocional. Dessa forma, vive com muito mais qualidade de vida.

Se você optar por fazer parte do Clube de Meditação, você ainda terá o apoio e o suporte da Família PEP, além do meu apoio também, claro.

Juntos podemos fazer diferente e podemos fazer do mundo um lugar melhor. Sabe como? Começando a mudança por nós mesmos!

Quero convidar você a conhecer o Clube Meditação e todos os benefícios que ele pode oferecer. Clique aqui!

Quero Conhecer o Clube Meditação!

Gratidão por ter você aqui hoje!

Leia Também

Leave a Comment

Desenvolva esse Poderoso Hábito em sua Vida!

Um programa testado e desenvolvido passo a passo para criar este poderoso hábito em 20 dias.