Reflexão sobre gratidão: o poder para uma vida mais feliz

by @puraenergiapositiva

Você já deve ter ouvido falar de gratidão e de como devemos ser gratos pela vida que levamos, mas será que é só isso?  Hoje vamos propor uma reflexão sobre gratidão e entender que ela significa muito mais do que apenas dizer obrigado. É uma forma de olhar a vida, de viver seus dias com leveza e plenitude.

É ver o presente momento e se guiar por esse método. Sentiu o cheiro da flor que você gosta? Comeu aquele doce que você tanto queria? Viu seu filho sorrir, ou aprender uma palavra nova? Agradeça. Concluiu uma tarefa que exigiu muito do seu esforço? Agradeça, aprecie o momento. Tenha gratidão pela vida!

Agradecer é saber que a vida está passando rápido e todos os bons momentos, por menores que pareçam, devem ser apreciados. Que você deve vivenciar os momentos do seu presente, e não pensar no futuro ou no passado.

Aos poucos, você verá que essa nova forma de encarar sua vida é transformadora. Não acredita? Vamos falar um pouco mais sobre a gratidão e como ela pode revolucionar sua vida.

Você estar lendo esse texto já é um motivo para ser grato. Nesse momento tão delicado que estamos vivendo, em meio a pandemia, distanciamento social, sem poder ver amigos e familiares e medo constante, você está tendo a oportunidade de ler isso, provavelmente de um computador ou celular, com Internet, com acesso a informações, a capacidade de compartilhar com os amigos, tendo um aprendizado novo, saúde e mais um dia produtivo pela frente. Olha quanta coisa para agradecer!

Se as coisas não correrem como gostaríamos, podemos recomeçar amanhã. Ser grato é ter certeza de que tudo o que acontece agora é o suficiente para que você se sinta uma pessoa privilegiada.

Benefícios da gratidão pela vida comprovados pela ciência

Você sabia que além do bem-estar que gera pensamentos positivos, expressar gratidão pela vida pode ter um impacto significativo em nosso cérebro e corpo?

Em entrevista, Fabiano Moulin, neurologista cognitivo da USP, mostrou o principal efeito da gratidão: “Valorizar o que temos estimula nosso cérebro, reduz a pressão arterial – pessoas mais gratas têm uma pressão arterial menor e têm menos risco de infarto e AVC -, libera mais hormônios, como a ocitocina, que melhora as nossas interações sociais, aumenta a produção de neurotransmissores no cérebro, que têm a ver com a felicidade, garantindo mais foco e melhor tomada de decisões”, declarou o médico.

De acordo com o Centro de Pesquisa da Universidade da Califórnia (UCLA), a gratidão constante pode causar mudanças na estrutura molecular do cérebro, o que nos torna mais felizes e saudáveis. A felicidade afeta diretamente o sistema nervoso central, tornando-nos mais calmos e menos resistentes às mudanças.

Um estudo conduzido por Robert Emmons, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, demonstrou positivamente o impacto da gratidão. Os pesquisadores dividiram alguns voluntários em três grupos: um grupo ficou responsável por registrar os motivos de sua gratidão todos os dias, o outro grupo registrou o que causou desconforto e o último grupo registrou eventos neutros. A atividade durou 10 semanas.

No final do estudo, o grupo de participantes que registraram sua gratidão sentiu-se 25% melhor e estava mais disposto a se exercitar em média uma hora e meia a mais. Além disso, esses participantes estavam mais inclinados a fornecer suporte emocional para pessoas em seus círculos sociais.

Mas como começar a praticar gratidão?

Sim, sabemos que não é fácil! Às vezes, tudo o que queremos é reclamar e imaginar nossa vida se tivéssemos um carro diferente do nosso, um salário maior, um trabalho diferente, um corpo diferente, se tivéssemos feito aquilo, ou aquela outra coisa, se, se e se… Quando fazemos isso, não estamos vivendo o presente, o aqui, o agora.

Aprecie os bons momentos

É sobre aquilo que falamos antes: Olhando para o céu e vendo aquela vastidão azul, ouvindo os pássaros, vendo a pessoa que você tanto ama sentada ao seu lado e percebendo que a cada dia você tem uma nova oportunidade de fazer algo diferente… Tudo está na sua frente. Apenas seja grato!

Cultive o bem

Você pode fazer isso de várias maneiras: Seja gentil com as pessoas que encontrar e com você mesmo. Cuide da sua saúde e cuide dos outros. Cultive a amizade e pergunte como eles estão. Todos esses gestos são formas de desenvolver um bom caráter. Pratique a gentileza e você descobrirá que o mundo também será gentil com você.

Preste atenção nas pequenas coisas

Pequenos gestos de gentileza estão por toda parte, apenas fique atento. Seja grato quando alguém lhe diz um simples obrigado. Ou quando alguém está segurando a porta para ir a algum lugar, quando alguém da sua família lhe dá um abraço, um conselho ou se preocupa com você. Pequenos gestos de beleza e gentileza estão lá, fique atento a eles.

Tenha sabedoria nas dificuldades

Quando surgirem dificuldades, encare com sabedoria. Não haja por impulso. Muitas vezes, quando passamos por um trauma ou algo não sai como planejado, nosso primeiro instinto é a raiva. Nesses momentos, você precisa recuar e não agir. Aja com sabedoria e agradeça depois.

Medite em gratidão!

Por último e não menos importante, medite. Seja grato em suas meditações. Num estado em alfa, nos encontrando com nosso verdadeiro eu, é mais fácil sentir, ser, ver os momentos bons. É mais fácil mudar.

Veja agora algumas meditações para te dar energia, ver os momentos positivos e estar no presente momento em gratidão pela vida!

Gratidão!

Leia Também

Leave a Comment

Desenvolva esse Poderoso Hábito em sua Vida!

Um programa testado e desenvolvido passo a passo para criar este poderoso hábito em 20 dias.