Quanto tempo de meditação é preciso para se ter todos os benefícios que ela pode oferecer? Certamente você já se perguntou isso quando pensou em começar a prática, correto?
Se trata de uma prática milenar que tem origens hinduístas e budistas, na qual o praticante deve agir intencionalmente sobre a mente, trazendo-a consciência.
Contudo, existem muitos obstáculos que podem atrapalhar a aplicação dessa prática no dia a dia, especialmente para quem está começando a meditar.
Muitas pessoas, por exemplo, acabam desistindo antes mesmo de começar por não conseguirem tempo para meditar por uma hora todos os dias.
O que você precisa saber é que, muito mais importante do que a duração é a constância da prática.
Isso quer dizer que é muito melhor você meditar todos os dias um pouquinho, do que meditar por um longo período apenas uma vez na semana.
Estudos mostram que nossos hábitos podem ser mudados desde que façamos pequenas e constantes mudanças no nosso dia a dia.
São pequenos passos que nos levam a grandes conquistas e são as pequenas mudanças que permitem mudar algo realmente grande, permitindo que mantenhamos o foco e a disciplina.
Hábitos PEP
Abro aqui um parênteses para te mostrar nosso curso Hábitos PEP. Se você tem interesse em criar o hábito da medição diária, temos aqui a ferramenta ideal:
Neste curso, vamos ver uma estrutura prática e comprovada para criar bons hábitos e eliminar os maus. Com base em pesquisas científicas e exemplos da vida real, vamos ver como pequenas mudanças no comportamento podem resultar na formação de novos hábitos que nos ajudam a alcançar grandes coisas.
Aa aulas são inspiradas nesses 2 livros:
Atomic Habits – An Easy & Proven Way to Build Good Habits & Break Bad Ones de James Clear
Mini Hábitos – Mini-hábitos – Pequenos Hábitos, resultados maiores Por Stephen Guise
Voltando ao nosso artigo…
Não se preocupe se isso ainda não está claro para você pois vamos continuar falando sobre tempo de meditação ideal logo a seguir.
É preciso meditar por um longo período para ter resultados?
Não mesmo. Como já expliquei acima, você não precisa meditar por um longo período de tempo para ter resultados.
Se você consegue fazer isso e já tem prática, ótimo, faça. Contudo, essa não é a realidade da grande maioria das pessoas que desejam inserir a prática de meditação no seu dia a dia.
Acontece que hoje a rotina da maioria das pessoas é bastante corrida e nem sempre sobra muito tempo para dedicar a aprender algo novo ou criar um novo hábito.
O que você precisa saber é que a constância da prática é muito mais vantajosa do que a duração dela.
Vinte minutos é tudo o que você tem diariamente para meditar? Então medite esses 20 minutinhos por dia, todos os dias.
Conforme trabalhamos no curso Hábitos PEP (que faz parte da incrível Rota da Liberdade) o que importa para que consigamos realizar grandes transformações é a mudança de pequenos comportamentos.
Você não precisa fazer uma grande (e quase impossível) revolução na sua vida e na sua rotina. Foque em pequenos passos possíveis e construa hábitos positivos que, somados, trarão um resultado surpreendente.
É aquele exemplo do livro que já usei antes:
Você quer ler um livro? Comprometa-se a ler duas ou três páginas por dia se é isso que você consegue.
Fazendo isso, todos os dias você estará duas ou três páginas mais perto do fim. Percebe?
Além disso, focar em pequenos passos também ajuda você a se manter motivado.
Quantas vezes você nem pega o livro para ler porque sabe que não vai conseguir ler muito, afinal, sua meta é ler o livro inteiro?
Comprometa-se em ler duas páginas e, se conseguir mais, você ainda terá uma dose extra de motivação.
O que é melhor: meditar por 15 minutos ou não meditar?
Lembre-se que o importante é fazer o seu possível!
Saiba que foi pensando nisso que eu desenvolvi o Método PEP, que é aplicado a todos os cursos da Pura Energia Positiva.
Dessa forma, os conteúdos são divididos em pequenas doses diárias, com uma aula, uma meditação e uma reflexão que você pode fazer no momento que achar mais prático.
Qual o melhor horário para meditar?
Pois bem, agora você já sabe que o tempo da meditação não importa tanto, mas sim a constância da prática.
Tendo isso claro, saiba que o melhor horário para meditar é aquele que você consegue.
Eu sempre recomendo que você realize a sua prática pela manhã, pois você terá menos sono e menos risco de adormecer.
Mais do que isso, meditar logo nas primeiras horas do dia ajuda você a criar um momentum positivo, que gera uma bola de neve de positividade para todos os demais momentos do seu dia, atraindo mais e mais coisas boas.
Sendo assim, determine que a prática da meditação é algo inegociável, tal como escovar os dentes, tomar banho ou se alimentar.
Ela tem de ser parte da sua rotina de autocuidado e saúde mental, espiritual e energética.
Entretanto, se isso não é uma realidade para você, pratique no horário que você puder.
A dica é sempre buscar manter uma rotina, ou seja, escolher um horário e seguir esse padrão todos os dias.
Isso ajuda todo o seu corpo e mente a se prepararem para aquele momento, sabendo que, quando aquela hora chegar, você irá meditar.
Dessa forma, você pode analisar a sua rotina, ver em que horário é mais fácil encaixar a prática e pronto, você passa a seguir isso diariamente.
Aqui na PEP temos meditações incríveis para as mais diversas finalidades e até mesmo meditações ativas, que você pode fazer enquanto toma banho ou prepara o jantar.
Benefícios de meditar todos os dias (independentemente da duração)
O tempo de meditação pode ser curto, mas o importante é que você consiga meditar todos os dias para obter os benefícios que tanto deseja para a sua vida e desenvolvimento pessoal.
Vamos ver a lista de benefícios que você pode ter meditando todos os dias:
1 – Menos estresse e ansiedade (clique aqui e conheça nossas Playlists: para Estresse e aqui para a playlist contra Ansiedade)
Estudos comprovam que a prática da meditação, em especial o mindfulness, é muito eficiente para diminuir a ansiedade, o estresse e as doenças relacionadas a eles.
2 – Melhora a qualidade do sono (clique aqui e conheça nossa Playlist Sono Profundo)
Meditar é uma ótima forma de conseguir dormir melhor todas as noites e ter um sono verdadeiramente reparador.
Vale lembrar que dormir mal está relacionado com uma série de problemas de saúde, como hipertensão, cardiopatias e obesidade.
Esse benefício acontece porque a meditação ajuda a diminuir o estresse, a ansiedade e também a ocorrência de pensamentos negativos. Não é incrível?
3 – Foco e concentração (clique aqui e conheça nossa Playlist Foco)
A meditação ajuda você a manter-se mais focado. Com isso, se torna mais simples elencar prioridades na sua rotina e ter concentração para resolver as situações que aparecem.
Com isso, você pode se tornar mais produtivo e assertivo no seu dia a dia, fazendo seu tempo render mais no trabalho, por exemplo, e permitindo sobrar mais tempo para outras tarefas pessoais.
4 – Autoconhecimento
A consciência é o primeiro passo para a cura, seja o problema que for.
Não podemos tratar um problema que não conhecemos ou nos livrarmos de uma crença que não sabemos que temos, não é mesmo?!
Por isso é que o autoconhecimento é sempre o caminho mais gratificante, embora nem sempre ele seja o mais fácil.
Um dos maiores benefícios da meditação é proporcionar essa viagem para dentro de você mesmo a partir de um estado de consciência.
É assim que você pode avançar e conseguir os benefícios que deseja. não importa o tempo de meditação e sim a constância para que você possa se conhecer a cada dia mais.
O que você precisa saber é que estou aqui disposta a ajudar você nessa jornada incrível pois, assim como a meditação mudou a minha vida, eu sei que ela pode mudar a sua também.
Se você está começando, recomendo conhecer o curso Meditação para Iniciantes, que é um grande sucesso da PEP e já ajudou (e continua ajudando) muitas pessoas a meditarem de forma simples, leve e eficiente.
Conheça o curso Meditação para Iniciantes
Estarei com você em cada passo dessa belíssima jornada!
Vamos juntos atrair cada vez mais Pura Energia Positiva!