O Breathwork e a Respiração Holotrópica são a mesma coisa? 

by @puraenergiapositiva

Olá, queridos. Aqui é a Vanessa Scott para mais um blog da nossa série sobre o Breathwork. Hoje vamos entender se a respiração consciente é o mesmo que respiração holotrópica.

Se você perdeu os blogs anteriores, pode conferir todos no link abaixo ou conferir a nossa playlist de vídeos no YouTube:

Pois bem, a respiração é uma das funções mais básicas e essenciais do corpo humano, mas suas potencialidades vão muito além da simples troca de oxigênio e dióxido de carbono.

Técnicas de respiração conhecidas como breathwork, têm ganhado popularidade por seus benefícios na saúde mental, emocional e física.

Entre essas técnicas, temos a respiração holotrópica que se destaca por sua profundidade e intensidade.

Para você não ter mais dúvidas, vou explicar todos os detalhes no blog de hoje. Vem comigo!

 

O que é Breathwork de Respiração Consciente e Conectada?

Breathwork consciente e conectado é uma prática de respiração que foca na realização de respirações contínuas, sem pausas entre a inspiração e a expiração.

Esta técnica busca melhorar a saúde física, emocional e espiritual, ajudando os praticantes a alcançar um estado de relaxamento profundo e consciência expandida.

 

O que é Respiração Holotrópica?

Desenvolvida por Stanislav e Christina Grof nos anos 70, a Respiração Holotrópica é uma prática mais intensiva, que combina respiração rápida e profunda com música evocativa e trabalho corporal.

Sendo assim, o objetivo é acessar estados alterados de consciência, facilitando experiências profundas de autoexploração e cura emocional.

 

Principais diferenças entre as duas práticas

Como já foi possível perceber existem algumas diferenças entre essas duas práticas, especialmente na forma de execução delas.

1 – Intensidade e técnica

O breathwork consciente e conectado normalmente é mais suave e controlado, focada em promover relaxamento e bem-estar. Já a respiração holotrópica é mais intensa e vigorosa.

Contudo, ambas são projetadas para provocar experiências profundas e transformadoras, muitas vezes comparáveis a estados psicodélicos.

 

2 -Objetivos e resultados

A respiração consciente e conectada visa a redução do estresse, a melhora da respiração e uma maior consciência emocional e corporal.

Contudo, ambas buscam alcançar uma profunda cura emocional e psicológica, acessando e resolvendo traumas reprimidos.

 

3 – Contexto de prática

O breathwork consciente e conectado pode ser praticado sozinho ou em grupo, com ou sem a supervisão de um facilitador. Embora seja altamente recomendado fazer a prática com um instrutor caso você esteja começando.

Já para a respiração holotrópica, recomenda-se que seja feita em workshops ou sessões guiadas por facilitadores treinados, devido à sua intensidade.

Você pode assistir ao vídeo completo sobre esse assunto:

 

Dicas para praticar técnicas de respiração

Agora que entendemos melhor as diferenças entre o breathwork consciente e conectado e a respiração holotrópica, vamos focar em algumas dicas para quem deseja explorar essa técnicas respiratórias e obter todos os seus benefícios:

 

1 – Participe de workshops ou sessões guiadas

Workshops ou sessões guiadas de respiração consciente são excelentes maneiras de se aprofundar na prática. Sendo assim, esses eventos geralmente incluem preparação, instruções e tempo para integração das experiências vividas.

 

2 – Prepare-se mental e fisicamente

Antes de uma sessão de respiração consciente é importante que você tenha descansado e evitado consumir álcool ou drogas. Isso porque uma mente e corpo claros podem ajudar a maximizar os benefícios da prática.

 

3 – Mantenha uma mente aberta

A prática de respiração pode trazer à tona emoções e memórias profundas. Sendo assim, abordar a atividade com uma mente aberta e sem expectativas específicas pode ajudar a facilitar um processo de cura mais profundo.

 

4 – Tire um tempo para refletir

Após uma sessão de respiração consciente, reserve um tempo para refletir sobre a experiência. Escrever em um diário ou conversar com um terapeuta ou facilitador pode ser útil para processar e integrar as revelações e sentimentos que surgirem.

 

Recomendações para a prática

Se você está interessado em explorar qualquer uma dessas práticas de Breathwork, é vital começar com a orientação de profissionais qualificados, especialmente com técnicas intensas como a Respiração Holotrópica.

Por isso junte-se a nós em sessões ao vivo via Zoom para uma introdução segura e orientada ao mundo do Breathwork.

Tanto o Breathwork consciente e conectado quanto a Respiração Holotrópica oferecem benefícios incríveis e podem ser extremamente eficazes em seus respectivos objetivos.

Se você deseja aprender mais sobre essas técnicas e como elas podem beneficiar você, inscreva-se no canal, ative as notificações e não perca os próximos vídeos da série.

Você pode se inscrever agora mesmo para fazer parte da nossa próxima sessão gratuita. As sessões ocorrem todos os domingos, às 7h30 da manhã (horário de Brasília).

Cliquei na imagem abaixo faça a sua inscrição e você receberá no seu e-mail o link para participar no dia e hora marcados!

Aproveite essa oportunidade incrível

breathwork

Leia Também

Leave a Comment

Desenvolva esse Poderoso Hábito em sua Vida!

Um programa testado e desenvolvido passo a passo para criar este poderoso hábito em 20 dias.