Como vencer o estresse com a meditação de atenção plena

by @puraenergiapositiva

Infelizmente e inevitavelmente, vamos experimentar o estresse de vez em quando, seja no trabalho, em casa, na vida romântica e nos relacionamentos; mas tudo isso faz parte da vida. 

Por exemplo, imagine você indo para o trabalho e se depara com um tráfego bem pesado. Mesmo que esteja ao volante do seu carro, preso no ônibus ou no  metrô/trem, nada está se movendo e você sabe que irá se atrasar no trabalho, que não há nada que você possa fazer. Isso pode ser muito estressante!

O que você talvez não perceba é o impacto que o estresse está exercendo sobre seu corpo, enquanto você observa seu relógio correndo. Você pode nem perceber que sua respiração tornou-se rápida ou irregular, que a temperatura do seu corpo ou sua pressão arterial subiram e os músculos do seu pescoço estão tensos.

Quando estamos presos no trânsito e dentro de todo esse estresse, nosso corpo não sabe distinguir se estamos enfrentando uma situação de vida ou morte, ou apenas um tráfego mais pesado. 

Isso ocorre porque nosso sistema nervoso autônomo não consegue distinguir a diferença entre um estresse básico ou um evento com um verdadeiro risco de vida.

Muitas vezes não percebemos nossas reações físicas porque nosso foco está na causa do estresse e não em como isso nos afeta. 

Sempre que você experimenta estresse, ele pode estar localizado em algum lugar do seu corpo. Vou lhe mostrar como a atenção plena te ajuda a sintonizar o que está acontecendo dentro de você e porque depois de ter a consciência de como o estresse está afetando você e seu corpo, você poderá agir para liberar esse estresse.

Então, vamos tentar algo um pouco diferente hoje. 

Como vencer o estresse com a meditação de atenção plena

Use nossas meditações com o objetivo de se conectar com o seu corpo e saber como lidar com o estresse para construir uma vida mais saudável e equilibrada. As meditações vão ajudar você a ficar mais consciente do seu corpo e você conseguirá perceber quando existir algum desconforto. Mas saiba que, se não percebemos esse desconforto, continuamos a sofrer desse estresse e segurá-lo e consequentemente, ele só aumentará.

Somente quando tomamos consciência de como o estresse nos afeta é que começamos a reconhecê-lo e a trabalhar com ele no nível da raiz.

Podemos perceber pensamentos e emoções e nos tornarmos mais cientes daquilo que não notávamos antes. 

Depois de entender e revelar o que está acontecendo, é possível liberar o estresse.

Podemos respirar fundo e liberar as sensações físicas que o estresse cria. Assim é muito mais fácil liberá-lo em nossas mentes e também aprendemos a mudar a interpretação da situação. 

Vou mostrar isso a você mais profundamente à medida que progredirmos neste programa “7 Dias para vencer o estresse”. 

Aqui está a meditação do dia 1 Vencendo o Estresse: 

Se você gostar desta meditação dia 1 e quiser ter acesso a todos os outros dias do programa “7 Dias para vencer o estresse”, inscreva-se nosso Clube Meditação Pura Energia Positiva.

Namastê

Gratidão de todo meu coração!

Vanessa Scott

Leia Também

Leave a Comment

Desenvolva esse Poderoso Hábito em sua Vida!

Um programa testado e desenvolvido passo a passo para criar este poderoso hábito em 20 dias.