Você já ouviu falar sobre o burnout? Sabe como evitar o burnout? Muitas vezes as coisas fogem ao nosso controle, mas temos ferramentas que podem ser úteis nestes casos.
Antes de saber mais sobre o tema, vamos começar com umas afirmações positivas para o dia de hoje:
Tenho consciência dos hábitos que destroem meu tempo e me liberto deles.
Inspiro.
Expiro.
Eu me conecto comigo mesmo.
Isso sim me empodera.
Eu sinto minhas emoções.
Sinto meu coração batendo.
Eu uso cada minuto do meu tempo para me empoderar e acessar o meu poder de cocriador.
Gratidão, universo, por todas as maravilhas do meu presente e as futuras.
Você já se sentiu à beira do esgotamento, como se estivesse tentando, tentando, mas não conseguisse ir em frente? Você pode se sentir preso, sobrecarregado e até frustrado com tudo ao seu redor.
Quando começo a me sentir sobrecarregado, agitado e afastado da minha criatividade, isso é um sinal claro de esgotamento e de muito foco no mundo físico, isso é, muito foco no que é material.
Nessas horas, eu preciso me afastar e redefinir as prioridades.
É fácil ficar preso no padrão mental de pensamento que lhe diz: “não tenho tempo para dar um passo atrás. Há muita coisa acontecendo. Se fizer isso, tudo que vou conseguir é só ficar ainda mais para trás. Tudo vai desmoronar sem mim.”
Quando você está nessa mentalidade, está dizendo a si mesmo que redefinir e dar um passo para trás é mais trabalhoso do que continuar.
Tudo bem precisar de uma pausa. Não há problema em recuar da situação que está fazendo com que você se sinta sobrecarregado e ir para dentro de si mesmo.
QUANDO VOCÊ PARA E REINICIA, AS COISAS COMEÇAM A FLUIR MAIS FACILMENTE.
Fazendo isso, você se sentirá menos reativo ao passo que começa a se sentir mais aberto e receptivo. Sua visão fica mais clara e você conseguirá notar a diferença no seu modo de ver a vida.
Você também perceberá como a pura energia positiva que você está emitindo volta para você!
Hoje convido você a pensar um pouco sobre os sinais que surgem para você como um lembrete para dar um passo atrás, redefinir e reequilibrar. Escreva-os em seu diário ou simplesmente reflita sobre eles.
A primeira chave é identificar quais são esses indicadores para você e, em seguida, encontrar uma maneira de realmente redefinir suas emoções e reformular sua mentalidade.
Para muitos, isso acontece através da meditação. Para outros, pode ser um exercício ou um hobby que foi deixado de lado.
Hoje, por exemplo, vou fazer yoga, passear com minha filha ao ar livre e fazer um minuto de silêncio para praticar a gratidão. Também vou fazer a minha Rota da Liberdade!
Dicas de mindfulness para evitar e lidar com o burnout
O estresse é um problema muito sério sobre o qual já falamos muitas vezes aqui. Já falamos bastante sobre ele também na série Vestindo-se de Guerreiro. Você acompanhou?
Saiba ainda que essa nossa série é apenas uma das inúmeras séries e cursos que formam a belíssima Rota da Liberdade.
Vou deixar aqui um dos episódios da série Vestindo-se de Guerreiro:
https://open.spotify.com/episode/4aDRsG7QQKuHj556RT8DJg?si=JLC4vfzzTa2NsYqIObKZ_Q
Continuando… quando vivemos sob estresse, nosso corpo fica constantemente em estado de alerta e em estado de sobrevivência.
Esse é um recurso muito útil para as situações em que estamos realmente em perigo. Contudo, quando se torna uma parte do dia a dia, causa prejuízos em vários aspectos.
Com isso, ficamos desconectados, ansiosos, tristes e com a constante sensação de sobrecarga. Nesse estado, o nosso foco é apenas no material, como falei antes.
O mindfulness, por sua vez, tem benefícios cientificamente comprovados contra tudo isso.
Ele ajuda a diminuir a ansiedade, melhora a depressão e pode ser o recurso-chave contra o burnout, tanto para tratá-lo como para ajudar a evitá-lo.
Tendo isso em mente, vamos conhecer algumas dicas ótimas para ajudar a evitar o burnout e entender como o mindfulness é imprescindível para isso:
1 – Durma bem
Sabemos que a prática regular de meditação ajuda a melhorar a qualidade do sono.
Muitas vezes a irritação ou até mesmo a fome que sentimos durante o dia são apenas sinais do nosso corpo que não interpretamos corretamente por não estarmos conectados profundamente com ele.
Falando em fome, este mês de agosto estamos lançando uma nova edição do Desafio de 21 Dias Perdendo Peso. Vou falar mais sobre ele ao final!
2 – Pratique atividade física com regularidade
Além de cuidar da mente, é essencial cuidar do corpo para que todo o conjunto funcione adequadamente. Nossa saúde precisa de cuidados em todos os âmbitos.
3 – Viva no presente
Essa é a maior lição que aprendemos ao praticar a meditação. Tudo o que temos é o presente e é somente no aqui e no agora que podemos cocriar tudo o que sonhamos.
4 – Faça pequenas pausas durante o dia
Pode ser para respirar um pouco, olhar pela janela, repetir algumas afirmações positivas ou fazer uma meditação rápida.
Fique sabendo que essas pausas ajudam a manter o gás. Se não tiver muito tempo, faça pequenos intervalos de 5 minutos para se alongar. Sendo assim, esse pequeno gesto já fará diferença.
5 – Reconheça e valorize suas conquistas
Esse é outro benefício da meditação, pois o autoconhecimento nos ajuda a reconhecer e a valorizar todas as pequenas vitórias.
Nós nos superamos e melhoramos diariamente. Por isso, todos os dias temos algo para exaltar. Se hoje você estava com muito sono e mesmo assim saiu da cama no horário e foi cumprir suas tarefas, isso é uma vitória.
Fazemos esse exercício de reconhecimento em diversos episódios da Rota da Liberdade.
6 – Reserve tempo para os seus hobbies
Trabalhar é necessário, assim como comer, cuidar dos filhos e tantas outras tarefas que fazemos no dia a dia.
Contudo, fazer o que se gosta é indispensável para uma vida feliz e equilibrada.
Tente analisar a sua rotina, veja o que é realmente indispensável e encontre um tempinho, nem que seja 1 vez por semana, para fazer algo que você realmente aprecia.
Tudo isso, feito um dia após o outro, certamente terá resultados muito positivos na sua vida.
Percebe como tudo o que falamos passa pela prática da meditação?
O mindfulness é um recurso extremamente eficiente e ele ajuda muito a encontrarmos o equilíbrio e a felicidade que buscamos.
Sabe por quê? Porque através dele encontramos o nosso potencial ilimitado de cocriador, vivendo no presente e manifestando o futuro que desejamos.
Tudo o que precisamos fazer é dar o primeiro passo!
Por isso, convido você a se inscrever na nossa nova edição do Desafio de 21 dias Perdendo Peso.
É totalmente gratuito. Você poderá sentir a liberdade que vem de se livrar dos fardos do passado, de estabilizar a fome física e de nutrir os anseios da alma.
É uma jornada linda e agora está totalmente reformulada para se adaptar melhor à sua rotina.
Aceite o convite e venha comigo. Estarei ao seu lado!
Leia mais conteúdos como este no Blog da PEP!
Gratidão mais uma vez por ter você aqui!