Você já avaliou como andam os seus relacionamentos? Você sabia que muitas dificuldades que você enfrenta ao se relacionar podem ser resolvidas usando o mindfulness?
É sobre isso que vamos falar aqui hoje, mas antes, confira uma afirmação positiva:
“Eu abro meu coração para o divino.
Todo o ego e egoísmo é removido.
Meus relacionamentos são fortes.”
Em nossa busca pela felicidade, nunca devemos colocar a riqueza e as coisas físicas à frente, forjando relacionamentos significativos e duradouros com nossas famílias, nossos amigos e nossos parceiros.
Infelizmente, nem sempre é fácil manter a harmonia em nossos relacionamentos.
Então, como fazemos isso? Quero ajudar dando algumas dicas para você.
Vou iniciar falando da importância de comunicar nossos verdadeiros sentimentos.
Muitos de nós caímos na armadilha de dizer coisas que não queremos realmente dizer.
Os políticos fazem isso o tempo todo. Eles dizem tudo o que soa bem em um esforço para que as pessoas gostem deles.
Sendo assim, quando fazemos isso, estamos falando da cabeça, não do coração.
Quando falamos com o coração, falamos com palavras simples e puras, desde que nossos corações sejam guiados pela igualdade, humildade e honestidade. Como nossa mensagem é simples, não há medo de sermos mal interpretados.
E agora, como você lida com pessoas com quem você preferiria não ter de lidar?
Quando somos confrontados por alguém de quem não gostamos, temos a tendência de enfrentar o desafio e recuar, mas por que nós fazemos isso? Estamos apenas estendendo a quantidade de tempo que temos para passar com essa pessoa desagradável.
Em vez disso, respire fundo, espere 30 segundos e simplesmente vá embora. Seu tempo e a sua energia são preciosos! Não desperdice-os com ninguém!!!!
De vez em quando, até mesmo nossos amigos mais queridos nos incomodam. Um relacionamento saudável é como uma fogueira crepitante.
Ela fornece calor e luz mesmo na noite mais escura. Contudo, se ficarmos perto demais por muito tempo, ficaremos desconfortáveis e, talvez, até queimados. Depois de nos afastarmos por um tempo, recebemos o calor do fogo novamente, na intensidade perfeita.
Em outras palavras, isso quer dizer que todo relacionamento requer algum espaço se quisermos colher todos os seus benefícios.
Finalmente, como lidamos com relacionamentos que terminam?
É sempre doloroso quando um relacionamento termina. A melhor coisa que podemos fazer é estar cientes de nossos sentimentos de mágoa e raiva e então, quando estivermos prontos, perdoamos a outra pessoa e a deixamos ir.
Entenda que você não está fazendo isso pelo outro. Você está fazendo isso por você mesmo, para que possa ser livre e seguir em frente com sua vida.
O perdão requer absoluta humildade e empatia. Engolir seu orgulho nunca é fácil, mas é necessário para liberar a energia negativa antes que ela o consuma.
Por isso, trabalhamos isso com a meditação Amor Sem Ego e Egoísmo, que você pode ouvir a seguir:
Amor sem ego e egoísmo:
Nossa busca pela felicidade nunca deve colocar a riqueza e as coisas físicas à frente, forjando relacionamentos significativos e duradouros com nossas famílias, nossos amigos e nossos parceiros. Infelizmente, nem sempre é fácil manter a harmonia em nossos relacionamentos. Então, como fazemos isso?
Como o mindfulness pode beneficiar relacionamentos
A dinâmica da sociedade atual faz com que nos concentremos muito em nós mesmos. Isso não é errado, afinal, devemos sempre priorizar o nosso bem-estar.
Contudo, não somos uma ilha e não vivemos completamente isolados. Mais do que isso, buscamos conexões com nossos pares, como amigos, colegas ou relacionamentos amorosos.
O que acontece é que, muitas vezes, temos essa dificuldade de nos relacionarmos porque temos questões que não estão resolvidas em nós mesmos.
Então, são crenças, mágoas e sentimentos que se acumulam e passam a ditar a forma como agimos, fazendo com que não sejamos coerentes com a nossa essência de pura luz.
Tendo isso em mente, vamos conhecer alguns dos principais benefícios que o mindfulness pode trazer para os relacionamentos:
1 – Aumenta a presença
Com a rotina agitada, muitas vezes sentimos que não temos tempo para cuidar dos nossos relacionamentos como gostaríamos, não é mesmo?!
Sabe o que é pior ainda? Passar o pouco tempo que temos para estar juntos pensando em outras coisas.
Entretanto, quando você pratica o mindfulness, você aprende a estar no agora e não há melhor presente do que esse.
Com isso, você consegue aproveitar todo o tempo que está com seus amigos, parceiro(a) e filhos(as), dedicando tempo de qualidade a eles.
Meditação – Amor, Confiança e Respeito:
O amor exige que você confie e respeite a si mesmo e ao seu parceiro. Existem dois outros elementos cruciais para amar – respeito e confiança. O amor não é apenas direcionado a uma pessoa; é também uma questão de respeitar e confiar em si mesmo!
2 – Comunicação
Saber comunicar-se é essencial em qualquer tipo de relacionamento e não estou falando de saber pedir algo para sua secretária, mas sim de saber expressar o que você realmente quer e deseja do fundo do seu coração.
Ser autêntico e alinhado com o seu propósito exige força e determinação. Com a prática de mindfulness você conquista toda essa resiliência.
Mais do que isso, você também aprende a escutar de verdade, para entender profundamente o que o outro está dizendo e não apenas para responder ou reagir.
Dessa forma, fazendo isso, diminui desentendimentos e estreita laços.
Vem comigo reforçar sua autenticidade, meditando:
Meditação – Ser Autêntico:
Para acessar a energia que cria tudo que existe precisamos fazer a mais extraordinária viagem… A viagem para dentro do nosso Eu verdadeiro! E assim, encontrarmos a nossa autenticidade! É ali que mora a força de Cocriação!
3 – Autoconsciência e autoconhecimento
Cada pessoa é um universo de sentimentos, vivências e emoções. Ter consciência do seu próprio universo interior, do seu corpo e dos seus pensamentos é um dos principais objetivos do mindfulness.
Isso é essencial para que você consiga procurar suas satisfação na vida e, consequentemente, se refletirá nas suas relações.
Autoconhecimento permite entender seus sentimentos, os caminhos que seus pensamentos tomam, a melhor forma de interagir e o que você precisa mudar.
4 – Equilíbrio emocional
Diariamente temos os nossos próprios desafios e conflitos para enfrentar. Por isso, se relacionar com outra pessoa pode ser uma tarefa complicada.
Contudo, não precisa ser assim. Basta você conquistar o seu lugar de equilíbrio emocional.
Dessa forma, a prática constante do mindfulness permite isso e evita aqueles rompantes impulsivos quando algo acontece.
E nós sabemos que agir por impulso raramente é a melhor alternativa para resolução de qualquer conflito ou problema, não é mesmo?!
Mesmo que você não haja impulsivamente, pode ser que você reprima seus sentimentos. com o mindfulness você ganha consciência sobre isso e aprende a deixá-los ir.
Além disso, viemos falando disso nas últimas semanas aqui. Se você perdeu, confira:
– Controle emocional: como não se deixar dominar pelos sentimentos
– Mindfulness: a melhor solução para lidar com emoções reprimidas
O fato é que é possível sim usar o mindfulness para melhorar os seus relacionamentos em todos os âmbitos, bem como a sua vida de uma forma geral.
Lembre-se: Te ajudo a ter energia e resiliência para que você possa alcançar todos seus objetivos e vencer todos os seus obstáculos!
Podemos ir juntos nessa jornada incrível.
Te espero!
Beijo grande no coração! Namastê!